É normal um prédio balançar para frente e para trás?

Moro há 8 meses num apartamento no 2° andar de um edifício de 3 andares. Nesse tempo, o prédio balançou 3 vezes e confesso que fiquei desesperada. Muitos moradores relatam que isso sempre aconteceu, porém, dizem que esse balanço ocorre apenas no lado direito do edifício. A síndica, como não mora aqui, não quer nem saber. Entrei em contato com a defesa civil da minha cidade e não deram a mínima. Estou bastante preocupada. Como devo agir???

É normal um prédio balançar para frente e para trás?

Moro há 8 meses num apartamento no 2° andar de um edifício de 3 andares. Nesse tempo, o prédio balançou 3 vezes e confesso que fiquei desesperada. Muitos moradores relatam que isso sempre aconteceu, porém, dizem que esse balanço ocorre apenas no lado direito do edifício. A síndica, como não mora aqui, não quer nem saber. Entrei em contato com a defesa civil da minha cidade e não deram a mínima. Estou bastante preocupada. Como devo agir???

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

érica
Particular - há 3 anos

Daniele, a defesa civil veio aqui prédio e não constatou nada anormal que pudesse comprometer a estrutura. Mas estou aguardando o relatório técnico deles. Nós recebemos também a visita de um engenheiro civil que informou que poderia ser a ação do vento. Ele disse também que como não existe nenhuma rachadura nos pilares, vigas, escadas e laje não há perigo na estrutura do prédio. A conclusão é que se o prédio balança e não há sinais de desgaste é porque o prédio absorve essa ação. De qualquer forma, no seu caso o ideal é a avaliação de um profissional, seja da defesa civil ou um engenheiro.

Marka Engenharia
Cardoso Engenharia (Brasília, Distrito Federal) Cardoso Engenharia - há 3 anos

Para um prédio de apenas 3 pavimentos não é normal. Pois a ação do vento é pequena, sem contar que os carregamentosobre o solo também são baixos. Tente novamente com a defesa civil ou procure auxílio de um engenheiro.

Responder
Daniele
Particular - há 3 anos

Cardoso, muito obrigada. Tentarei novamente junto à Defesa Civil. Confesso que fiquei bastante decepcionada com o atendimento deles viu...Mal me escutaram, não se importaram muito não.

Accox Engenharia e Construtora
Accox Engenharia e Construtora (Cariacica, Espírito Santo) Accox Engenharia e Construtora - há 3 anos

Olá Danila, tudo certo?

Respondendo a sua questão, é muito normal você sentir uma leve movimentação. Esses movimentos se dão por conta do vento exercendo um esforço no edifício.

Porém se chegar a ponto de te incomodar ou causar insegurança o ideal é chamar uma empresa especializada em engenharia, aqui no Espírito Santo temos Accox Engenharia que trabalha também com inspeção predial, para realizar uma avaliação.

Responder
érica
Particular - há 3 anos

Olá Daniela, bom dia!

Estou em uma situação parecida com a sua. Você conseguiu resolver essa situação do seu prédio?

Daniele
Particular - há 3 anos

Oie, Érika!!! Infelizmente não. Todos aqui dizem ser normal, mas não acredito nisso, porque os moradores dos apartamentos do lado esquerdo do prédio não sentem nada e nós do lado direito sentimos balançando. Eu chego a ter vertigens quando o balanço acontece e ninguém fez nada até agora. Não sei a quem recorrer...

Particular - há 4 anos

R: Construção predial sempre tem movimentações mecanicas... nada muito perceptivel, principalmente em andares baixos...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção de edificios na sua região