É possível instalar um ar de 24000 btus em uma rede feita para 18000 btus?

Olá pessoal,

O apartamento em que moro foi projetado para ter 2 aparelhos de ar condicionado na sala, cada um com uma capacidade de 18000 btus. A rede frigorígena já foi entregue pela construtora.

Porém, ao invés de comprar/instalar 2 unidades de 18000, alguns vizinhos comentaram que optaram por instalar somente 1 unidade de uma potência maior (24000 btus), sem alterar a rede.

Queria entender com vocês, profissionais, quais riscos isso traria pra instalação/rede, ou se funcionaria sem problemas.

Obrigado pela ajuda!

Abs

É possível instalar um ar de 24000 btus em uma rede feita para 18000 btus?

Olá pessoal,

O apartamento em que moro foi projetado para ter 2 aparelhos de ar condicionado na sala, cada um com uma capacidade de 18000 btus. A rede frigorígena já foi entregue pela construtora.

Porém, ao invés de comprar/instalar 2 unidades de 18000, alguns vizinhos comentaram que optaram por instalar somente 1 unidade de uma potência maior (24000 btus), sem alterar a rede.

Queria entender com vocês, profissionais, quais riscos isso traria pra instalação/rede, ou se funcionaria sem problemas.

Obrigado pela ajuda!

Abs

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Aysolute Solar e Serviços
Aysolute Solar (Niterói, Rio de Janeiro) Aysolute Solar - há 11 meses

Primeiro deve-se verificar a conexão mecânica, se está dentro do estabelecido pelo fabricante. O mesmo para a conexão elétrica, tem que verificiar a bitola do fio, aterramento e disjuntor.

A melhor opção é contratar um técnico credenciado para realização do serviço.

Responder
Alessandro Fonseca
Yor Serviços Patrimoniais (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Yor Serviços Patrimoniais - há 3 meses

Embora seja possível instalar um ar-condicionado de 24000 BTUs em uma rede projetada para 18000 BTUs, não é recomendável fazê-lo. Isso ocorre porque a rede elétrica projetada para 18000 BTUs pode não ser capaz de suportar a demanda adicional de energia necessária para alimentar um ar-condicionado de 24000 BTUs. Isso pode levar a problemas de falta de energia e superaquecimento, resultando em falhas no equipamento e potencialmente colocando a segurança em risco. É sempre melhor instalar um ar-condicionado que esteja de acordo com as especificações da rede elétrica existente. Se você deseja instalar um ar-condicionado com capacidade maior, é recomendável que um eletricista faça uma avaliação da rede elétrica e, se necessário, faça as atualizações necessárias para garantir que a rede possa suportar a carga adicional.

Adeilson
Trinus Climatização (Itaguaí, Rio de Janeiro) Trinus Climatização - há 11 meses

Bom dia, o que precisa ser verificado é a tubulação ( a infraestrutura) feita pela construtora. Caso a tubulação seja 1/4 e 5/8 a Gree disponibiliza ar inverter até 30.000 btus nessa bitola. Outras marcas possuem equipamento com bitola 3/8 e 5/8 ex. Springer Midea 24.000 btus.

Responder
Fabiano Cristiano Marques Da Silva

Bom dia ... existe um cálculo de temperatura de ambiente....considerando as dimensões do seu espaço daí retiramos um valor ao qual é atribuído a BTUs medida padra internacional... chegando nesse resultado conseguimos saber qual máquina lhe atende melhor...lembrando que ar condicionado não é pra fazer frio e sim retira o calor do ambiente...sendo um padrão de funcionamento firmado em 24 graus seja qual for a condição local não importa o calor da região são 24 graus o ideal para qualquer ambiente isso vai te ajudar na economia de luz elétrica significativamente...quanto a TUBULAÇÃO não se preocupe ela pode ser adaptada ou substituída dependendo do projeto...foi útil minhas informações... FBI REFRIGERAÇÃO

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região