É possível usar um aquecedor de pia para pré-aquecer a água que irá para o chuveiro?

É possível usar um aquecedor de pia para pré-aquecer a água que irá para o chuveiro dessa forma esquentando mais facilmente a água do banho?

O chuveiro (7000w) que tenho não está esquentando o suficiente, acredito que seja pela água chegar nele muito fria, então queria saber se dá para instalar um aquecedor de água para pia/lavatório para a água chegar nele menos fria e ele conseguir esquentar melhor.

É possível usar um aquecedor de pia para pré-aquecer a água que irá para o chuveiro?

É possível usar um aquecedor de pia para pré-aquecer a água que irá para o chuveiro dessa forma esquentando mais facilmente a água do banho?

O chuveiro (7000w) que tenho não está esquentando o suficiente, acredito que seja pela água chegar nele muito fria, então queria saber se dá para instalar um aquecedor de água para pia/lavatório para a água chegar nele menos fria e ele conseguir esquentar melhor.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 2
Alberto Ohqui
Alberto Ohqui (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Alberto Ohqui - há 1 mês

Olá Daiane!

Sua ideia é interessante. Se a temperatura da água chegar a1o chuveiro "menos fria" o chuveiro elevará bastante a temperatura da água qndo passar por ele, seria como selecionar a temperatura máxima de um chuveiro no verão( em um dia de temperatura ambiente alta), agua sai da ducha quase fervendo. Dependendo do número de pessoas da sua residência e da sua "estrura eletrica " o custo dessa idea pode não ser relevante(ou sim). visto que tomar um banho quente é com boa vazão de água é muito satisfatório.

Responder
Sheyla Reuter REUTER
Studio Sheyla Reuter (Praia Grande, São Paulo) Studio Sheyla Reuter - há 1 mês

Verifique com seu encanador a possibilidade de usar um redutor de pressão. Mais no verão você verá que vai sentir a necessidade do inverso.

Caso seu imóvel seja casa vale muito a pena adequar um sistema de aquecedor central, mais teria que reformar o banheiro para acrescentar a tubulação de água quente especifica.

Estou a disposição Projetos e Reformas

Atendemos SP presencial e on-line

Neymard Antonio Silva
Neymard (Sorocaba, São Paulo) Neymard - há 1 mês

Prezada Daiane,

em princípio, é correto pensar que ao pré-aquecer a água e depois reaquecê-la irá elevar a sua temperatura final. No entanto, isso depende da quantidade de calor que você está fornecendo, da diferença de temperatura entre a água fria e a que você deseja obter, da distância entre o aquecedor e o chuveiro, bem como do volume (ou massa) da água que você quer aquecer. Quanto maiores forem a massa, a distância e a diferença de temperatura, mais calor você vai precisar. Isso significa que você precisará de mais energia, mas não significa que você obterá bons resultados porque pode ser que a combinação do aquecedor mais o chuveiro não seja suficiente. Se isso acontecer, você terá apenas uma conta de energia mais cara para pagar.

Não tenho como calcular isso sem conhecer o seu sistema, razão pela qual vejo que seria necessário que você fizesse um teste com ligações hidráulicas e elétricas provisórias para se assegurar de que o resultado é satisfatório, lembrando que você não danificará o chuveiro quando a água que nele entrar estiver pré-aquecida.

Se o resultado não for satisfatório, recomendo que considere outros métodos de pré-aquecimento, como o solar, por exemplo (não confunda aquecimento solar com energia solar fotovoltaica, são coisas completamente diferentes).

Eng. Neymard Silva.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região