Quero transformar meu terraço em outra casa. Preciso contratar um Engenheiro ou um Arquiteto?

Quero transformar meu terraço em outra casa (naquele estilo sem paredes como divisórias) e, se possível, acrescentar um loft. Qual o profissional mais indicado? Preciso contratar os dois?

Quero transformar meu terraço em outra casa. Preciso contratar um Engenheiro ou um Arquiteto?

Quero transformar meu terraço em outra casa (naquele estilo sem paredes como divisórias) e, se possível, acrescentar um loft. Qual o profissional mais indicado? Preciso contratar os dois?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Particular - há 5 anos

R: O bom é contratar um escritorio que possua engenheiro e arquiteto no corpo técnico; Lhe dará um serviço mais completo;

A disposição;

Marcia  Assumpçao

Custos a serem observados! Não imagino uma interferência residencial sem um arquiteto . E com experiência criara as possibilidades das instalações necessárias. As interferências estruturais se necessárias caberá sempre ao estudo de cálculo . O ideal primeiro é pedir uma visita de um profissional de arquitetura.

Responder
Gabriela Mangaravite de Almeida

O ideal seria a contratação de um Arquiteto para projeto e do engenheiro para avaliar se a laje pode suportar outro comodo.

Alguns Arquitetos já possuem parcerias com Engenheiro Civil facilitando a contratação e vice-versa.

Responder
Galinho de quintal
Particular - há 5 anos

Prezada Mirella, bom dia.

É necessário contratar um arquiteto, pois é o profissional mais habilitado para os projetos, pois irá dar um toque sofisticado a sua obra e uma excelente otimização dos espaços e um engenheiro civil para acompanhar a obra, pois como irá fazer uma construção em cima de uma mais existente, ele terá que avaliar a fundação, vê se aguentará a carga adicional, e o acompanhamento da obra.

Lembre-se se a senhora tentar fazer a obra por conta própria com algum pedreiro, o barato acaba saindo caro, contrate um profissional capacitado e habilitado no CREA!

Benicio Mariano
4ª Geração Móveis Planejados e Arquitetura (Rio de Janeiro Zona Centro, Rio de Janeiro) 4ª Geração Móveis Planejados e Arquitetura - há 5 anos

Neste caso você irá precisar dos dois Profissionais, já que o Engenheiro irá analisar a estrutura da casa dando o aval ou não para transformação do terraço, ou até mesmo informando quais medidas deverão ser adotadas para que viabilize a transformação.

Já o Arquiteto irá fazer o levantamento da área, divisão dos cômodos, projeto de mobiliário, paginação de revestimentos, disposição de móveis e objetos de decoração, iluminação, projeto hidráulico, elétrico, esgoto, etc.

Responder
Anderson Pessoa Aquino pessoa aquino

Não é necessário,o ideal seria a contratação de um profissional q tenha um suporte técnico.ou seja dentro do seu orçamento q vc fechasse com o profissional já incluiria o técnico em edificações.por ser uma obra de apenas 2 pavimentos.

O técnico fornece toda a planta para o fechamento do trabalho.

Responder
Marivaldo Matos
Engenhar Construções E Serviços Ltda. (Belo Horizonte, Minas Gerais) Engenhar Construções E Serviços Ltda. - há 5 anos

Sim , em uma obra você precisara de um acompanhamento técnico de responsavel da área, obras são executadas de acordos com cadernos técnicos ou cartilhas disponíveis por órgão fiscalizadores, de acordo com uso e ocupação do solo , seguindo os passos corretos sua obra ira bem ate o fim , tendo duvida e só perguntar estamos a disposição.

Responder
Eng.° Antonio Alves
Britto (Catu de Abrantes, Bahia) Britto - há 5 anos

Em uma construção há o "toque" de diversos profissionais especializados em suas respectivas áreas. A princípio terá que contratar um arquiteto, mas terá que contratar um engenheiro civil para os projetos complementares e administração da obra.

Responder
Rodrigues Reforma Em Geral  Rodrigues
Taty Reforma E Acabamento Gesso/pintura (Praia Grande, São Paulo) Taty Reforma E Acabamento Gesso/pintura - há 5 anos

Bom dia,seja bem vinda ,na vdd vc terá que contratar os dois profissionais para dar início e os profissionais para execução do serviço temos todos os profissionais caso deseja podemos tirar todas suas dúvidas e projetos