Espaço no forro

O técnico sugeriu a instalação da condensadora no forro, mas não estou certo disso, principalmente pelo espaço disponível (o que provavelmente manteria a unidade quente) e a sujeira que se acumula, além da dificuldade de acesso para limpeza. É possível instalar no forro? o barulho seria um incomodo, considerando que meu forro é de PVC?

grato

Rafael

Espaço no forro

O técnico sugeriu a instalação da condensadora no forro, mas não estou certo disso, principalmente pelo espaço disponível (o que provavelmente manteria a unidade quente) e a sujeira que se acumula, além da dificuldade de acesso para limpeza. É possível instalar no forro? o barulho seria um incomodo, considerando que meu forro é de PVC?

grato

Rafael

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Respostas úteis 13
LM
Particular - há 9 anos

Bom dia Rafael,

Primeiramente você deveria observar as recomendações do fabricante. A condensadora deve ficar em um local onde haja possibilidade de ventilação externa adequada para o bom funcionamento do aparelho e além disso, o local de instalação deve suportar o peso e as vibrações do aparelho. Acredito que a instalação no forro não seja a melhor opção.

Marta Regina Jacomolski

Boa tarde, essa pergunta me parece ser pegadinha não é? É risco eminente apenes um fio de retorno de uma lampada em contato com pvc ou próximo !!! Quanto mais um cabo pp. Pensa? 30graus la fora, da pra imagina como vaI estar dentro do forro, não dou horas de funcionamento. Se funcionar??? Kkkkkk

Responder
Mônica Muniz
Master Frio Refrigeração (São Vicente, São Paulo) Master Frio Refrigeração - há 9 anos

Ola sr. Rafael rocha.

Como um bom profissional aconselho a não tomar nenhuma decisão sem que antes o senhor leia o manual de instalação do fabricante. Todo fabricante tem suas recomendações e especificações para que a instalação seja realizada com segurança e assim você terá toda a garantia do fabricante.

No que se diz respeito a instalação no forro da sua casa, eu não recomendo por diversos fatores que com certeza vão prejudicar o funcionamento do seu aparelho causando danos permanentes e irreversíveis e fazendo que a sua garantia seja perdida. Até os dias de hoje não tenho conhecimento de nenhum fabricante que permita que a unidade condensadora seja instalada no forro sem uma área de circulação de ar renovável.

Tenha em mente o seguinte: um bom profissional jamais irá prejudicar o seu cliente em qualquer que seja a situação. Independentemente das exigências do mesmo.

Lembre-se de sempre consultar um bom profissional qualificado no mercado que tenha credibilidade conhecimento na sua área de atuação.

Exija um profissional que te dê garantia e possua todas as ferramentas adequadas e necessárias para a realização do seu pedido. Certifique-se de que o profissional é cadastrado como autorizado do aparelho que será instalado, ou contrate uma empresa que dê garantia por escrito da instalação se responsabilizando por qualquer dano proveniente dela.

Boa sorte e tome muito cuidado com os proficionais de verão!

Lembre-se "o barato saI caro"

josué silva batista.

Responder
Ronaldo Rocha Rocha
CBR Engenharia - Climatização e Energia Solar (São Paulo Zona Sul, São Paulo) CBR Engenharia - Climatização e Energia Solar - há 9 anos

Jamais uma condensadora podera ficar em ambiente onde o ar deste estiver mais quente que o Ar externo, muito menos em um forro. A entalpia do refrigerante se dá exatamente pela diferença de temperaturas , ou seja temperatura de insuflamento da condensadora com a temperatura externa, portanto qto maior temperatura externa, menor sera a diferença, portanto mais dificuldade de troca.. Resumindo- esse gaiato nao é tecnico nem aqui e nem na china. Kkkkk

Att

Eng. Ronaldo

CBR Engenharia-

Responder
Jairo Andre de Souza
Jairo Andre de Souza Refrigeração (Guarujá, São Paulo) Jairo Andre de Souza Refrigeração - há 9 anos

Bom dia Sr. Rafael, esta instalação esta fora de cogitação. Eu mesmo fui efetuar manutenção corretiva em um eq. que a sua condençadora estava instalada em cima da lage, porém estava coberta com o telhado. Além da condençadora estar imunda o aparelho apresentava mau funcionamento, orientei ao cliente mudar o aparelho de lugar e tudo se resolveu prontamente. Agora o equipamento funciona de acordo com suas especificações de uso.

Responder
 Install.ca Cursos E Instalações Ar Split
Particular - há 9 anos

Bom dia!!! Não recomendo!

Fatores: Troca de calor da condensadora, excesso de sujeira (danificando o bom funcionamento do aparelho), vibração, peso, barulho, possível manutenção.

Condensadores tem que ter troca de calor.

Não aconselho nem com a garantia da instalação.

Paulo Jose

Bom dia meu amigo. Esse tecnico nunca deve ter instalado nada de ar condicionado. Ou seja deve ser mais um profissional de verao. Atraz de lucro . nunca instale uma condensadora num forro . nem fabricante algum lhe aconselha isso. Partindo de um principio que forro nao tem arejamento.

Responder
Luis Eduardo
Artec (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Artec - há 9 anos

Bom dia.

Sinceramente se um cliente pede para eu instalar um equipamento no forro, eu prefiro perder a instalação do que faze-la. Pode-se ter problema de vibração, barulho excessivo, mal funcionamento do sistema de refrigeração (por não ter circulação de ar externo há uma deficiência na troca de calor) . Além dos casos comuns de condensação principalmente se o equipamento for quente/frio. Sobre tudo isso, se o Técnico der garantia de que o equipamento vai funcionar normalmente sobre as circunstâncias...

Responder
Nelson Cruz

Infelizmente temos muitas pessoas no mercado que se consideram técnicos e orientam os clientes de forma completamente equivocada. Faça como os demais amigos já falaram, primeiro leia o manual de instalação, depois procure por uma empresa de confiança, que de preferência tenha um CREA.

Responder
Noé Junior
Particular - há 8 anos

bom dia, deve- seguir as recomendações do fabricante para que não haja mal funcionamento do equipamento e nem a perda da garantia. Procure um profissional qualificado para a execução do serviço

Marcelo  Zagonel Levek
Climátis Climatização E Energia Solar (Curitiba, Paraná) Climátis Climatização E Energia Solar - há 8 anos

não está correta a instalação da condensadora no forro, pois não haverá troca térmica, propiciando uma mal desempenho do sistema, além do que poderá ocorrer danos ao compressor pois este irá funcionar em demasia para vencer a carga térmica do ambiente interno.

Responder
Reinaldo Blaschek
BLK Instalacao Venda Manutenção de Ar Condicionado Split (São Paulo Zona Leste, São Paulo) BLK Instalacao Venda Manutenção de Ar Condicionado Split - há 8 anos

Boa noite a tds, deve-se seguir a recomendação é manual de instalação, a máquina deve ficar na área externa para fazer a troca de calor!!!!

2 fotos
Responder
Carlos César Penha
Ccp Ar Condicionado (Guarulhos, São Paulo) Ccp Ar Condicionado - há 9 anos

Bom dia, como já foi respondido pelos companheiros, não é aconselhável

a instalação de unidades condensadoras no forro, devido a deficiência na troca de calor, dificuldade para futuras manutenções etc... Seria necessário fazer uma análise detalhada do local para verificar qual o tipo de equipamento que mais seja adequado à sua necessidade.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região