É possível furar o radier para fazer colunas?

Minha casa está feita sobre radier, nós cantos não tem coluna, apenas blocos que se cruzam.... Pretendo fazer uma área de lazer e jogar a caida na parede, mas tenho receio de que isso force um lado do radier e venha dar problemas futuramente.. será que posso furar o radier pra fazer Pilares?

É possível furar o radier para fazer colunas?

Minha casa está feita sobre radier, nós cantos não tem coluna, apenas blocos que se cruzam.... Pretendo fazer uma área de lazer e jogar a caida na parede, mas tenho receio de que isso force um lado do radier e venha dar problemas futuramente.. será que posso furar o radier pra fazer Pilares?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Silva & Freitas
Silva &fritas Construções (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Silva &fritas Construções - há 5 anos

É preciso que um engenheiro visite seu imóvel para fazer um projeto mas minucioso,mas vc furando o chão fazer brocas e sapatas,mais coluna vai dá certo.so que o aconselhável e procura um engenheiro pra não ter dor d cabeça.

Responder
Julio Cesar Novellino

O Radier substitui a fundação convencional desde que o solo não seja muito úmido e como o Radier é uma única estrutura da fundação , é aconselhado o uso de bloco estrutural distribuído sobre o Radier.

Obs: Uma coluna muito pesada mais o peso da carga suportado pela mesma, poderá comprometer o Radier.

Responder
Particular - há 5 anos

R: Se não foi deixado os arranques deverá ser feito a fixação com adesivo quimico, mas não pode exercer a carga como se estivesse engastada na armadura;

A disposição;

Pedecon Engenharia
Projecta Serviços E Manutenção Predial (Salto, São Paulo) Projecta Serviços E Manutenção Predial - há 5 anos

Olá,

O correto a se fazer é contratar um engenheiro projetista de estruturas, como especialistas no assunto, nós da Pedecon Engenharia não recomendamos nenhum serviço sem uma avaliação técnica.

É necessário um estudo mais minucioso, qualquer resposta sem uma visita técnica, sem ter posse dos projetos, é muito perigosa e pode lhe causar transtornos no futuro.