Posso fazer segundo piso sem retirar a laje de cobertura existente?

Comprei uma casa em condomínio que foi construída com a laje de cobertura, no caso essa laje serve apenas para cobertura da casa, não sendo possível fazer outro pavimento com ela.

É possível fazer algum reforço estrutural para podermos construir outro pavimento? No caso, sem precisar retirar toda a laje que foi instalada, tendo que deixar a casa descoberta no processo.

Pelo que eu entendi, a casa é feita com um sistema pré-moldado, as paredes são de concreto.

Em anexo imagens do projeto e planta baixa.

Desde já agradeço por toda a ajuda!

Posso fazer segundo piso sem retirar a laje de cobertura existente?

Comprei uma casa em condomínio que foi construída com a laje de cobertura, no caso essa laje serve apenas para cobertura da casa, não sendo possível fazer outro pavimento com ela.

É possível fazer algum reforço estrutural para podermos construir outro pavimento? No caso, sem precisar retirar toda a laje que foi instalada, tendo que deixar a casa descoberta no processo.

Pelo que eu entendi, a casa é feita com um sistema pré-moldado, as paredes são de concreto.

Em anexo imagens do projeto e planta baixa.

Desde já agradeço por toda a ajuda!

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Artur jesus
Artur Pintoras Simples E Decorativas (Santos, São Paulo) Artur Pintoras Simples E Decorativas - há 2 meses

Bom dia. Nesse Caso ñ é Necessário demolir a Laje piso,no entanto vc deve verificar se Existe Colunas de sustentação e na parte inferior ( Solo) Ver se ha Sapatos de concreto pra sustentar outro pavimento. Se houver necessidade de Fazer mais Algumas Colunas sobre Sapatas de ferro Estilo "Gaiola " É Concreta las ( ñ separadamente,deve se Concretar Juntas : ou seja Concretar um concreto sem Imensas duma vez) isso Criará um reforço Estrutural muito Melhor) Realmente não necessariamente precisaria de Demolir a Laje. * é um pouco trabalhoso. Mas você Vai Economizar e Ganhar Tempo. Bom Serviço.

6 fotos
Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Arnaldo, bom dia!

Essa casa é estruturada por paredes auto portantes que suportam o peso da laje e esta do telhado, e muito provavelmente, a fundação é de viga baldrame, calculada somente para suportar tal carga.

É possível sim aproveitar a laje atual, desde que se faça um projeto estrutural com sapatas, pilares e vigas, além do reforço da própria laje, que é de forro e não de piso.

Sugestão: contrate engenheiro civil para fazer um Laudo Técnico, onde ele apresentará a melhor solução técnica, de estética e econômica.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Normando Brito Da Rocha
Nbr Costrução E Reforma (Hortolândia, São Paulo) Nbr Costrução E Reforma - há 2 meses

Se atente a fundação da casa. Muitas casas com laje forro não recebe fundação para um segundo piso. No caso vc terá que fazer reforços deste a fundação. Se for o caso terá que fazer nova fundação para os novos reforços

Responder
Instalar Service Ltda Instalar Service

Bom dia, vc tem que vereficar algumas situações.

1- A estrutura existente (a casa) tem estrutura capacidade de receber mais uma carga extra sobre ela "outro pavimento".

2- Após a confirmação do primeiro item contratar um profissional para dimensionar e calcular a nova estrutura a ser construída, isto vai te trazer tranquilidade e garantia e segurança para quem estará abitando neste imóvel, etc.

É o modo mais assertivo para vc executar esta obra.