Como saber se as fissuras na parede podem comprometer minha casa?

Vizinho construiu colado na minha parede da sala faz uns 3 anos e de 1 ano e meio pra cá vem aparecendo fissuras nas minhas paredes e laje e piorando, além do barulho, e das infiltrações. Ele ainda colocou uma janela virada para quintal, que vou fazer jardim. Além disso, sua tia do fundo colocou um portão na minha parede do corredor onde também apareceram 2 fissuras e vem aumentando. Como saber e provar se são causadas por essa obra irregular?

Como saber se as fissuras na parede podem comprometer minha casa?

Vizinho construiu colado na minha parede da sala faz uns 3 anos e de 1 ano e meio pra cá vem aparecendo fissuras nas minhas paredes e laje e piorando, além do barulho, e das infiltrações. Ele ainda colocou uma janela virada para quintal, que vou fazer jardim. Além disso, sua tia do fundo colocou um portão na minha parede do corredor onde também apareceram 2 fissuras e vem aumentando. Como saber e provar se são causadas por essa obra irregular?

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

RONALDO GONCALVES
B.D.M. Engenharia e Comércio Ltda (São Paulo Zona Sul, São Paulo) B.D.M. Engenharia e Comércio Ltda - há 2 meses

Para entender o que esta ocorrendo so fazendo uma inspeção no local e ter uma ideia das datas dos ocorridos

Responder
Expedito Reginaldo Generoso
EXpeed Engenharia e Construção (Sorocaba, São Paulo) EXpeed Engenharia e Construção - há 2 meses

Para avaliar se as fissuras na parede podem comprometer a estrutura de sua casa, é importante observar vários fatores e, se necessário, buscar a ajuda de um profissional qualificado, como um engenheiro civil ou estrutural. Aqui estão algumas diretrizes para ajudá-lo a determinar a gravidade das fissuras:

1. Localização das Fissuras

• Fissuras em áreas estruturais: Fissuras que aparecem em pilares, vigas e fundações são mais preocupantes do que aquelas em paredes de vedação (não-estruturais).

• Fissuras nas esquinas das portas e janelas: Podem indicar problemas com o assentamento da estrutura.

2. Direção e Forma das Fissuras

• Fissuras horizontais: Podem indicar problemas mais graves, como deslocamento da fundação.

• Fissuras verticais: Podem ser menos preocupantes, mas ainda assim precisam ser monitoradas.

• Fissuras diagonais: Muitas vezes indicam assentamento diferencial, onde uma parte da casa se movimenta mais do que outra.

3. Largura e Profundidade

• Fissuras finas (menos de 1 mm de largura): Geralmente são fissuras de retração, que ocorrem quando o material seca e encolhe. Normalmente não são estruturais.

• Fissuras médias (1-2 mm de largura): Podem indicar movimentos leves da estrutura e precisam ser monitoradas.

• Fissuras largas (mais de 2 mm de largura): São mais preocupantes e podem indicar problemas estruturais sérios.

4. Movimento ao Longo do Tempo

• Fissuras estáveis: Se a fissura não aumentar de tamanho ao longo do tempo, pode ser um bom sinal.

• Fissuras em crescimento: Se as fissuras continuarem a aumentar de tamanho, isso é um sinal de que há um problema contínuo que precisa ser abordado.

5. Outros Sinais de Problemas Estruturais

• Portas e janelas emperradas: Podem indicar que a estrutura está se movendo.

• Pisos desnivelados: Podem ser um sinal de que a fundação está se assentando de maneira irregular.

• Rachaduras em azulejos e outros acabamentos: Podem indicar movimentos estruturais.

6. Contexto Ambiental

• Terreno: Se sua casa está construída em um terreno com solo expansivo ou próximo a encostas, isso pode influenciar a estabilidade da fundação.

• Água: A presença de água ao redor da fundação (devido a vazamentos, drenagem inadequada ou lençóis freáticos altos) pode causar movimentação da fundação e fissuras.

Quando Consultar um Profissional

Se você identificar fissuras que são largas, estão em crescimento, ou localizadas em áreas estruturais, é altamente recomendável consultar um engenheiro civil ou estrutural. Eles podem realizar uma avaliação detalhada e, se necessário, recomendar medidas corretivas.

Medidas Temporárias

Enquanto aguarda a avaliação de um profissional, você pode tomar algumas medidas temporárias para evitar o agravamento dos problemas:

• Selar fissuras: Use selantes específicos para evitar a entrada de água e outros agentes que possam agravar a fissura.

• Monitorar regularmente: Tire fotos das fissuras e marque suas extremidades para monitorar qualquer crescimento.

Lembre-se, a segurança deve ser sempre a prioridade. Se tiver dúvidas sobre a estabilidade da estrutura, a consulta com um profissional qualificado é essencial.