É possível abrir vão em parede de bloco estrutural?

Gostaria de saber se é possível abrir vão em parede existente de bloco estrutural ao lado de uma janela existente?

Eu gostaria de ampliar a casa, construindo uma laje semi coberta em cima de uma fossa (iria também fazer o esgoto). Essa parede que eu queria abrir e colocar uma porta fica na cozinha. Já me falaram que não pode abrir vão em parede estrutural e perto de janela. Alguma solução?

É possível abrir vão em parede de bloco estrutural?

Gostaria de saber se é possível abrir vão em parede existente de bloco estrutural ao lado de uma janela existente?

Eu gostaria de ampliar a casa, construindo uma laje semi coberta em cima de uma fossa (iria também fazer o esgoto). Essa parede que eu queria abrir e colocar uma porta fica na cozinha. Já me falaram que não pode abrir vão em parede estrutural e perto de janela. Alguma solução?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Respostas úteis 5
Isaque Gonçalves

Muita calma nessa hora !!! Sim é possível fazer, contudo somente sobre o aval de um engenheiro. Por favor fuja das receitas pronta, sim haverá escoras, e provavelmente sera feito um pórtico para deslocar as cargas que atuava no ponto.

Existe algumas respostas técnicas aqui, e existe também sabichões, cuidado.

Se precisar de um Engenheiro, estamos a disposição.

Responder
Bons Negócios Orçamentos Osvaldo

Sim. Sempre melhor fazer escoramento antes de iniciar qualquer tipo de obra

Responder
Mauricio Sgarbi
MS1 Engenharia (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) MS1 Engenharia - há 2 anos

A janela não é o problema e sim se este bloco estrutural foi colocado alí com função estrutural ou não. Já presenciei construções onde foram utilizados blocos estruturais em estrutura convencional apenas por escolha do morador anterior.

Caso a edificação seja em alvenaria estrutural mesmo, o ideal é consultar um Engenheiro pois existe sérios riscos em se quebrar estas estruturas.

Nunca quebre vigas, pilares, lajes e alvenarias estruturais sem acompanhamento de um engenheiro responsável pela obra.

Abs

Responder
Larissa Sanches
Larissa Sanches Arquitetura E Interiores (Mogi das Cruzes, São Paulo) Larissa Sanches Arquitetura E Interiores - há 2 anos

Boa tarde Joice. A princípio não. Quando utilizamos blocos estruturais, todas as paredes são parte da estrutura e recebem o peso da laje. Para fazer qualquer intervenção estrutural, é necessário uma análise técnica, e fazer o devido reforço necessário.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Joyce, bom dia!

Em engenharia civil tudo é possível, desde que tenha um estudo técnico da situação e acompanhamento por um engenheiro civil. As soluções são muitas, o que varia é o custo.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Pedro Henrique Teixeira Piovan

Bom dia, sim é possível.

Analisando projeto estrutural, caso não tenha é necessário escorar e se necessário estrutura o vão.

Qualquer dúvida estou a disposição para um visita .

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região