Posso ligar o computador e o frigobar no mesmo filtro de linha?

Eu gostaria de saber se posso ligar o computador e o frigobar no mesmo filtro de linha ou preciso de um filtro para cada aparelho? Eu usava o estabilizador no computador e o frigobar diretamente na tomada e acabou queimando o frigobar

Posso ligar o computador e o frigobar no mesmo filtro de linha?

Eu gostaria de saber se posso ligar o computador e o frigobar no mesmo filtro de linha ou preciso de um filtro para cada aparelho? Eu usava o estabilizador no computador e o frigobar diretamente na tomada e acabou queimando o frigobar

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Rangel Da Silva Construção & Incorporações Ltda

No que pude entender, a sua instalação elétrica tem algumas deficiências de projeto, o ideal é consultar uma empresa ou pessoa habilitada para fazer essas correções e instalação de equipamentos de proteção como estabilizadores e sistema de proteção contra surtos.

Responder
Luiz Carlos
L&C Elétrica (Guarujá, São Paulo) L&C Elétrica - há 3 anos

A L&C elétrica tem a honra de responder a sua pergunta vamos la,

Aparelhos como pc notebook monitor devem ter ligaçoes em tomadas circuitos separados, de aparelhos de maior potencia corrente pois pode ocasionar a queima dos de menores capacidade de corrente elétrica a L&C elétrica agradece amigo sua pergunta estamos a disposição para demais duvidas.

Responder
André Francisco do Nascimento
Engenharia- Projetos Construção E Reformas (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Engenharia- Projetos Construção E Reformas - há 3 anos

É necessário usar tomadas separadas...

Um nobreak para o PC e um filtro para o frigobar...devido aos picos de energia do capacitor para gerar a energia de start do motor do frigobar.

Responder
Particular - há 3 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: depende do circuito, das cargas dos equipamentos e a carga maxima do filtro de linha...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Marcos Antonio

Depende sem devidas providencias técnicas pode gerar picos de tensão com sua alta velocidade de comutação e causar interferência em um aparelho receptor mais sensível como computador e aparelhos de informatica . Isto acontece com circuitos que utilizam o componente eletrônico semicondutor ou TR é um componente eletrônico equivalente a dois retificadores controlados de silício SCR/tiristores, usado para chavear corrente alternada ligados em antiparalelo e com o terminal de disparo gate ligados juntos como controladores de potência elétrica.

solução : o mais indicado a fazer é ligar a régua e o aparelho que interfere a um bom fio-terra, ou aterramento. ou um dps exclusivo para o aparelho que tenha o motor chama-se CLAMPER Gate...

Responder
André Luiz Monteiro  Mendonça

Equipamentos mais sensíveis e de baixa amperagem não devem ser ligados,com equipamentos que possuam motores , resistência, capacitores ,pois geram pico de energia que possam vir até ocasionar a queima do equipamento.

Responder
Sebastião Vianna Lopes Junior

Olá Maiara

Em hipótese alguma você deve ligar aparelhos que que usam motores, e no caso o frigobar tem um, no mesmo ramal elétrico de aparelhos eletrônicos. Ao serem acionados, os motores puxam um pouco mais de energia, o que geram os chamados "picos", que podem danificar seus aparelhos eletrônicos.

Espero ter ajudado.

Coloco-me a sua disposição para maiores esclarecimentos.

Responder
Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 3 anos

Olá Maiara,

No frigobar há uma peça chamada compressor, essa peça é um motor elétrico.

No seu processo de funcionamento, quando o compressor é acionado, há um pico de corrente elétrica (natural ao funcionamento do compressor).

Os equipamentos ligados a mesma tomada do frigobar vão “sentir” esse pico de corrente quando o compressor for acionado.

Por isso é importante segregar tomadas e circuitos elétricos em função das suas características e aplicação.

Nunca ligar na mesma tomada ou circuito equipamentos eletrônicos, que são sensíveis a picos e variações na rede, e motores elétricos.

Recomendo que você solicite a um eletricista que avalie a sua instalação e os meios necessários para instalar uma tomada para o seu frigobar preservando a sua instalação e os equipamentos que fazem parte dela.

Espero ter ajudado.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região