Habite-se

Se eu construir um segundo pavimento sobre a laje da edícula da minha casa, tenho que alterar o "habite-se" ou fazer algum outro procedimento legal junto à prefeitura?

Habite-se

Se eu construir um segundo pavimento sobre a laje da edícula da minha casa, tenho que alterar o "habite-se" ou fazer algum outro procedimento legal junto à prefeitura?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Rodrigo  Razeira
Particular - há 9 anos

Olá,

desde o início será necessário um projeto para liberação da construção e após a conclusão um novo pedido junto a prefeitura para liberação de novo habite-se

att

rodrigo razeira

razecon serviços

Alvaro de Menezes de Menezes

Boa tarde Beatriz

Para que sua reforma seja documentada é necessário que feito um projeto arquitetônico de reforma e submete-lo a aprovação junto a prefeitura do local onde esta localizada sua obra.

Junto com a aprovação do projeto você pode pedir no mesmo protocolo um alvará aprovação e de execução.

De posse destes documentos sua obra esta documentada para inicio, após a conclusão da obra é necessário solicitar um auto de conclusão (vulgo habite-se) que é fruto de uma vistoria realizada por um fiscal da própria prefeitura só que para este documento sair é necessário anexar uma série de documentos e também o comprovante de recolhimento do INSS da mão de obra que executou sua obra. Este é um assunto bem espinhoso o INSS da construção pois geralmente os pedreiros ou empreiteiros dificilmente fazem este recolhimento que tem um custo geralmente alto e sem ele o Habite-se não sai.

Espero ter ajudado, qualquer duvida estou a disposição.

José Álvaro

Casa Doze Arquitetura

Responder
Fernando Mulinari
Art&Cor Reformas Em Geral (Londrina, Paraná) Art&Cor Reformas Em Geral - há 9 anos

Olá Beatriz...

primeiramente você irá necessitar de um alvará de construção/reforma, só após a conclusão será feita uma vistoria para o novo babite-se, pois também haverá alteração na metragem do imóvel e consequentemente o valor do iptu será alterado.

Fernando.