Como acabar com a infiltração?

Minha laje está com uma infiltração muito forte tem algumas goteira e uma parte do reboco da sala caiu. Nas paredes o reboco tbm estão esfarelando. O que devo fazer ?

Como acabar com a infiltração?

Minha laje está com uma infiltração muito forte tem algumas goteira e uma parte do reboco da sala caiu. Nas paredes o reboco tbm estão esfarelando. O que devo fazer ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Everaldo Araújo - Arquitetura e Construção

Existem várias opções para resolver o problema, mas primeiramente você deve identificar a origem do problema realmente, para não jogar dinheiro fora com opções desnecessárias e sem finalidade. Vou lhe dar um exemplo, e é o mais comum no seu caso, se a laje tiver locais onde se formem poças de água após as chuvas, essa água vai penetrar na laje por capilaridade e deixar toda a laje encharcada, com a vinda do sol e a evaporação da água, da superfície e a que está impregnada na laje, essa água que está dentro da laje ao evaporar vai criar mais pressão nas capilaridades e com isso aumentando os canais das mesmas e subsequentemente, aumentando a aborção de água na laje novamente, causando um ciclo vicioso e aumentando mais ainda a sua infiltração a cada ciclo de chuva e sol. A melhor opção é você fazer um contrapiso na sua laje, com uma inclinação correta, onde não mais acumule água e você quebre esse ciclo vicioso, mas mesmo assim é necessário fazer a impermeabilização da laje, pois uma coisa é uma chuva de 40 minutos e outra é a de uma semana constante, que por mais inclinação que a sua laje tiver, vai encharcar do mesmo jeito e com a evaporação da água, irá ocorrer o processo de evaporação novamente e iniciar o ciclo vicioso novamente. Espero ter ajudado a você!!!

Responder
Robson Cisne

Sua laje já chegou em um estágio avançado de infiltração. Todos os procedimentos citados acima são corretos, porém a proteção com manta asfáltica a quente é imprescindível para esse caso.

Caso a laje esteja servindo de terraço deverá receber acima da manta asfáltica proteção com revestimento cerâmico.

Só não será necessário o serviço de colocação de manta asfáltica se ocorrer:

1)Fechamento total do nível do pavimento com uma nova laje de cobertura ou telhado novo ( a laje nova se não protegida com telhado deverá levar manta também).

2)fechamento em alvenaria em toda a volta só deixando vãos para liberações de janelas ou portas de correr.

OBS.:Toda área exposta a água de chuva deverá ter proteção adequada e para esse caso manta asfáltica a quente seria a melhor solução.

Responder
Glaucio Castilho
Universo Serviços Técnicos Ltda (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Universo Serviços Técnicos Ltda - há 7 anos

Para acabar com a infiltração do terraço: 1-retirada por completo do contrapiso existente 2 - efetuar um novo contrapiso com argamassa de areia e cimento no traço 1x3 se possível adicionar um adesivo (sika pega normal ou similar)com bom caimento para o ralo ou lados . 3- aplicar manta asfaltica de 4 mm e cobrir com novo contrapiso podendo depois assentar um piso anti derrapante

Responder
Jonas Sales Construções
Construtora Progresso Construções E Reformas Em Geral (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Construtora Progresso Construções E Reformas Em Geral - há 7 anos

BOM DIA JESSICA!!!RESPOSTAS EXATAS E PRECISAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO-PARA A LAGE,O MAIS EFICIENTE E MANTA ASFALTICA COLADA COM ASFALTO QUENTE..PROTEÇÃO EM CIMA E DEPOIS O REVESTIMENTO..MAÇARICADO BOM,MAIS NÃO E MUITO SEGURO..PRODUTOS LIQUIDOS RECOMENDO EPOXI COM CAUTERIZADOR A E B TEM QUE SABER APLICAR...QUANTAS DE MÃO SERA DADA..QUANTAS HORAS TEM QUE DEIXAR DE TESTE COM AGUA EM CIMA..EMBOÇO, TAMBÉM RECOMENDO EPOXI A E B RETIRAR TODOS EMBOÇÔ QUE ESTA SOLTO, PREPARAR A PAREDE, APLICAR EPOXI A B..3 DEMÃOS NA TERCEIRA DEMÃO AINDA FRESCO CHAPISCAR COM AREIA LAVADA PURA PARA FICAR ANTE DERRAPANTE E DEPOIS VIM COM EMBOÇÔ..ESTAMOS AS ORDENS NO QUE PRECISAR..SEM MAIS JONAS SOUSA SALES CONSTRUÇÕES ME

Responder
Marcelo Ferreira Almeida
Engenheiro Civil (Guarulhos, São Paulo) Engenheiro Civil - há 7 anos

Existem vária opções para solucionar seu problema, alguns já comentado pelos colegas.

A melhor opção seria a execução de cobertura para eliminar de vez as infiltrações, mais você pode aplicar manta ou piso cerâmico na laje.

Atente-se às condições atuais de degradação da estrutura, conforme você mesma comentou, infiltrações danificam a ferragem da laje através da corrosão e o concreto através da lixiviação, colocando em risco a segurança dos moradores.

Responder
Delinge
Pedreiro Azulejista (Francisco Morato, São Paulo) Pedreiro Azulejista - há 7 anos

Passar impermeabilizante na Lage e refazer o reboco

2 fotos
Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de impermeabilizações na sua região