Como impermeabilizar o piso?

Estou com problema de infiltração no piso da sala e que está subindo até quase metade da parede. Gostaria de saber se posso usar manta asfáltica e depois colocar o piso... não sei qual seria a melhor solução

Como impermeabilizar o piso?

Estou com problema de infiltração no piso da sala e que está subindo até quase metade da parede. Gostaria de saber se posso usar manta asfáltica e depois colocar o piso... não sei qual seria a melhor solução

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Particular - há 6 anos

R: O ideal é fazer uma drenagem, antes do piso...

A disposição;

Valdemir Nogueira Chagas

Juliana, bom dia!

Pelo que entendi a umidade vem de baixo do piso. O fator mais provável é que esta água venha do lençol freático (há que se fazer uma verificação ou mesmo à distância uma análise). Outras possibilidades seria vazamento de água potável, nesse caso, com certeza você já teria notado o aumento do consumo pela conta da mesma, sem a devida utilização; ou vazamento do esgoto, e nesse caso, pelo cheiro.

Se não for pelas duas últimas, e confirmado o elevado nível do lençol freático, nada adiantará em termos de impermeabilização do piso e das paredes, pois os blocos possuem propriedades higroscópica, ou seja, reter e expandir a umidade. Nesse caso a solução é o rebaixamento do lençol freático que se dá através da implantação de Sistema de Drenagem Profunda. Abaixo veja fotos de um projeto e execução a cargo da CKS Consultores, incluindo a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do CREA.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

6 fotos
Responder
Daiene Fortunato
Dosken Serviços (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Dosken Serviços - há 6 anos

Boa tarde Juliana,

Infiltrações ocorrem ou por vazamentos em tubulações ou por falta de escoamento/drenagem da umidade. Se for por vazamentos você precisa identificar a tubulação para reparo, recomendo que procure um profissional para isso, pois muitas vezes por falta de conhecimento a pessoa quebra mais que o necessário para encontrar o defeito. Já se o problema for falta de escoamento nos alicerces ou similar, recomendo o produto VIAPLUS 1000, ele é bem mais barato que a manta (R$50,00-70,00), veda diferentes tipos de estruturas e sua aplicação é bem mais simples.

Responder
marcos carvalho
Construção, Reformas E Manutenção Em Geral (Luís Eduardo Magalhães, Bahia) Construção, Reformas E Manutenção Em Geral - há 6 anos

primeiro ver as possibilidades, se é do piso ou da parede... depois ver se tem aterro na lateral da sua parede, saber a idade da construção ... construção de dez anos em diante é que começam a aparecer esse tipo de patologia! mas a certeza exata só com uma visita e algumas vistorias "técnicas" realizadas!!! e principalmente aciam de tudo pra te dar a garantia procure informações sobre o profissional que vai executar esse serviço, espero ter contribuido para sua pergunta!

Responder
Serafim Mesquita
MSM Revestimento Monolíticos (Ribeirão Preto, São Paulo) MSM Revestimento Monolíticos - há 6 anos

Primeiro: Verificar se passa alguma rede de esgoto, ou agua, neste piso e parede com vazamento. Prestar atenção se a umidade é contínua ou somente nas horas de maior uso de agua. Após encontrado o problema é que vem a solução, pode ser um simples vazamento em cano ou no esgoto, 90 % é vazamento em cano ou saída para esgoto!

Responder
Roney Márcio Ferreira
Particular - há 6 anos

Primeiro temos que saber qual a origem dessa infiltração, se é cano da rede de água, esgoto ou outros, ou se e o terreno mesmo, depois vamos ver qual a melhor forma de impermiabilizar, se for o terreno, ai sim teremos que usar um produto com mas eficácia como a manta.