Posso instalar piso e móveis antes do Habita-se/da entrega do apartamento?

Comprei um imóvel na planta, a construtora havia informado que a obra seria entregue na data prevista. Porém, mesmo com a obra finalizada ainda falta o habita-se e por conta disso está atrasado (dentro do prazo de 180 dias).

Eu confiei na palavra da construtora e me programei para sair do apartamento neste mês e agora estou pagando airbnb, a espera do documento.

No apartamento ainda falta colocar o piso e instalar os móveis (que já estão prontos).

Eu compreendo que o Habite-se é um instrumento necessário para a ocupação legal do imóvel, não havendo impedimento legal para a instalação do piso e dos móveis no local, estou certo nisso? Ou há algum impedimento para eu ir me adiantando quanto a isso?

Posso instalar piso e móveis antes do Habita-se/da entrega do apartamento?

Comprei um imóvel na planta, a construtora havia informado que a obra seria entregue na data prevista. Porém, mesmo com a obra finalizada ainda falta o habita-se e por conta disso está atrasado (dentro do prazo de 180 dias).

Eu confiei na palavra da construtora e me programei para sair do apartamento neste mês e agora estou pagando airbnb, a espera do documento.

No apartamento ainda falta colocar o piso e instalar os móveis (que já estão prontos).

Eu compreendo que o Habite-se é um instrumento necessário para a ocupação legal do imóvel, não havendo impedimento legal para a instalação do piso e dos móveis no local, estou certo nisso? Ou há algum impedimento para eu ir me adiantando quanto a isso?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Mauro Machado
Engesus - Engenharia Sustentável (Campinas, São Paulo) Engesus - Engenharia Sustentável - há 8 meses

Eu não faria nada no imóvel até ele ser entregue... POis isso pode caracterizar que foi entregue e inclusive vc receber cobrança de taxa de condomínio... só faça alguma coisa quando o apartamento for entregue pra você... Até porque não adianta muito fazer isso e não poder se mudar. E se der algum problema de manutenção , eles não vão querer arrumar o armário que colocou..

Espera liberar o seu imóvel e confira direitinho o apartamento antes de receber. se não tiver experiencia, chame um engenheiro pra te acompanhar no recebimento da chave

Responder
Athos Ribeiro de Lucena
Cálculo Engenharia (Santos, São Paulo) Cálculo Engenharia - há 8 meses

Como o próprio nome fala HABITE-SE, se torna possível, tão somente, após a liberação desse documento, que é emitido, após a vistoria de fiscal da prefeitura para verificar se a sua obra seguiu o código de obras da sua cidade, portanto eu não faria nada até a emissão desse documento.

Athos Ribeiro de Lucena

Engenheiro Civil

Paulo Schiavon Carneiro

Depende apenas da construtora que é quem detém a posse do imóvel até que ele lhe seja entregue. As obras e instalações que você pretende fazer em nada impactam na obtenção do habite-se e poderiam ser feitas, porém isso atrapalha a rotina das construtoras e elas colocam restrições para impedir a circulação de pessoal que não é deles ( há problemas de segurança com isso), transporte de materiais e entulho. Imagine você que tenha metade dos futuros condôminos fazendo obras, o caos que isso causa à administração do canteiro.

Responder
Iproax
Iproax (Salto, São Paulo) Iproax - há 8 meses

Entendo sua situação. Embora o Habite-se seja um documento necessário para a ocupação legal do imóvel, em alguns casos, é possível que você possa prosseguir com a instalação de pisos e móveis antes de obtê-lo. No entanto, é importante verificar seu contrato de compra, pois algumas construtoras podem ter restrições ou orientações específicas sobre isso.

Responder
Raphael Almeida Carvalho
Carvalho Engenharia E Reformas (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Carvalho Engenharia E Reformas - há 8 meses

Ola ! Bom dia ! Caso já foi entregue para você a chave , você pode reformar sim !

Responder
Andre Timoteo
Andre Timoteo (Diadema, São Paulo) Andre Timoteo - há 8 meses

Sim. Pode instalar, porém com algumas ressalvas. Caso a construtora tenha problemas com a obtenção deste documento, ou mesmo não ter feito a vistoria final da instituição financiadora, você poderá ter problemas.

SUGIRO ESPERAR A EMISSÃO DO DOCUMENTO E A AUTORIZAÇÃO DA CONSTRUTORA PARA INÍCIO DAS REFORMAS.