Instalação feita sem espaço para manutenções futuras

Boa tarde. Queria saber a opinião de vocês sobre deixar um espaço de 5 a 10 cm do teto para manutenção de equipamento no futuro. Peguei varias manutenções por ai com a maquina colada no teto que nem levanta e se move! Obrigado.

Instalação feita sem espaço para manutenções futuras

Boa tarde. Queria saber a opinião de vocês sobre deixar um espaço de 5 a 10 cm do teto para manutenção de equipamento no futuro. Peguei varias manutenções por ai com a maquina colada no teto que nem levanta e se move! Obrigado.

hiwall
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Respostas úteis 2
Evaldo  Matias Gomes
Climatias- Venda, Instalação e Manutenção de Ar Condicionado (Osasco, São Paulo) Climatias- Venda, Instalação e Manutenção de Ar Condicionado - há 9 anos

Olá Felipe. Mesmo as fabricantes solicitando o posicionamento cerca de 15 cm abaixo do teto e o ideal seria isso mesmo, sabemos que em alguns casos é impossível seguir esse padrão ideal. Pode ser pelo pé direito baixo, rebaixamento com forro, etc, enfim, é possível sim instalar a evaporadora cerca de 05 a 10 cm abaixo e executar as manutenções necessárias, no entanto, é bom ser honesto com o seu cliente e deixar bem claro que esse não é o padrão e nem o recomendado e deve ser feito apenas, como disse anteriormente, caso não haja condições estruturais para isso e o cliente deve arcar com quaisquer responsabilidade.

Responder
Reinaldo Blaschek
BLK Instalacao Venda Manutenção de Ar Condicionado Split (São Paulo Zona Leste, São Paulo) BLK Instalacao Venda Manutenção de Ar Condicionado Split - há 8 anos

Bom dia a todos, a maioria dos fabricantes recomendam 15cm, nos deixamos de 10 a 15 cm, e padrão nosso, este procedimento facilita 100% às futuras manutenções, mas sabemos que existem " profissionais " que se olham o manual para observar e seguir tal padrão !!!!

7 fotos
Responder
Mônica Muniz
Master Frio Refrigeração (São Vicente, São Paulo) Master Frio Refrigeração - há 9 anos

Ola Felipe.

Infelizmente não vivemos em um mundo perfeito onde todas as instalações ocorrem de maneira correta e adequada.

A minha opinião em relação a esse tipo de instalação não é diferente de muitas outras, visto que a dificuldade de realizar a preventiva em aparelhos instalados dessa forma é de fato trabalhoso dificultoso e demorado.

Por fim te desejo mais sorte nas preventivas.

Responder
Denilzo Pinheiro Pinto
Particular - há 9 anos

o correto é seguir a recomendação do fabricante que consta no manual de instalação, a maioria pede 15 cm do teto, mas nem seria o caso de manutenção e sim para bom rendimento do equipamento porque o retorno do ar se faz na parte de cima.

Claudio Castro da Silva
Castro Instalação Ltda - Me (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Castro Instalação Ltda - Me - há 9 anos

Todos os Instaladores sabe que deve deixar este espaço não apenas para manutenção como para um bom retorno de ar na parte superior da Evaporadora.

Este problema ocorre quando já instalado o cliente resolve colocar o forro de gesso.

Em todas as minhas instalações eu pergunto se vai colocar ou não o forro de gesso para não comprometer a

instalação com relação a sua eficiência.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região