Isolamento térmico entre a laje e o telhado

Quero forrar a laje do sótão com lã de pedra, mas preciso fazer o acabamento sobre a manta de lã. Posso cobrí-la com uma camada de concreto?

Isolamento térmico entre a laje e o telhado

Quero forrar a laje do sótão com lã de pedra, mas preciso fazer o acabamento sobre a manta de lã. Posso cobrí-la com uma camada de concreto?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Susana   Rodrigues
Ibisem Engenharia (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Ibisem Engenharia - há 8 anos

O mais importante é que um engenheiro faça um projeto avaliando as condições da casa e do material ideal a ser aplicado, para não usar material demais ou não obter o resultado desejado. Outro fator a ser considerado é a manutenção do sistema, todo material exige alguma manutenção para que dure mais tempo.

Opções para isolamento da cobertura mais usados:

Telhas com lã mineral

Mais indicada para tratamento térmico, sistema leve, limpo e com boa aparência. Não se deteriora, garantindo seu desempenho e economia de energia indefinidamente.

Telhas com poliuretano

Pode ser usar com a telha tipo sanduíche ou entre a laje e o contrapiso.

Lã de PET

Pode ser usar com telha sanduíche ou entre a laje e o contrapiso.

Manta térmica

A manta térmica utilizada como subcobertura para qualquer tipo de telha

Dentre os cuidados mais importantes para a aplicação desses materiais estão o correto posicionamento e a fixação, evitando que eles desloquem com o tempo ou durante o próprio processo de montagem. Além disso, é preciso tomar cuidado para que as mantas não sejam esmagadas.

É importante não acreditar em milagres. Isolamento térmico depende em grande parte da quantidade de material usado e sua qualidade, portanto, ele é diretamente proporcional ao preço pago"

A escolha do material isolante merece atenção especial e sua definição deverá ser feita a partir do projeto. "Entre as opções existentes no mercado, a mais cara e mais complexa de ser executada é a lã de rocha"

As telhas metálicas termoisolantes se diferenciam de acordo com o tipo de isolante empregado, como o poliestireno ou a lã de vidro; as espessuras desse material, que proporcionam diferentes classes de conforto térmico e acústico, e a própria chapa metálica usada no sistema, como as de aço ou de alumínio.

4 fotos
Responder
Susana   Rodrigues
Ibisem Engenharia (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Ibisem Engenharia - há 8 anos

Boa tarde José Maria,

com a adição da lã de rocha mais o concreto irá gerar uma sobrecarga na sua laje, esta carga sustentada por vigas e pilares. O mais importante é verificar se os pilares irão aguentar esta carga adicional, para que não haja acidentes nem deforme a estrutura causando e rachaduras por exemplo. Mais tarde te passo umas dicas de solução. So uma dúvida sua casa tem telhado?