A laje está estalando e tem rachaduras no teto, o que pode ser?

Pessoal, vocês conseguem me dizer se o problema das fotos em anexo são trincas ou rachaduras e se apresentam algum risco para estrutura da casa? São no teto as fotos e além disso escuto estalos constates no teto e tem umidade em duas paredes do cômodo. Corro risco? Casa alugada eu com medo aqui

A laje está estalando e tem rachaduras no teto, o que pode ser?

Pessoal, vocês conseguem me dizer se o problema das fotos em anexo são trincas ou rachaduras e se apresentam algum risco para estrutura da casa? São no teto as fotos e além disso escuto estalos constates no teto e tem umidade em duas paredes do cômodo. Corro risco? Casa alugada eu com medo aqui

3 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 1
Macley Oliveira Oliveira

O ideal é solicitar a visita de um profissional devidamente habilitado para fazer uma analise.

Porem previamente temos alguns pontos que podem ser levados em conta, o primeiro deles e a cobertura da laje? Caso ela não tenha cobertura, as variações do clima, como chuvas podem causar alguns danos na estrutura. Outro ponto importante é verificar a existencia de cargas acima desta laje, existe caixas de agua ou algo assim proximo as trincas? E os estralos? Acontecem em quais horarios? A dilatação da estrutura causado pelo aquecimento e resfriação da laje pode causar esses ruidos ocasionalmente. Por fim, para além da laje, verificar se existe pilares apresentando danos, seja trincas ou inclinações, o mesmo pode esta acontecendo com o piso. Caso a laje seja descoberta, provavelmente é causado pelas variações de clima e precisa ser corrigido a fim de não criar problemas futuros. Por fim, recomendo que solicite uma vistia de um engenheiro civil ou um Arquiteto, devidamente habilitado para fazer uma analise estrutural, afim de verificar a existencia de riscos.

Responder
Khalil Elias Ajaime
Khalil (Itapeva, São Paulo) Khalil - há 2 meses

Boa tarde, realmente por fotos e muito difícil passar um diagnostico.

Mas, vc pode nos passar se esta laje é exposta ou se existe alguma sobre carga?

Responder
Marcelo Langeani
Eng Marcelo Langeani (São José dos Campos, São Paulo) Eng Marcelo Langeani - há 2 meses

A ocorrência de “estalos” é frequente por dilatação da laje. Há cobertura, ou a laje fica exposta? Neste caso justifica os vazamentos e os estalo. Sem dúvida, em concordância com os colegas, uma vistoria no local é de extrema importância para determinar o grau de comprometimento da estrutura

Responder
Juarez
Creek Engenharia E Projetos (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Creek Engenharia E Projetos - há 2 meses

Conforme os outros colegas, realmente pela foto não é possível indicar alguma característica patológica ou tratamento imediato para estrutura, até seguindo as boas orientações anteriores o ideal é o contato com a administradora e a contratação de um profissional qualificado para laudo de estabilidade, isso caso a administradora não tenha um para ser indicado, mas o indicativo de sons é sempre um ponto de atenção de sobrecarga e expansão e/ou compressão do concreto que pode ser a causa de um possível colapso, sendo assim é bom validar a questão de forma prioritária para evitar quaisquer riscos