Como proceder com o madeiramento do telhado?

Bom dia!

Tenho a seguinte duvida: Posso usar peças 6x12 de peroba do norte substituindo os caibros em um vão de 4,5m (quatro metros e meio) apoiando apenas nas extremidades sem a necessidade de usar terças? Vou usar telha Americana esmaltada.

Como proceder com o madeiramento do telhado?

Bom dia!

Tenho a seguinte duvida: Posso usar peças 6x12 de peroba do norte substituindo os caibros em um vão de 4,5m (quatro metros e meio) apoiando apenas nas extremidades sem a necessidade de usar terças? Vou usar telha Americana esmaltada.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Arnaldo Agis
Agis. Construções Ltda (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Agis. Construções Ltda - há 7 anos

BOA NOITE SR ELIAS, ACONSELHO O SR. USAR UMA MADEIRA COM NO MINIMO 20CM DE ALTURA, POR CAUSA DA DISTANCIA NO VÃO LIVRE. DE UMA OLHADINHA EM ALGUMAS FIGURAS MINHAS DE ARMAÇÃO DE TELHADO ...

4 fotos
Responder
Marcio Monerat
Construir Ou Reformar (Rio das Ostras, Rio de Janeiro) Construir Ou Reformar - há 7 anos

Elias, boa noite. Não é aconselhável pois deve levar em conta a distância que é significativamente grande, também o espaçamento entre peças não aconselho maior que 50 centímetros para não comprometer resistência das ripas dependendo do tamanho deste telhado deve se levar em conta o aumento de peso proporcional ao aumento das peças (espessura) acredito que ná sua região tenha profissional qualificado a qual aconselho que dê uma olhada, pois este tipo de opinião depende de observar outros fatores. É como um médico receitar sem examinar o paciente! Espero ter ajudado!Boa sorte!

Responder
Marival Moreira
Autonomo (Belo Horizonte, Minas Gerais) Autonomo - há 7 anos

olha Elias pode fazer tranquilamente o seu telhado,mas o espaçamento entre as peças não poderá ultrapassar 0,80 cm para evitar a flambagem das peças com o tempo; As madereiras geralmente têm esse cálculo e poderão te instruir nesse sentido ok .

Responder
Itamar Ribeiro
Irn Construtora (Pouso Alegre, Minas Gerais) Irn Construtora - há 7 anos

nao porque o vao e muito distante

Responder
Eberson Vieira Santos

Ola Elias,melhor e consultar um cauculista, ou técnico da casa onde vende as peças pois eles tem calculo preciso, e de preferência ,evite madeira verde ok. Boa sorte.

Responder
Andre Luis Alulas Alulas
Andre Luis Alulas (Pouso Alegre, Minas Gerais) Andre Luis Alulas - há 7 anos

Com o tempo vai ceder, selar no meio .