Como amenizar a infiltração em laje com manta asfáltica?

Coloquei manta asfáltica na laje a 1 ano, quando chove forte umedece um pouco o teto de gesso, o que devo passar em cima da manta para protege-la ou amenizar essa infiltração? sera se eu passar prime por cima ou sika top segura por um tempo, ou existe alguma manta liquida que segura? obrigado!

Como amenizar a infiltração em laje com manta asfáltica?

Coloquei manta asfáltica na laje a 1 ano, quando chove forte umedece um pouco o teto de gesso, o que devo passar em cima da manta para protege-la ou amenizar essa infiltração? sera se eu passar prime por cima ou sika top segura por um tempo, ou existe alguma manta liquida que segura? obrigado!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

AJA - Arquitetura e Construções ltda Arqtº Juliano

Prezado Paulo.

- A manta asfáltica não é uma solução para essa aplicação, e também ainda que aplicada na sua laje devesse ter sido protegida com uma camada de argamassa, que na engenharia chamamos de proteção mecânica, mas mesmo essa está sujeito a trincas, e danos localizados portanto incorrendo no mesmo problema anterior. É simples, e todos sabem disso, "Asfalto se dissolve na presença de água", portanto, ainda que insistam em adotar essa solução, sempre haverá problemas de manutenção. A história da aplicação de mantas é um assunto complexo, e ainda muito em uso, mas em casos bem específicos, e por profissionais bem habilitados, com um acompanhamento de fiscalização muito rígido feitos pelas grande Construtoras, coisa que um particular não tem como exercer. Portanto o ideal será você remover essa solução, e partir para outras que existem no mercado, o mais fácil e viável para seu caso são as emulsões a base de resina acrílica, o Mercado tem vários produtos de todas as grandes Marcas, no Google você consegue vários produtos de várias marcas nessa classe. Tem também as mais seguras e avançadas em desempenho, essas sempre serão a base de Poliuretanos e ou Epóxi (de custos mais alto), mas de alto desempenho. Existem também produtos que se assemelham a borrachas líquidas, e funcionam super bem, o problema é que você terá de fazer várias demãos para atingir uma espessura adequada e resistente.

Asfalto jamais, não funciona, só serve pra enganar ou postergar o problema. Boa sorte.

Responder
Ary Damasceno Junior
Adn Construções E Reformas (Guarulhos, São Paulo) Adn Construções E Reformas - há 6 anos

Boa tarde Paulo Sergio.

Seu problema e muito comum, pois ao que parece a manta não foi revestida com um contra piso, o que garante sua eficiência e durabilidade.

E você deve observar se no local onde ocorre umidade, quando chove empoça água, pois as vezes o problema esta nas queda da água, pois, por mais que a impermeabilização seja bem feita, se a água não escoar, com certeza ela encontrara uma forma de se infiltrar.

Espero ter ajudado, qualquer duvida estamos a disposição.

ADN Construções e Reformas.

Responder
Nelson Brazil
Artium Inteligência em Construções e Projetos (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Artium Inteligência em Construções e Projetos - há 6 anos

Categoricamente, não há nada que se possa aplicar sobre a manta que resolva o problema. Ou há alguma falha na aplicação (pontos não cobertos pela manta, "viradas" de manta sobre alvenarias) ou a manta trincou/furou por algum motivo. A proteção mecânica citada impediria que ela trincasse ou furasse, mas uma vez que isso tenha ocorrido, há um ponto frágil no material. Se for uma laje descoberta, sujeita a aquecimento e resfriamento, uma argamassa não resolverá, pois ela acaba sofrendo pequenas trincas por esse movimento.

Importante uma avaliação no local para confirmação, mas aparentemente a melhor solução (definitiva) é reaplicar a manta.

Responder
Victor Hugo Soares Fonseca

Bom dia. No meu entendimento você está com um problema muito comum e já obteve várias respostas. Eu vou ser honesto mas sem uma avaliação ocular fica difícil avaliar. Mais nada que não possa ser resolvido.

Responder
Particular - há 6 anos

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua duvida.

R: Sobre a manta asfáltica, faça um contrapiso com caimento e aplique super manta liquida, que é uma tinta emborrachada flexível...

AB | Arquitetura Integrada
AB | Arquitetura Integrada (Curitiba, Paraná) AB | Arquitetura Integrada - há 6 anos

Bom dia Paulo

Resp.: Manta quando é instalada deverá receber uma proteção mecânica - seria um contrapiso fino de massa. Isso garante a vida útil do material. Tb vc deve verificar as emendas e sobreposição nas laterais - que deverá no mínimo ter entorno de 30cm.

Importante é sempre ter todos os itens integrados - projeto, construção, reforma, especificações - assim terá um trabalho qualificado e com custo totalmente adequado.

Consulte-nos – você irá se surpreender!

Somos qualificados com CREA e CAU.

AB | Arquitetura Integrada

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de impermeabilizações na sua região