Como escolher o disjuntor para ar-condicionado?

quero comprar um ar condicionado mas não sei exatamente qual ideal para o disjuntor que é um 20a curva C e o fio da afiação é fio 6mm

quero saber se um ar condicionado de 7500 btus 220v pode ser ligado nesse disjuntor

Como escolher o disjuntor para ar-condicionado?

quero comprar um ar condicionado mas não sei exatamente qual ideal para o disjuntor que é um 20a curva C e o fio da afiação é fio 6mm

quero saber se um ar condicionado de 7500 btus 220v pode ser ligado nesse disjuntor

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Alessandro Fonseca
Yor Serviços Patrimoniais (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Yor Serviços Patrimoniais - há 4 meses

O ar-condicionado é um eletrodoméstico que necessita de uma proteção elétrica eficiente para evitar danos ao aparelho e, principalmente, garantir a segurança dos usuários. Nesse sentido, a escolha do disjuntor adequado é fundamental.

O primeiro passo é consultar o manual do aparelho para descobrir qual é a corrente elétrica necessária para alimentá-lo. Em geral, os modelos residenciais variam entre 10 e 20 amperes. Em seguida, é preciso verificar a capacidade do circuito elétrico onde o ar-condicionado será instalado.

Para fazer esse cálculo, some as correntes elétricas de todos os equipamentos que utilizam a mesma rede elétrica e verifique se a capacidade do disjuntor é suficiente para suportar essa carga. Por exemplo, se a corrente elétrica do ar-condicionado é de 16 amperes e a soma das correntes elétricas dos demais equipamentos é de 8 amperes, é necessário um disjuntor de pelo menos 24 amperes.

É importante lembrar que a escolha do disjuntor deve ser feita por um profissional capacitado, que irá avaliar as condições da rede elétrica e as características do ar-condicionado para garantir a segurança da instalação.

Responder
Ronaldo Rocha Rocha
CBR Engenharia - Climatização e Energia Solar (São Paulo Zona Sul, São Paulo) CBR Engenharia - Climatização e Energia Solar - há 11 meses

Bom dia, na verdade vc precisa saber em primeiro lugar se será feito uma alimentaçao exclusiva para o Ar Cond. ou se vc irá usar um ponto de 220 V, existente. Se for exclusivo, vc pode usar um fio com bitola minima de 2,5, recomendo 4 , sempre melhor um pouco acima, previne qq aquecimento que venha a ocorrer. Qto. a capacidade do disjuntor, vc pode usar um de 10 ou 12 Amp. Bipolar, para maquina de 7500 a 12000 btu, inverter. No caso dos disjuntores, sempre usar a capac. proxima de dezarme do disjuntor, pois qq anomalia, ele desliga.

Responder
Santos e Dinelli Ar Condicionado

Olá Sra Sandy Ribeiro, o correto para sua necessidade será um disjuntor de 10 amperes que irá atender corretamente o equipamento de 7500 btus 220v.

Ligando no seu disjuntor atual de 20 amperes o equipamento corre o risco de queimar componentes eletrônicos pois o disjuntor está acima da capacidade e não irá desarmar caso ocorram panes elétricas.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região