Uma caixa d'água distante da casa perde pressão?

A caixa d'água será instalada há uns 10m até o ponto mais distante da casa. Será colocada em ponto alto, uns 4m, porém distante. Terá perda de pressão?

Uma caixa d'água distante da casa perde pressão?

A caixa d'água será instalada há uns 10m até o ponto mais distante da casa. Será colocada em ponto alto, uns 4m, porém distante. Terá perda de pressão?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Arthur Domingos
Arthur Domingos De Oliveira (Maceió, Alagoas) Arthur Domingos De Oliveira - há 8 meses

Sim, haverá perda de pressão contínua ao longo da tubulação, em virtude do atrito da água com as paredes do encanamento, então quanto mais longe do destino final, menor a pressão disponível para uma mesma altura de reservatório. Por outro lado, quanto maior a altura do reservatório, maior a pressão disponível para os pontos de tomada de água.

É importante ressaltar também que tubulações maiores (mais grossas) reduzem a perda de pressão ao longo de sua trajetória, propiciando uma maior pressão disponível ao equipamentos ligados à rede. é recomendado ao menos 1 m.c.a. (metro de coluna d'água) de pressão nos pontos de tomada de água para o funcionamento correto dos equipamentos. Para garantir que você terá pressão suficiente para a alimentação da casa é necessário conhecer mais detalhes da tubulação, como o material, o diâmetro nominal e o comprimento exato da tubulação entre o reservatório e a casa.

Caso a pressão disponível seja insuficiente, algumas soluções podem ser adotadas, como a instalação de uma bomba (booster), a substituição da tubulação por uma de diâmetro menor ou até mesmo a elevação do reservatório para uma cota (altura) maior. A definição da melhor solução para o seu caso passa pelo orçamento de cada um dos serviços, que podem variar de acordo com a disponibilidade de material e mão de obra na sua região.

Espero ter ajudado!

Responder
Adriano Amorim
Kjk Pinturas E Reformas (Rio de Janeiro Zona Sul, Rio de Janeiro) Kjk Pinturas E Reformas - há 8 meses

De serta forma é necessário começar com uma saída de 40 mm e com um suspiro de 40 mm.

Ao passar dos quatro metros vim reduzindo pra 32mm e au chegar na entrada da casa colocar um de 3 1/4

* Obs : o suspiro deverá passar uns 10 centímetros do nível da bóia da caixa !!!