Como acabar com a umidade das paredes e tetos?

Nao sei mais o que fazer para tirar a umidade das paredes e tetos de minha casa, o que vc sugere?

Como acabar com a umidade das paredes e tetos?

Nao sei mais o que fazer para tirar a umidade das paredes e tetos de minha casa, o que vc sugere?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Otaviano
Particular - há 7 anos

Olá Márcia, falaste em infiltrações, mas nãos disse se é em parde externa, interna ou laje de forro. Todas infiltrações tem solução, algumas bem mais difícil de solucionar por erro de construção e má aplicação do isolamento das vigas de baldrames/alicerces, sendo na maioria das vezes os erros principais são: impermeabilização d e apenas a parte superior da viga de baldrame, quando o correto seria as três faces, etc, sugiro consultar um técnico/engenheiro civil especialista em impermeabilização, a fim de evitar gastos desnecessários e sem solução do problema.

José Martins Azevedo
DRM Consultoria Sistema de Climatização & Sistema de Incêndio (São Paulo Zona Sul, São Paulo) DRM Consultoria Sistema de Climatização & Sistema de Incêndio - há 7 anos

Bom dia Srª Márcia, Hoje as infiltrações em em paredes de casas térreas nos grandes centros na maioria e pela impermeabilizações dos solos, ruas asfaltadas e quintais com pisos cerâmicos e as construções de casa geminadas e a falta de profissionais especializados para construções, no mercado existe muitos materiais que ajudam a reduzir as infiltrações tanto para aplicar durante o processo de construção com após a construção, que chamamos de manutenção preventiva as vezes com aplicações de Sika Top e Grafiato estas infiltrações ficam ate cinco anos sem ser percebidas. Em 2010 fui contratado para gerenciar a manutenção de um Resort em Rio Quente chegando la me deparei com varias infiltrações em prédios, chalés e bangalôs nos prédios havia muitos problemas hidráulicos e aplicação de material não compatível com a finalidade de uso, nos chalés e bangalôs estes vinham do solo, mas e uma região muito seca os espaços entra eles e ótimo após inspeções percebi a inclinação do terreno e o sistema de irrigação dos jardins. Nos chalés e bangalôs removemos o revestimento das paredes 1,50 de altura removemos a calçada em volta e o piso interno criamos um sistema de drenagem e utilizamos Sika Top nos pisos e paredes nas paredes antes da pintura final aplicamos camadas de Igoflex. Este ano estamos com um cliente que sua casa estava com varias infiltrações sua casa e geminada após abrir uma das paredes verificamos vários pontos criamos uma drenagem e uma parede com placas cimenticia pintadas com Sika Top.

Infiltrações requer manutenções constantes.

Responder
Weigert  Andrade Amorim
Construções E Manutenção Em Geral (Ribeirão Pires, São Paulo) Construções E Manutenção Em Geral - há 7 anos

bom dia , não existe resposta correta sem antes fazer uma avaliação do local , pois existem varias possibilidades de resposta. aconselho levar um bom pedreiro ao local , as vezes com um profissional o trabalho seja executado com melhor eficiencia.

Responder
Manuel Alves Paiva
Construçoes Em Geral, Reformas E Ampliaçoes, (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Construçoes Em Geral, Reformas E Ampliaçoes, - há 7 anos

DEPENDE, SE SUA LAJE ESTA COBERTA DEVE SE APEGAR A VERIFICAÇÃO DO PORQUÊ ESTA INFILTRANDO, SE ESTIVER DESCOBERTA DEVE-SE FAZER UMA BOA IMPERMEABILIZAÇÃO NA MESMA, JA SOBRE AS PAREDES DEVE VERIFICAR SE AS MESMAS ESTÃO COM REBOCO TANTO INTERNO QUANTO EXTERNO DE BOA QUALIDADE SEM FISSURAS E VERIFICAR DUREZA E ADITIVOS DAS MESMAS, BT TDS.

Responder
Agnaldo Pedrosa Filho
Particular - há 7 anos

Bom dia Sra. Márica. Também concordo com o colega Rodrigo Camargo. Quando se fala de infiltração, seja ela qual for, é necessário uma vistoria minuciosa. Aconselho acionar um profissional qualificado, em sua região, para efetuar a referida vistoria e após isso receber a devida orientação. Hoje em dia existem vários tipos de produtos e cada um é para um caso específico. Boa sorte

Denilson Maciel

Bom dia Márcia, o amigo Rodrigo Camargo falou tudo, procure um profissional qualificado perto de você e o mesmo fará um análise nas condições que se encontra esse problema, e sua respectiva solução.

Não sei sua região mas se estiver perto é só me ligar, bom final de semana até lá...

Responder
Rodrigo Camargo
Arquiteto Rodrigo Camargo (Ourinhos, São Paulo) Arquiteto Rodrigo Camargo - há 7 anos

Bom dia Sra. Marcia, existem vários fatores que podem causar as famosas umidades, primeiro ponto a ser analisado é se há algum vazamento de encanamentos ou infiltração de águas de chuva, nas paredes externas fissuras no reboco podem ser pontos de infiltração deve-se fazer o tratamento nas paredes aplicando um impermeabilizante, as vezes só o grafiato já ajuda nisso.

Na parte interna deverá remover toda massa corrida que estiver úmida, deixar ventilar para que a umidade saia para fora, após aplicar novamente massa corrida e pintar.

Umidade no teto é corriqueira em banheiros, devido o vapor as vezes pouca ventilação, no caso de apartamentos pode ser vazamentos do apartamento superior, no caso de casas aconselha-se verificar o telhado, se há telhas quebradas se há algum ponto para calafetar ou impermeabilizar.

A umidade é terrível para a saúde, trazendo vários problemas como sinusite rinite, as famosas ites , é aconselhável resolver o quanto antes, pois com o tempo ela prejudica o reboco que começa a esfarelar e ficar fraco.

Aconselho contratar uma empresa ou profissional da sua região que tenha experiência nestes casos, não é um bixo de 7 cabeças, mas é preciso que a pessoa tenha paciência em analisar e eliminar todos os pontos de infiltração antes de finalizar com a pintura.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Marcia, bom dia!

Sem mais detalhes fica difícil te ajudar, se é casa ou apartamento, se a umidade é proveniente do exterior, tais como chuva ou vazamento da tubulação hidráulica ou se é condensação do ar devida ao grau de variação diária da temperatura e sua residência é pouco arejada e não sofre insolação necessária. Mas sempre é bom consultar um engenheiro civil. A CKS Consultores poderá fazer isso.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil