O que devo levar em consideração ao fichar com empresa orçamento ?

Estou recebendo orçamentos, e gostaria de saber quais critérios devo seguir para fazer a contratação, devo pegar o mais barato e que eu não senti confiança ou o que me mostrou uma obra realizada porem é bem mais alto o valor do orçamento.?

O que devo levar em consideração ao fichar com empresa orçamento ?

Estou recebendo orçamentos, e gostaria de saber quais critérios devo seguir para fazer a contratação, devo pegar o mais barato e que eu não senti confiança ou o que me mostrou uma obra realizada porem é bem mais alto o valor do orçamento.?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 6
Joaquim Merces de Moura
M2 - Soluções Em Eletrica, Manutenção E Automação (Campinas, São Paulo) M2 - Soluções Em Eletrica, Manutenção E Automação - há 8 anos

João, além dos orçamentos sempre procure por informações e referências, independente de ser uma empresa ou prestador de serviço, eu aconselho à você sempre ao invés de um cliente, 2 ou mais, afinal muitas das vezes você pode estar diante de algum parente ou amigo do individuo e com relação ao custo barato x caro... duvide dos dois, já aconteceu tantos dos prestadores mais ou mais caros abandonarem obras. Assim como te cobram referências quando você pede dinheiro em alguma instituição, faça o mesmo, pois é o seu dinheiro...

Responder
Marcello Rodrigues De Souza

Caro João Eduardo da Silva Neto, você deve levar em consideração várias coisas, a primeira é a diferença entre valores, se houver muita discrepância desconfie, outro fator que deve levar em conta é a garantia, se a empresa oferecer garantia do serviço prestado em contrato isso é positivo, outra coisa procura uma empresa, possuir um CNPJ é bom pra você fazer uma pesquisa tanto no PROCON como em cartórios. Não se deixe levar por promessas de prazos mágicos e impossíveis nem por preços muito baixos isso geralmente é golpe. Quando tomar a decisão por quem executar a reforma peça referências com nomes e telefones, ligue e pergunte tudo que causar dúvidas ou suspeitas. Se precisar estou a disposição e para você saber a Belgrado oferece garantia de 2 a 5 anos. Grato, Marcello Rodrigues.

Responder
Otávio Araújo
Elite Controle de Pragas (Londrina, Paraná) Elite Controle de Pragas - há 8 anos

Faça quantos orçamentos achar necessário, peça referências, verifique a qualidade dos produtos utilizados pela empresa, utilize essa ferramenta maravilhosa que é a internet para procurar saber mais sobre as empresas que lhe enviaram as propostas, exija nota fiscal e faça um contrato.

Quando a relação cliente/fornecedor é feita de forma transparente, dificilmente vai gerar problemas.

Responder
Carlos Alberto Correia Salgueiro
Carlos Alberto Pintura Residencial (Peruíbe, São Paulo) Carlos Alberto Pintura Residencial - há 8 anos

Peça 3 orçamentos..Compare ..Veja descriçao de serviços,materiais.Prazos teoricos .Peça telefonesclientes.

Secontratar profissional autonomo exiga cnpj , como microempresário ele tem responsabilidades juridicas . Faça contrato

Responder
Júlio César Salgado Cavalcante
Santana Cavalcante Engenharia Ltda (Salvador, Bahia) Santana Cavalcante Engenharia Ltda - há 8 anos

Muitas vezes não temos idéia do valor de um serviço. Então solicitamos pelo menos dois orçamentos para termos idéia. Só que o que deveria nos solucionar o problemas pode nos deixar mais em dúvida ainda. Ocorre quando um orçamento é muito maior que o outro. Primeiro temos que verificar se o orçamento fornecido contempla todos os materiais necessários para execução de todo o serviço (caso queira desta forma) e se os serviços orçados são todos os necessários para a conclusão da obra. Os orçamentos tem que ter os mesmos parâmetros para você poder comparar.

Feito isso, o segundo passo é verificar as referências de cada um. Ligar para clientes deles (pelo menos dois) é importante. Perguntas como: "Os serviços foram bem executados?", "Concluiram no prazo?", "Houve aditivo de valor nos serviços? Qual o motivo?", "Os materiais foram de boa qualidade?". É importante verificar se os prestadores de serviço são Empresa ou profissionais individuais. Equipe de profissionais provavelmente tenha um preço mais em conta, porém podem não ter como dar a garantia dos serviços judicialmente, já que os serviços são executados por vários profissionais. Uma empresa poderá garantir os serviços contratualmente. Desta forma a assinatura de um contrato em ambos os casos é impressindível.

Pra serviços de engenharia mais complexos é importante ter uma empresa de engenharia a frente com um Engenheiro Civil. Além de ter um profissional competente a frente, tem-se alguem que responte judicial/criminalmente pelos serviços.

Finalmente, nunca pagar 100% do valor dos serviços antes da conclusão, deixando sempre um valor pro final.

Responder
Humberto Corrêa
PGO Planejamento, Gestão e Obras (Niterói, Rio de Janeiro) PGO Planejamento, Gestão e Obras - há 8 anos

Boa noite João Eduardo.

Além das orientações acima, recomendo que elabore uma planilha com quantitativos individualizados de todos os serviços que serão executados.

Evite valores que não possam ser quantificáveis, identificados como verba.

Tenha a metragem de tudo.

Após conseguir esta planilha peça a seus fornecedores que apresentem seus preços a partir dela.

Evite valor global com descritivo dos serviços que serão realizados.

A planilha deve ainda constar de serviços que não fazem parte da obra especificamente, como limpeza diária, locação de ferramentas, alimentação, transporte, comunicação, EPI's, uniforme e o lucro do fornecedor.

Assim terá condição de comparar "banana" com "banana".

Tendo necessidade estou a disposição para novos esclarecimentos.