Quais obras precisam de responsável técnico?

Obra para troca de tubulação de água quente em banheiro de um apartamento pode ser feito sem responsável técnico? Existe obrigação de ART nesse tipo de obra? Tem um

Vazamento no banheiro e os canos serão trocados. O encanamento antigo é de cobre e querem colocar canos de pvc somente na parte da unidade (os canos do predio continuarao de cobre)

Quais obras precisam de responsável técnico?

Obra para troca de tubulação de água quente em banheiro de um apartamento pode ser feito sem responsável técnico? Existe obrigação de ART nesse tipo de obra? Tem um

Vazamento no banheiro e os canos serão trocados. O encanamento antigo é de cobre e querem colocar canos de pvc somente na parte da unidade (os canos do predio continuarao de cobre)

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Isaac Anselmo
América Construções, Projetos e Engenharia (Barueri, São Paulo) América Construções, Projetos e Engenharia - há 2 anos

Olá prezada Rosana, como vai você? Desejo encontrá-la bem!

Reitero o que pontuou o colega Eng.º Julio Cesar Dos Santos e saliento que não seguir as NBR's (Normas Brasileiras) constitui crime passíveis de sanção penal, multa e até (em casos mais graves) embargo da edificação.

Observo também que se essa tubulação for "embutida" ou requerer um volume de água superior ao estipulado no projeto inicial, poderá interferir na integridade estrutural da residência ou condomínio (se o for) e diante disso caberá ao profissional citado fazer essa análise e apresentar suas considerações em um parecer técnico.

Não faço essas considerações para lhe por medo mas, pelo contrário, tranquiliza-la quanto aos procedimentos mais adequados para evitar dissabores e ou custos adicionais desnecessários.

Meus cumprimentos e qualquer outra dúvida ou necessidade estamos a disposição para atendê-la no que tange uma edificação confortável e segura.

Responder
Julio Cesar dos Santos
Eng.º Julio Cesar Dos Santos (Sorocaba, São Paulo) Eng.º Julio Cesar Dos Santos - há 2 anos

Boa tarde Prezada Rosana!

Todo serviço de Engenharia precisa de um Profissional capacitado e habilitado pelo seu Conselho de classe, ou seja um Responsável técnico, podendo ser um Engenheiro(a) Civil que irá acompanhar e emitir uma ART ( Anotação de Responsabilidade Técnica devidamente registrado no CREA, ou um Arquiteto(a) que irá emitir uma RRT ( Registro de Responsabilidade Técnica, devidamente cadastrado no CAU. Inclusive para execução de reformas prediais, é obrigatório a elaboração de um Plano de Reforma e emissão de ART ou RRT do Responsável Técnico, atendendo assim o que determina as exigências da NBR 16.280.

Apesar de parecer inicialmente mais custoso executar o acompanhamento com um profissional, é muito mais seguro e confiável ter um profissional que consiga atender as necessidade com respaldos técnicos.

Espero tê-la ajudado com o exposto acima, e estamos a disposição para quaisquer dúvidas e esclarecimentos, e também a disposição para atendê-la.

Responder
Rosana
Particular - há 2 anos

Bom dia Julio Cesar, muito obrigada pelos esclarecimentos.

A obra foi executada sem responsável técnico e colocado canos de pvc no lugar.

Após a obra o aquecedor a gas começou a apresentar defeito.

Pode ter ligação com a mistura de materiais dos canos?

Obrigada

Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: Depende do estatuto do condominio, mas geralmente se faz obrigatoria a emissão da ART e o acompanhamento de um profissional responsavel...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Juarez
Creek Engenharia E Projetos (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Creek Engenharia E Projetos - há 2 anos

O ideal é que qualquer obra realizada tenha um responsável técnico, mesmo que não seja para elaboração de ART (Anotações de Responsabilidade Técnica), pois ele saberá lidar com a especificidades da disciplina com necessidade de serviço, como por exemplo no caso do seu serviço de tubulação, você precisa de uma sondagem para encontrar o vazamento, ver se tem algum risco patológico, onde a tubulação ficou comprometida, por que a tubulação gerou esse vazamento, fazer a impermeabilização para a área úmida, ver se o posicionamento das tubulações estão corretos, ou não, entre outros problemas ou correções necessários em obra.

Vale salientar uma observação sobre o seu serviço, em caso de apartamentos são exigidos as ART's sim, pois o condomínio precisa de averbação técnica que a obra executada não influenciará a estrutura e a integridade de outros apartamentos e em caso de casas não há necessidade de ART, porem o acompanhamento é necessário para que futuramente não haja novos problemas com sua tubulação.

Apesar de mais oneroso fazer com o acompanhamento é mais seguro e confiável ter um profissional que consiga atender as necessidade com respaldos técnicos.

Espero ter te ajudado com sua duvida qualquer coisa estamos á disposição para atende-lo.

Responder
Rosana
Particular - há 2 anos

Bom dia Juarez, muito obrigada pelos esclarecimentos.

A obra foi executada sem responsável técnico pois o condomínio não exige. E foram colocados canos de pvc no lugar de parte dos de cobre.

Após a obra o aquecedor a gas começou a apresentar defeito.

Pode ter ligação com a mistura de materiais dos canos?

Obrigada