Como fazer estrutura de laje para suportar cargas pesadas?

Olá, não tenho conhecimento algum sobre a causa, mas preciso fazer uma estrutura para suportar uma van de aproximadamente 3 mil kg. Como calcular uma laje para suportar esse peso? Preciso de ajuda neste projeto para toda a estrutura.

Como fazer estrutura de laje para suportar cargas pesadas?

Olá, não tenho conhecimento algum sobre a causa, mas preciso fazer uma estrutura para suportar uma van de aproximadamente 3 mil kg. Como calcular uma laje para suportar esse peso? Preciso de ajuda neste projeto para toda a estrutura.

4 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 1
Valdemir Nogueira Chagas

Erick, bom dia!

Laje é apenas um dos elementos que compõe a estrutura de uma edificação, portanto falar em dimensionar somente a laje não tem sentido.

Como você mencionou que a laje seria para suportar o peso de um veículo com aproximadamente 3.000 kg, num raciocínio simples, se este veículo possui 4 rodas, significa que cada roda transmite a carga de 750 kg, pontuais, ao permanecer estacionada sobre a laje. A laje por sua vez deve estar apoiada sobre vigas, o que significa que cada viga receba além da carga do veículo a carga do concreto da própria laje. E as vigas transmite essa carga para os pilares existentes, que por sua vez repassa todo o peso para fundações, as quais transmite toda carga para o terreno.

Em suma, contrate um engenheiro civil para desenvolver o cálculo estrutural dessa edificação.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS -Engenheiro Civil

Responder
Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: Deve-se contratar um engenheiro para fazer toda a analise de solo, e de demais cargas para dimencionar toda a estrutura, inclusive a laje

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Rodrigo de souza
Roso Engenharia (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Roso Engenharia - há 2 anos

Bom dia, Erick, tudo bem?

Sobre a tua dúvida, isso depende da utilização (residencial, industrial, comercial, ...) e quais os vãos a "vencer", mas é bem simples de executar com laje pré moldada o que reduz bastante a utilização de madeira, pois não é necessário a utilização de formas, serão necessárias apenas formas nas bordas externas e vão de escadas e madeiras para escoramento conforme o colega Diones afirma acima.

Não esqueça, altura de laje, concreto e aço a utilizar deve ser definido por um engenheiro calculista. Segurança em primeiro lugar.

Entre em contato para realizar um orçamento,

Abraço

Rodrigo

Responder
Diones David Alves Da Silva

Pontaletes e taboa de 30 centímetros com distância de um metro cada pontalete ok

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região