Como melhorar imóvel acometido por enchente?

Bom dia! moro em um imovel que e acometido por enchentes de verao. Faço algumas melhorias mas devido a estes eventos, a pintura e até a umidade nao sao liquidadas. Estava pensando em reformar de uma maneira que ficasse clean, moderno e preparado para este tipo de problemas. Desculpe a ignorancia, mas qqr ideia seria bem vinda. so nao posso subir a casa por ser de herdeiros.

Como melhorar imóvel acometido por enchente?

Bom dia! moro em um imovel que e acometido por enchentes de verao. Faço algumas melhorias mas devido a estes eventos, a pintura e até a umidade nao sao liquidadas. Estava pensando em reformar de uma maneira que ficasse clean, moderno e preparado para este tipo de problemas. Desculpe a ignorancia, mas qqr ideia seria bem vinda. so nao posso subir a casa por ser de herdeiros.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Antonio Manoel da V souza Manoel
Antonio Manoel (Salvador, Bahia) Antonio Manoel - há 4 anos

Bom dia sra. Janaina,

Gostaria em contribuir para a solução do problema, seria interessante que enviasse fotos da fachada da residencia e uma foto panorâmica da via pública, mas vou me antecipar; provavelmente o imóvel encontra-se próximo de rio/riacho ou canal, a princípio o sistema de drenagem da rua deve está subdimensionado, não atendendo o escoamento necessário das chuvas de verão, que geralmente vem com forte precipitações pontuais (grande volume). oriento que a tratativa deva ser tomada na fonte (solicitar ao órgão público que realize obra no tocante a ampliação das galerias). segundo ponto, como não há condições de elevar o piso da residência conforme a sra.relatou, poderemos opinar ''caso haja espaço no terreno'' construir sistema de escoamento na área do tereno com construção de drenagem profunda que consiste em escavação de canaletas de seção retangular com tampa metálica ou em concreto, direcionando para cota mais baixa favorecendo para o fluxo da água pluvial a um sumidouro, ressalto que este solo deve ter característica de boa infiltração evitando assim acúmulo desta água.

Caso este solo seja impermeável podemos sim logo em seguida a estiagem retirar esta água acumulada com bomba de recalque para a rede pública. Espero ter contribuido.

Responder
Particular - há 4 anos

R: Se uma bomba de recalque funcionasse seria ideal e barato

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.