Posso puxar tomada do fio 6 mm que liga a bomba da piscina?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Eneger Soluções
Alfasolution Energia Solar (Vila Velha, Espírito Santo) Alfasolution Energia Solar - há 1 mês

Ola Izael Stockchinheider,

há uma etiqueta no motor de bombeamento que pretende colocar para funcionar com informações de potencia, com estas informações de voltagem e amperagem é possivel calcular a espessura necessaria, mas 6mm parace ser ideal para o que pretende. Não se esqueça de antes realizar a instalação, inserir dispositivos de segurança eletrica como dijuntores e aterramento para preteger sua instalação.

a disposição

Alinaldo

Responder
Neymard Antonio Silva
Neymard (Sorocaba, São Paulo) Neymard - há 1 mês

Prezado Izael,

os circuitos destinados à alimentação de motores devem ser exclusivos, com fiação e proteção elétrica distintos. As razões para isso são as seguintes:

1) No momento da partida da bomba, a corrente percorrida pela fiação que alimenta o motor é da ordem de 6 a 7 vezes a corrente nominal. Neste instante, a queda de tensão que dela resulta poderá provocar o desligamento de alguns aparelhos mais sensíveis que estiverem ligados na tomada, como, por exemplo, televisores. Isto será tão mais grave quanto mais próximo a tomada estiver do motor. Por outro lado, quando a bomba desligar, poderá ocorrer o inverso, ou seja, uma sobretensão na tomada que poderia, no limite, danificar os aparelhos ligados nela.

2) O disjuntor que alimenta o motor da bomba, se estiver corretamente dimensionado, deverá protegê-lo contra sobrecargas e também proteger a instalação contra curtos-circutos que ocorram a jusante dele. Se você instalar a tomada também a jusante, ou seja, depois do disjuntor e antes do motor, os aparelhos ligados na tomada serão contabilizados, pelo disjuntor, como uma carga adicional. Isso significa que ele poderá vir a desligar tanto a bomba quanto a tomada sem que tenha havido, necessariamente, uma sobrecarga.

Sendo assim, embora seja tecnicamente possível, não recomendo que você faça tal ligação. É preferível que você ligue a tomada nos circuitos previstos para isso, de acordo com a disponibilidade da sua instalação. Caso não haja tal disponibilidade, então recomendo que consulte um especialista para ajudá-lo a encontrar a melhor solução.

Eng. Neymard Silva

Responder
Ulisses
Nova Moda (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Nova Moda - há 1 mês

O fio para a tomada de uso geral de uma bomba de piscina pode ter uma seção de 4 mm², dependendo das características da rede elétrica. O fio para extensão elétrica mais usado é o cabo do tipo PP de 2,5 mm², mas tudo depende dos usos que você fará da extensão.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região