Posso retirar uma coluna da frente da garagem?

Olá, tenho uma coluna entre o portão social e portão de carros, porém ela está destacando pedaços e esfarelando (OBS: essa coluna vai apenas até a primeira laje)

Gostaria de saber se posso retirar ela, para levar o porto para o lado e também aumentar ele, pois a garagem é diagonal.

Posso retirar uma coluna da frente da garagem?

Olá, tenho uma coluna entre o portão social e portão de carros, porém ela está destacando pedaços e esfarelando (OBS: essa coluna vai apenas até a primeira laje)

Gostaria de saber se posso retirar ela, para levar o porto para o lado e também aumentar ele, pois a garagem é diagonal.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Milton Birman
Mbirman Engª e Construções S/c Ltda (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Mbirman Engª e Construções S/c Ltda - há 3 meses

Para que se possa remover esta coluna, em primeiro lugar ter em mãos o projeto estrutural do predio para ter condições ou não de sua remoção, que em caso de positivo se fara necessario projeto estrutural modificativo com o devido reforço

Responder
Marcelo Langeani
Eng Marcelo Langeani (São José dos Campos, São Paulo) Eng Marcelo Langeani - há 3 meses

Toda alteração nos elementos estruturais deve ser acompanhada de um profissional habilitado. Na foto apresentada percebe-se que o pilar suporta carga de pavimento superior. Sua remoção pode ser feita, entretanto deverá ser feito o reforço ou inclusão de outros pontos de apoio.