Precisa fazer sapata para uma varanda em telha cerâmica?

Vou fazer uma varanda (churrasqueira e garagem) coberta. Terá 80m2, sendo 20x4. Será telha cerâmica esmaltada. O construtor quer cavar e fazer sapatas nos cantos (divisa com vizinhos) e pilares de concreto a cada 3m. É necessário mesmo tudo isto? Só pilares simples (sem sapatas) não suporta? Só pilares e vigas de madeira aguenta? Muito obrigada!

Precisa fazer sapata para uma varanda em telha cerâmica?

Vou fazer uma varanda (churrasqueira e garagem) coberta. Terá 80m2, sendo 20x4. Será telha cerâmica esmaltada. O construtor quer cavar e fazer sapatas nos cantos (divisa com vizinhos) e pilares de concreto a cada 3m. É necessário mesmo tudo isto? Só pilares simples (sem sapatas) não suporta? Só pilares e vigas de madeira aguenta? Muito obrigada!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 1
Rubens Tank

Bom dia Cintia, tudo bem?

A finalidade da sapata é proporcionar segurança para os habitantes da residência e para a própria habitação. A carga é que vai definir qual tipo de reforço deverá ser aplicado, se sapata, radier, bloco etc. A composição e compactação do solo é também um fator a ser avaliado. Prezada Cintia, o engenheiro quer lhe proporcionar segurança, aceite a segurança que lhe deseja oferecer. Em havendo dúvida, busque auxílio, com este espaço com o qual estamos oferecendo neste app. Desejo que tenha uma edificação bem construída e sobretudo, segura.

Responder
Eqplan Construções e Reformas

Olá, bom dia. Pode usar pilar de concreto ou madeira. Basta que seja calculada para suportar a carga conforme a resistência de cada material. O espaçamento a cada 3m está suficiente. Será necessário fazer um alargamento na base do pilar para melhor distribuição da carga, ou seja, tem que ter a sapata.

Responder
Jaime Da Silva Ferreira Silva

Bom dia,de toda forma vai ter que cavar sapatas,pra pila de concreto sapata 40 por 40, pra madeira sapata 30 por 30,com fundiram de 40 a 50 centímetros.

Obs sapata de vergalhão será necessário radie, madeira vai chumbar ela dentro da Sabata junto com concreto

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de pedreiros na sua região