Preciso tirar alvará na prefeitura para trocar o estuque por laje?

Boa tarde, comprei um imóvel residencial antigo na região da Penha. O imovel tem telhado e estuque, para trocar por laje preciso tirar alvará?

Preciso tirar alvará na prefeitura para trocar o estuque por laje?

Boa tarde, comprei um imóvel residencial antigo na região da Penha. O imovel tem telhado e estuque, para trocar por laje preciso tirar alvará?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 1
Pedro Jorge de Paiva Codá

Sim, caro cliente. Você estará trabalhando com partes estruturais do imóvel. Não sei como é o telhado mas para retirar o estuque e construir a laje você fatalmente necessitará de remover o telhado, gerando entulho, segurança de empregados e responsabilidade técnica com emissão de RRT. Portanto necessitará sim de licença de obra. O melhor é entrar em contato com a Prefeitura local.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Sim... precisará de um alvará de reforma com a ART;

A disposição;

LUArq Arquitetura e Design

Humberto,

Pelas leis atuais, toda e qualquer reforma você precisa ter um alvará de reforma na prefeitura e um responsável técnico, que pode ser um arquiteto ou engenheiro, com a emissão da ART que é a "anotação de responsabilidade técnica".

Só assim não correrá risco de ter a sua obra embargada e multada.

Qualquer duvida ou auxílio, estamos a disposição.

Luiz Uriarte

Responder
Cosme José Almeida de Souza
Cosme José Instalaçoes Hidraúlicas, Elétricas & Reformas em Geral (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Cosme José Instalaçoes Hidraúlicas, Elétricas & Reformas em Geral - há 6 anos

A resposta é essa só o engenheiro que pode lhe dá essa resposta porquer para adquiri uma documentação dessa natureza dá trabalho e tem que conhecer os caminhos próprio para se agir o engenheiro é a função dele,só ele que pode dar o valor para realizar esse tipo de trabalho para o senhor eu aguardo um contatato seu!

Responder
Helios Alencastro
Helios Alencastro Arquitetura (Brasília, Distrito Federal) Helios Alencastro Arquitetura - há 6 anos

Humberto, bom dia.

Toda reforma precisa de alvará, para tanto você precisará contratar um projeto estrutural, até mesmo porque se a casa tem estuque provavelmente a estrutura da mesma não esta pronta para receber a carga da laje, o engenheiro que fará este projeto te indicara se é ou não preciso fazer o reforço da estrutura. Após o projeto, será necessário o acompanhamento técnico, que pode ser feito por arquiteto ou engenheiro

Responder
Bruno Silva
BRN Engenharia Civil (São Paulo Zona Leste, São Paulo) BRN Engenharia Civil - há 6 anos

Olá, Humberto. Tudo bem?

Toda e qualquer reforma você precisa ter um alvará de reforma na prefeitura e o acompanhamento técnico de um engenheiro com a emissão da ART que é a "anotação de responsabilidade técnica" que ele emite no Conselho de Engenharia, assim você fica resguardado, caso contrário, correrá risco da sua obra ser embargada e multada.

Espero ter esclarecido, qualquer outra dúvida fico a disposição.

Bruno da Silva

Engenheiro Civil

BRN Engenharia Civil