É normal um prédio de 2 pavimentos tremer?

é normal prédio de 2 pavimentos tremer ás vezes?

É normal um prédio de 2 pavimentos tremer?

é normal prédio de 2 pavimentos tremer ás vezes?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 2
Kleber Felipe Alves Siqueira

Depende da intensidade e frequência desse balanço. Mesmo a estrutura sendo estática (parada), os materiais sofrem deformações por diversos fatores sejam eles vento, estabilidade do solo, sobrecarga da estrutura, o balanço deve ser monitorado e ver se apresentam algum tipo de patologia como fissuras/trincas em alvenarias, vigas e pilares, para que possamos ser mais assertivos se a estrutura está sofrendo algum dano ou se é somente por influencia de fatores externos e variáveis.

Responder
Erisvelde Arão Estrela ARÃO ESTRELA

Toda construção movimenta principalmente lajes, ate mesmo para ter estabilidade, quando não há movimento a tendência e trincar, se começar a aparecer trincas muito largas o certo é contratar um profissional habilitado para dar um diagnostico para evitar maiores prejuízos .

Particular - há 5 anos

R: Normal não é, mas podem ocorrer casos devido a vibração do entorno que não foram previstas nas fundações, para analisar se há risco somente uma visita técnica no local...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Particular - há 4 anos

R: Deve-se analisar o sistema estrutural e o dimensionamento

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Tatiane Rodrigues
Presença Construções (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Presença Construções - há 5 anos

E completamente normal, pois a mobilidade dos edifícios é necessária para que, durante a ação de vento muito forte, a estrutura não seja danificada. Os projetos adaptam as tubulações e a estrutura para que sejam capazes de ceder levemente à ventania. É assim que se evitam rachaduras, por exemplo.

Contudo caso isto esteja ocorrendo de maneira anormal e fora do que foi projetado e necessário uma avaliação técnica inloco de um engenheiro civil, para identificar suas causas e tratar de maneira adequada a conjuntura dos problemas e desta forma evita-los.

A Presença Construções conta com time de especialistas multidisciplinar para atender e solucionar diversas situações na construção civil aos nossos clientes, entre em contato e agenda um visita de um técnico.

Responder
Orlando Paulo de Sá Freitas

infelizmente esse problema é normal e tem direta relação com os meios externos do projeto, sendo assim o Arquiteto e Engenheiro devem trabalhar em conjunto para eliminar as variáveis e tentar diminuir o máximo possível o tremor que pode ocorrer em edifícios futuros.

Responder
Gustavo Henrique Souza

Sim é normal, quando é feito o projeto estrutural é calculado algumas variáveis aonde pode ser considerado este tipo de movimentação. Um exemplo é a movimentação em pontes e viadutos, quando você esta dentro de um veiculo parado em cima de um destes tipos de super estruturas é possível perceber a constante movimentação da estrutura, isto acontece devido a frenagem e aceleração dos veiculos, a ação do vento no caso de pontes também a foça da correnteza.

No caso de um prédio alguns destes fatores também influenciam nessa movimentação, oque se deve ter atenção é se com o passar do tempo esta aparecendo algum tipo de patologia na estrutura do prédio.

Responder
Loesler
Construnorte Mestre De Obras, Pedreiro... (Senador Guiomard, Acre) Construnorte Mestre De Obras, Pedreiro... - há 5 anos

Sim, dependendo do módulo de elasticidade da estrutura é também dos fatores naturais, excepcionais é do peso próprio da estrutura. Por exemplo: Nessa época de inverno é comum o solo estar mais "flexível" é juntamente com o peso próprio da estrutura pode gerar esses tremores que chamamos de módulo de elasticidade. Temos que observar as patologias, pois é necessário fazer um laudo técnico da estrutura para poder avaliar cada fator influenciador dessas patologias. Pois se a estrutura se deformar significa que o módulo de elasticidade está muito alto ou rígido de mais.

Responder
Gustavo Rocha Sandre Sandre

E normal sim dependendo do fluxo de transito por caminhões pesados.

Responder
Juliana
Particular - há 4 anos

Moro em uma rua (decida) onde descem muitos ônibus em altas velocidades e toda vez que passam o prédio treme mas da pra perceber mas no período da noite. Tem perigo? As vezes estou lá no quinto (e último andar) e sinto tremer

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção de edificios na sua região