O que fazer a respeito de uma obra com defeitos?

E quando vc contrata profissionais capacitados ( três) e sua reforma tem muitos defeitos.

Ana Lúcia
Ana Lúcia perguntou sobre
Reformas Imóveis
Há 11 meses

O que fazer a respeito de uma obra com defeitos?

E quando vc contrata profissionais capacitados ( três) e sua reforma tem muitos defeitos.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Respostas úteis 1
Jussara Arruda Machado
Jussara Arruda Machado respondeu... Empreiteira Cba (José Bonifácio, São Paulo) Empreiteira Cba - há 11 meses

Bom dia, todo profissional que se preza tem que se responsabilizar pelo que se faz. Vc pode pedir a um mestre de obras uma avaliação e chamar os responsáveis para conversar, ou tomar outras providências.

marcos felix
marcos felix replicou... Construção, Reformas E Manutenção Em Geral (Santana de Parnaíba, São Paulo) Construção, Reformas E Manutenção Em Geral - há 11 meses

acho que você deveria contratar alguém com referência melhor ainda se tiver cnpj, mas a correção deve ser feito por outro profissional já que o serviço não prestou os reparos ficam piores, depois esse alguém tem que lhe mostrar como será feito para corrigir o mesmo... caso você perceba que ele não disse porque o erro e como vai corrigir foge porque é mais um de tantos.

Consed Engenharia e Manutenção Predial Ltda

Você menciona profissionais capacitados e que apresentaram resultado insatisfatório? Como classifica a capacitação dos profissionais. Refere-se a profissionais especializados ou executores indicados, sem responsáveis técnicos? Se teve a assistência de profissionais técnicos especializados, pode acionar o Conselho Regional do profissional (CREA no caso de engenheiro ou CAU, para arquitetos) ou utilizar-se dos direitos constantes no Código de Defesa do Consumidor, a que todos estamos submetidos, pela prestação de serviços.

Leandro Cabral
Leandro Cabral respondeu... Otima Engenharia (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Otima Engenharia - há 11 meses

Se todas as formas de acordo amigáveis estiverem esgotadas, sugiro entrar com uma ação na justiça (dependendo do valor pode entrar no juizado especial cível, não paga nada e o processo corre rápido). Esses profissionais tem que lhe dar garantia de 5 (cinco) anos pelos serviços prestados, alem de todas as prerrogativas do código de defesa do consumidor. Não fique com esse prejuizo!.

Da próxima vez procure referências, consulte toda a documentação legal da empresa e sempre faça um contrato.

Precisando de ajuda estamos a disposição!

André Souza
André Souza respondeu... Solar Construções e Reformas (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Solar Construções e Reformas - há 11 meses

Muitas vezes os contratantes contratam pessoas sem capacidade de fazer nenhum tipo de serviço só para pagar menos e no final acaba assim...

Contrate uma empresa com referencias

Ana Camila
Ana Camila replicou... Particular - há 11 meses

Bom dia André,

Pedimos que siga as instruções da caixa de resposta onde esta especificado que não está permitido incluir dados de contato, seja por escrito ou através de imagens:

"Não está permitido incluir telefones de contato, e-mails ou links à páginas web externas neste espaço, este campo será revisado e excluído".

Atenciosamente,

Equipe habitissimo

Luiz Henrique de Paula
Luiz Henrique de Paula respondeu... Cca Arquitetura (Guaratinguetá, São Paulo) Cca Arquitetura - há 11 meses

Existem vários fatores a serem levados em conta.

Que tipo de defeitos sua obra apresenta? É defeito de execução? De projeto? De funcionalidade? Se for de funcionalidade ou projeto, deve-se procurar o arquiteto que elaborou o projeto, conversar e tentar resolver o problema amigavelmente. Se for de execução, deve-se procurar quem construiu, levando como assessoria o arquiteto autor do projeto ou outro arquiteto que você queira contratar. Quem construiu deve dar 5 (cinco) anos de garantia e qualquer problema que aparecer nesse período deve ser consertado às custas dele. Se nada der certo de forma amigável, pode-se entrar na justiça para a resolução do problema. Esse processo todo, exige a posse do número de registro dos profissionais envolvidos (CAU/CREA) e as devidas responsabilidades técnicas recolhidas (ART/RRT). Porém, se quem construiu não for uma empresa de construção cm engenheiro ou arquiteto como responsável, for um empreiteiro autônomo (PJ), ou pior, um "bom" pedreiro indicado, fica bem mais difícil resolver a situação, pois esses profissionais não têm respaldo técnico legal para responder dependendo do problema. Se precisar de mais alguma informação, entre em contato e ficarei feliz em tentar responder.

Valdemir Nogueira Chagas

Ana Lucia, boa tarde!

Profissionais capacitados são aqueles que podem, de alguma forma, te dá garantias legais. Assim como engenheiros e arquitetos, que emitem ART ou RRT.

"Consumidor proteja-se sabendo os seus direitos e cumprindo seus deveres. Exija o documento do seu engenheiro com a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) recolhida no CREA. Instituída pela Lei nº 6.496/77, o documento caracteriza legalmente os direitos e obrigações entre profissionais do Sistema CONFEA/CREA e contratantes de seus serviços técnicos, além de determinar a responsabilidade profissional. Ela é sua garantia, de que pagas e contratas um serviço justo".

Veja os dois gráficos abaixo.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

2 fotos
Otacilio Campos
Otacilio Campos respondeu... Otacilio Honório Empreiteira de Mão-de-obras (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Otacilio Honório Empreiteira de Mão-de-obras - há 11 meses

Boa tarde sr Ana lúcia.Esta pergunta da pano pra manga, vc vai ouvir a diversidades de opiniões, todas indicando o mesmo horizonte, exemplo: falha no projeto, falha na execução, o executor não era profissional etc. o meu ponto de vista mediante 35 anos no ramo da construção civil é, que cada serviço exige habilidade do profissional, outro porem, nos dias de hoje, vc encontrar profissional que trabalha pensando na satisfação do cliente é quase que ganhar na loteria, a maioria trabalha pensando no próximo cliente, não dando atenção ao que esta fazendo, da prazo de 30 dias faz em 10, como vai conseguir qualidade e perfeição? independente de quem seja o executor. Arquiteto, Eng, emp, pedreiro etc. siglas não te dão garantia de serviços com qualidade. cada serviço exige habilidade do profissional, tal vez os amigos que executaram seu serviço não foram felizes na execução, isto ocorre com qualquer um, mas o profissional que se presa ainda que leve prejuízo tem que corrigir seu erro, uma vez que ele assumiu a responsabilidade de execução, o cliente paga tem que ficar satisfeito, quanto o que fazer, se a sr acha que eles tem capacidade para corrigir o erro, procura amigavelmente resolver com eles. Boa sorte "Deus" abençoe. Grato.

Eng.° Antonio Alves
Eng.° Antonio Alves respondeu... Britto (Catu de Abrantes, Bahia) Britto - há 11 meses

Geralmente o pessoal fala em garantia de 5 anos, mas cada item tem uma garantia mínima diferente.

Se são profissionais autônomos acredito que não resolverá o problema (pelo menos nunca vi ninguém consertar nada). Se foi uma empresa de engenharia entre em contato com a empresa.

marcos felix
marcos felix respondeu... Construção, Reformas E Manutenção Em Geral (Santana de Parnaíba, São Paulo) Construção, Reformas E Manutenção Em Geral - há 11 meses

É bem mais comum do que possa parecer, depois mas acho que você deveria ver muitos detalhes antes de receber o serviço! se for contratar outro profissional, procura porque aconteceu, como fazer para não acontecer, e o principal como ele vai fazer para sair como você quer. Mas, vá prestando atenção que sempre deixa uma resposta vaga!

Repare House Reparos, Reformas e Impermeabilização

Acho que o ideal é tentar negociar um ressarcimento pra que outro profissional faça os reparos, tendo em vista que consertar com certeza é mais trabalhoso que fazer o serviço inicial. Se ele não soube fazer, provavelmente também não saberá realizar o reparo.

Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Peça orçamentos de reformas imóveis na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Você é um profissional à procura de novos clientes?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.

Cadastre-se