Qual a espessura ideal do contra piso na manta asfáltica?

Qual a espessura ideal do contra piso na manta asfáltica. Por que?

Qual a espessura ideal do contra piso na manta asfáltica?

Qual a espessura ideal do contra piso na manta asfáltica. Por que?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

João Augusto  Monaco Filho

Ai vai a melhor resposta:

A espessura deve ser em função do caimento, sua pergunta não esclarece se você quer fazer o contrapiso para receber a manta ou se é para cobrir a manta (Proteção mecânica).

1- Se for para receber a manta, deve se deixar no mínimo 2 cm na "boca" dos ralos e fazer os caimentos com no mínimo 2% ( a cada 1 m de distância subir 2 cm). Deve ser um traço forte 1:3 cimento e areia, pois ele precisa ter resistência para receber a manta.

2- Se for para cobrir a manta, irá depender da destinação da área se é uma área com trânsito de pessoas, carros, etc ou se é uma área sem trânsito nenhum, isso determina o tipo de traço de argamessa que deve ser usado mais forte para mais trânsito e mais fraco pra áreas sem trânsito. Sobre a manta é necessário colocar uma camada separadora que pode ser lona plástica ou papel kraft betumado (este último é mais adequado), ainda se for uma área de cobertura e embaixo desta laje for um ambiente de presença de pessoas e ficar exposta diretamente as intempéries, é necessário uma camada isolante térmica que pode ser argila expandida ou isopor styrefoan com espessura de 5 cm sobre a camada separadora, somente então fazer o contrapiso (proteção mecânica) que deve ser executado da mesma maneira da base para a manta, no mínimo 2 cm de espessura na "boca"do ralo e um caimento de 0,5% a 1%(a cada 1 metro de distância subir 0,5 cm ou 1 cm), deve ser executado com juntas de 2 cm de largura e em quadros de no máximo 2 x 2 m e considerar uma junta perimetral também de 2 cm de largura. Essa junta deverá ser preenchida com material flexível, o que usualmente é usado é mastique (emulsão asfáltica) com areia na proporção de 1:2 sendo 2 partes de areia e 1 de mastique.

Todo este processo é muito arcaico e antigo, não se usa mais, se você ainda não fez a manta, aconselho a pesquisar métodos mais modernos de impermeabilização, hoje existem resinas e poliuréia que são mais modernos e rápidos, eu particularmente gosto muito da poliuréia.

Obrigado.

Responder
Alex Sandro
Alx Reforma De Piso (Jandira, São Paulo) Alx Reforma De Piso - há 6 anos

Boa tarde!

– Os contra-pisos devem ter espessura mínima de 3cm.

Em caso de áreas grandes, é necessário ter juntas de dilatação para preservar o contra-piso de fissuras e trincas.

– Não aplicar a manta asfáltica com temperatura inferior a 5°C.

– Não realizar trabalho com chuva ou tempo instável e não recomeçar ate que a superfície este totalmente seca.

– Em épocas de frio, as mantas deverão ser acondicionadas na obra, no mínimo 2 horas antes de sua aplicação, a fim de conseguir um equilíbrio climático que também afeta ao substrato.

Responder
Jeferson Aguiar
JM Impermeabilizações (São Paulo Zona Sul, São Paulo) JM Impermeabilizações - há 6 anos

Bom dia

Não trabalho com manta,porque existe material muito superior que:

- Nao atribui peso sobre a estrututura

- Tem flexibilidade, e tem como opção de não fazer proteção mecanica.

- A manta trinca e perde toda a sua propriedade e da vazamento.

- Ela é aplicada com emenda e se por acaso tiver contato com água mesmo se for bem pouca ela solta por completo.

TRABALHO COM IMPERMEABILIZANTE KOBERLACK,TECNOLOGIA QUE CONFIO.

Responder
RV Engenharia RV LEDS

O grande vilão das infiltrações é o problema de caimento, sempre fazer um bom caimento para os ralos, o contrapiso ideal é de 4 a 6cm. Sempre usar aditivo na massa do contrapiso como Baucryl e Rodhopaz para garantir o serviço, somos especialistas em Patologias...RV Engenharia

Responder
juarez Brito
Helena Brito Pisos E Bordas Atérmicas (Votorantim, São Paulo) Helena Brito Pisos E Bordas Atérmicas - há 6 anos

Bom Dia, a média é de 4 cm, estando a base bem nivelada, também é importante que os cantos não sejam retos, mas que seja feito um arredondado entre o piso e a parede. A Helena Brito Pisos, comercializa Impermeabilizantes que substituem a manta asfáltica.

Responder
Particular - há 6 anos

Em média 4 cm se estiver bem nivelada a laje; Estamos a disposição; ScalaTécnica Estruturas Metálicas

Taciano Cardoso
Empreiteira Jdi (Jundiaí, São Paulo) Empreiteira Jdi - há 6 anos

Boa Tarde

Segue a dica:

Se for contrapiso em uma área superior á 12m2 o ideal é 7cm com malha de aço.

Se o espaço for até 12m2 pode ser atribuido a espessura de 4cm desde que o solo abaixo esteje bem compactado e tenha uma camada de brita de no minimo 3cm para isolamento entre o concreto e a terra.

Espero ter ajudado

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de impermeabilizações na sua região