Realizar Pequena Reforma Residência

Boa tarde! preciso fazer colunas para colocar uma laje num quarto com 5, 22c x 3. 02L, quantas colunas de 3/8 eu preciso? qual a largura dessas colunas que eu devo colocar dentro das paredes? sapatas de quanto por quanto? att. Marco.

Realizar Pequena Reforma Residência

Boa tarde! preciso fazer colunas para colocar uma laje num quarto com 5, 22c x 3. 02L, quantas colunas de 3/8 eu preciso? qual a largura dessas colunas que eu devo colocar dentro das paredes? sapatas de quanto por quanto? att. Marco.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Valdemir Nogueira Chagas

Marco, bom dia!

A coluna (pilar) é um elemento estrutural de transição que recebe a carga (peso) da laje através das vigas e por sua vez (o pilar) transmite esta carga para fundação (radie, vigas baldrames, sapatas ou estacas). Daí se conclui que o número de colunas não representa nada senão houver os demais elementos estruturais. A CKS Consultores elabora projeto estrutural.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
R silva reforma e construcao

Boa tarde Marcos há uma dificuldade em responder a sua pergunta porque não tenho uma visão do local mas há um consenso de que colunas são colocadas à cada 3 metros e sapatas podem ser de um metro por um metro a profundidade depende do terreno mas lembres e cada construção tem suas peculiaridades portanto o melhor a fazer é uma visita técnica ao local tenha um bom dia.

Responder
José Flávio Bertolini
Doctor Piso Piracicaba (Piracicaba, São Paulo) Doctor Piso Piracicaba - há 8 anos

Bom dia! Para dar uma resposta mais precisa seria necessário ao menos um croqui da residencia com a adequação deste novo comodo... De modo a verificarmos a existência das paredes já existentes e as que irão ser feitas... Pois se for casa térrea, e as paredes a serem construídas forem de tijolo maciço, não tem a necessidade de colunas... Seria mais a construção de um alicerce reforçado e tomar cuidado com a amarração das novas paredes... Espero ter esclarecido... Abraço. Flávio