reforma

casa antiga se pinta toda?ampliar cômodos compromete alicerce?

reforma

casa antiga se pinta toda?ampliar cômodos compromete alicerce?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Rogerio de Mattos
Gero Serviços - Manutenção e Reformas (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Gero Serviços - Manutenção e Reformas - há 8 anos

Boa noite Andreia,

Com relação a estrutura só mecha com a orientação de um Engenheiro, Arquiteto ou Técnico em edificações devidamente registrado.

Com relação a pintura - determine os ambientes e mãos a obra, caso esteja com problemas no reboco/emboço, sugiro o descascamento das paredes, correção do reboco/emboço, aplicação de fundo preparador de paredes; aplicação de massa corrida área interna e acrílica para externa.

Obs. Pintura também precisa de profissional habilitado, pois ele vai identificar o melhor tipo de tratamento, acabamento, indicação de produtos adequados. etc.

Responder
Renato Rodrigues de Oliveira

boa tarde, o ideal é que no seu caso você chame um profissional a sua residencia, ele poderá avaliar seu imovel, em casas muito antigas pode existir, rachaduras e outros detalhes que comprometam a estrutura ou ate mesmo o serviço de pintura

Responder
Willian  Machado
Particular - há 8 anos

Sim e não. Se pinta toda? se quiser sim. ha um sério problema com a casa antiga, o reboco provavelmente é barro puro, por mais que pinte a tinta não vence o tempo que jogara tudo no chão outra vez, Bom para atrasar um pouco mais, ao descascar a tinta velha, não tenha dó de tirar todo excesso de reboco que já estiver caindo, depois é só rebocar o pedaços, quanto ao restante passe vassoura de piaçava até sair toda poeira (areia mesmo) aplique selador, massa corrida ( eu aplicaria massa acrílica, pois o barro absorve umidade com muita facilidade) depois sele novamente e pronto é só pintar. Mas se dinheiro não for o problema e sim a solução,retire o reboco antigo e refaça-o. Quanto ao alicerce, não se preocupe , pois as casas de antigamente são "bem mais resistente" que as de hoje. tome cuidado apenas com a hidráulica, pois provavelmente os canos usado ainda são daquele brancos, e o mercado não da mais suporte pra eles, caso vá mexer em algum, terá que fazer um "gato, cabrito,lebre" ou fazer nova instalação, separada. tome cuidado com a laje, pois a ferragem deve estar corrompida.

José Antonio Oliveira
Jose Antonio Pinturas e Texturas (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Jose Antonio Pinturas e Texturas - há 8 anos

ola sra andreia em resposta a seu pedido sobre a pintura realizar procedimentos nescessarios para um acabamento de primeira sobre o comprometimento da estrutura sera sempre melhor a avaliaçao por profissional capacitado

Responder
Bruno Forasieppi Arquiteto e Urbanista
Oliveira e Forasieppi Projetos e Construções (Osasco, São Paulo) Oliveira e Forasieppi Projetos e Construções - há 8 anos

Bom dia Andrea, tudo bem?

Tentando simplificar as duas respostas, com relação a pinturas de ambientes o ideal é que sempre sejam realizados por completo, não que exista algum risco físico em não realizar dessa forma, mas a estética acaba se comprometendo, geralmente quando for realizar uma pintura o ideal é que ao menos a parede seja pintada por completo evitando desvios visíveis na pintura.

Com relação a ampliação de cômodos é uma questão que deve ser acompanhada por um profissional, pois pode ser algo simples ou que possa comprometer a estrutura, por isso é importante a avaliação de um profissional habilitado, nesses casos até para se regularizar as alterações na prefeitura de seu município a mesma exigirá que um profissional habilitado faça essa avaliação e de o "de acordo" sobre a alteração.

Obrigado