S chocair
reforma em apartamento

Tenho carpete, um horrível e velho carpete no imovel. Tenho um familiar que comigo reside com problemas de ordem mental. Gostaria de saber o que seria sugerido em termos de piso que seja seguro, durável, higiênico e de fácil limpeza. O que usar? E como realizar a tarefa sem desabitar o imóvel e de modo que não perturbe demais o paciente? O mesmo vale para as paredes de quartos e sala, pois não podem ser pintadas com a frequência necessária. O que sugeririam?

reforma em apartamento

Tenho carpete, um horrível e velho carpete no imovel. Tenho um familiar que comigo reside com problemas de ordem mental. Gostaria de saber o que seria sugerido em termos de piso que seja seguro, durável, higiênico e de fácil limpeza. O que usar? E como realizar a tarefa sem desabitar o imóvel e de modo que não perturbe demais o paciente? O mesmo vale para as paredes de quartos e sala, pois não podem ser pintadas com a frequência necessária. O que sugeririam?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 6
Lúcia Vale
Lúcia Vale Arquitetura E Design (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Lúcia Vale Arquitetura E Design - há 9 anos

Olá, Sônia!

Adote o mesmo piso de clínicas e hospitais: o vinílico. É fácil de limpar, não tem rejuntes, é durável, boa relação custo/benefício. Os pisos vinílicos atuais são bonitos e os fabricantes oferecem uma variada gama de cores e estampas, inclusive os que imitam madeira com perfeição.

Abraços.

Responder
Edson Pedroso Machado

Bom dia Sra. Sonia, sugiro para o piso, vinilicos tipo paviflex, decorflex, ou outros que parecem com madeiras mas tambem vinilicos tipo Ambienta, são super duraveis, não teem problemas com liquidos e nem cigarros que caiam em cima. Quanto as paredes vejo que o melhor seria tintas esmaltadas tambem muito duraveis.

Edson Machado

Responder
Reinaldo  Gonçalves
S.o.s. Residência Peruíbe (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) S.o.s. Residência Peruíbe - há 9 anos

Cerâmica

vantagens: a resistência é garantida. Oferece opções antiderrapantes, além de uma infinidade de cores e tamanhos.

Nas paredes: a coral desenvolveu uma nova fórmula para o super lavável antimanchas, uma tinta acrílica que possuI um aditivo que age nas paredes, fazendo com que líquidos, como água, café, refrigerante e vinho sejam repelidos. Além disso, possibilita limpar facilmente manchas de café, chocolate, ketchup, mostarda, batom, lápis de cor e solado de sapato. Remover manchas da parede nunca foI tão fácil.

Att: s.O.S residência peruíbe

diretor: reinaldo gonçalves

Responder
Veronica Souza
Vero Revestimentos Vinilicos (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Vero Revestimentos Vinilicos - há 9 anos

Oi Sonia, te recomendo piso vinilico Paviflex, este piso e muito resistente tem de 2mm e 3mm facil limpeza e muito higienico, tanto que se e utilizado em hospitais, clinicas e residencia, e acustico e de rapida instalação, tem varias cores e deixa o ambiente muito bonito tambem, pode se fazer com desenhos ou deixar uma unica cor, pesquise e veja.

paviflex11
2 fotos
Responder
Claudio Jorge
Escritório De Engenharia (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Escritório De Engenharia - há 9 anos

Bom dia Sra Sonia,

Para o piso eu faria a sugestão de porcelanato, pois é durável, higiênico e muito fácil de limpar, porém é necessário uma pequena obra para instalá-lo. Dessa forma então, passo a sugerir um piso mais rápido para instalação que é o laminado. Este é um piso higiênico e fácil de limpar, e sua durabilidade está relacionada com os cuidados que o proprietário terá. Este pode vir a durar mais de 6 a 8 anos com perfeito visual.

Quanto as paredes, sugiro tintas de primeira linha do tipo laváveis.

Eng Claudio Jorge

Responder
S chocair
Particular - há 9 anos

Grata, Eng Claudio! Muito uteis as suas sugestões. Porém, desejaria comentar algo. Na verdade o paciente é bastante trabalhoso, às vezes deixa cair alimentos ou cigarros no chão e, infelizmente, não se pode fazer muito a respeito exceto limpar correndo. O tempo todo isso, aliás. Idem com as paredes. As paredes daqui são de fato pintadas a tinta lavável, embora a pintura devesse ser refeita; mas o paciente vive de colocar sobre elas as mãos pouco higienizadas... Igualmente não se pode fazer nada a respeito, exceto limpar correndo. O 'temperamento' do paciente é deveras problemático ao extremo.

Pensaria em algo mais 'radical', exceto azulejos?

Grt!