Posso usar a parede do vizinho para minha reforma?

Bom dia! Quero fechar a área de entrada de minha casa puxando o telhado até o muro da frente os vizinhos já fizeram as paredes laterais e as parede estão metade dentro do meu terreno. A pergunta é posso usar essas paredes para minha reforma, tenho que pagar aos vizinhos para usar a parede? Fico muito grato se alguém responder, pois só posso começar a reforma depois de tirar essa duvida.

Posso usar a parede do vizinho para minha reforma?

Bom dia! Quero fechar a área de entrada de minha casa puxando o telhado até o muro da frente os vizinhos já fizeram as paredes laterais e as parede estão metade dentro do meu terreno. A pergunta é posso usar essas paredes para minha reforma, tenho que pagar aos vizinhos para usar a parede? Fico muito grato se alguém responder, pois só posso começar a reforma depois de tirar essa duvida.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

31 Respostas

Respostas úteis 2
Ivan  pereira da silva
Ips Reformas E Construções (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Ips Reformas E Construções - há 6 anos

Olha estãoerrado mais no caso entre com um acordo e use como se fosse alpendi ai tem o direito do contrário mande retirar a parte que invadiram

Responder
ROQUE SANTOS
Prestaçao De Serviços De Reforma E Construçao (Marília, São Paulo) Prestaçao De Serviços De Reforma E Construçao - há 6 anos

COMO VOCE BEM SITA A PAREDE E DO VISINHO MEU CARO AMIGO FAÇA A SUA PROPRIA PAREDE STJ aplica normas do Direito de vizinhança para resolver conflitos.

2 fotos
Alysson Lima
Particular - há 6 anos

Deixa eu dar mais alguns detalhes! Essa casa tem parede única os vizinhos e na frente eles já construirão as paredes laterais seguindo o mesmo alinhamento da parede em comum, ou seja, metade da parede que eles construiram esta dentro do meu terreno. Gostaria de saber se posso usar essas paredes para apoiar a estrutura do telhado que quero fazer?

Ivo Aparecido Silva
HABILITEC ENGENHARIA (Barueri, São Paulo) HABILITEC ENGENHARIA - há 6 anos

Não é licito (proibido), a parede está no terreno dele, portanto, além de ter sido construído por ele, está em seu próprio terreno. Qualquer anomalia que aparecer no período do seu uso por terceiro a responsabilidade será total de quem estará utilizando a parede para qualquer tipo de serviço.

Sugiro que faça seu muro, para evitar aborrecimentos futuros.

Abs,

Responder
Cristano
L. Schmidt Engenharia Ltda (São Paulo Zona Norte, São Paulo) L. Schmidt Engenharia Ltda - há 6 anos

Alysson, nesse caso o vizinho está errado em construir avançando no seu terreno. Acredito que nesse caso um bom acordo com ele seja a melhor solução. Importante documentar o acordo. Caso contrário, o correto é ele demolir o muro e construir no lugar correto e você fazer o seu.

Responder
Luciano Dias
Luciano Dias Construções (Itanhaém, São Paulo) Luciano Dias Construções - há 6 anos

Entendi que parte do muro esta no seu terreno , o mais correto é entrar em acordo com os visinhos e construir outra parte no terreno deles .

Assim sendo , não se derruba nada , não causa transtornos , como sujeiras... Etc.

Se eles erraram , perde terreno !!!

Responder
Ivan  pereira da silva
Ips Reformas E Construções (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Ips Reformas E Construções - há 6 anos

Olha estão errados mais no caso entre com um acordo e use como se fosse alpendi ai tem o direito do contrário mande retirar a parte que invadiram