Reforma, por onde começar?

Olá, quero fazer uma reforma completa no meu apartamento, mudar mesmo todos os ambientes incluindo decoração mas não faço ideia por onde começar muito menos quem consultar primeiro. Preciso de uma luz!

Reforma, por onde começar?

Olá, quero fazer uma reforma completa no meu apartamento, mudar mesmo todos os ambientes incluindo decoração mas não faço ideia por onde começar muito menos quem consultar primeiro. Preciso de uma luz!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

26 Respostas

Respostas úteis 14
Marcia de Oliveira
Particular - há 9 anos

Oi Erika. Infelizmente contratar arquiteto e firma de construção não é sinônimo de que não terá problemas. Estou a mais de um ano fazendo a obra de reforma geral no meu apartamento e ainda não terminou. Ja troquei de arquiteto duas vezes e de empreiteiro 5. De todos só posso recomendar o instalador de bancada de granito e o eletricista. Mas uma boa dica, que é o que eu teria feito, é ir direto na Amoedo e agendar uma hora com as arquitetas de lá. Me disseram que são ótimas e vc não paga nada. Já vai dar uma boa ideia por onde começar a obra. Boa sorte.

Caio Rodrigo Guimarães Ferreira Guimarães Ferreira
Particular - há 9 anos

Poderia falar oque todos falaram Arquiteto ou Engenheiro, mais procurar um bom pedreiro para visualizar e te ajudar com não gastar muito seria ideal, mais ainda melhor depois de fechar o negocio busque uma empresa que faça consultoria nessa área, assim Pode economizar alguns milhares de reais.

Felipe Moraes
Cirurgião Plástico Dos Pisos (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Cirurgião Plástico Dos Pisos - há 9 anos

Boa noite Erika...

Estava acompanhando as suas dúvidas e vi que na reforma da qual você pretende fazer compreenderá troca de revestimentos de paredes e pisos. A colega Audra Nóbrega tem razão no que diz respeito sobre a necessidade de um arquiteto (ou engenheiro civil) para estar ficando responsavel sobre a sua obra. A partir de 18 de abril de 2014 toda obra em edificação vertical tem que ter um profissional responsável (os já mencionados) e este tem que estar emitindo o ART e/ou RRT (Anotação de Responsabilidade Técnica / Registro de Responsabilidade Tecnica). Somente pintura e gesso escapam de tais normas. Sem tal documentação sua obra pode ser embargada pelo síndico (por vontade própria do mesmo ou a pedido de algum condômino). Para que você não tenha dor de cabeça, mesmo que você ache que não necessita de um profissional destes em tempo integral na sua obra contrate um para que este emita este documento a você. Posteriormente você contrata um pedreiro de sua confiança ou empresa especializada para estar realizando a obra. Sugiro que vc opte por uma empresa especialista no ramo para que não tenha dor de cabeça no decorrer da obra. Fornecemos um serviço de excelência e perfeição quando comparado com os concorrentes, realizando toda a papelada (mencionada anteriormente) e etapas da obra. Não exite em nos consultar. Uma boa noite.

Responder
Geovana
Particular - há 9 anos

Bom dia, Erika.

Talvez você não precise exatamente de um projeto arquitetônico, mas sim da consultoria de um arquiteto para te auxiliar na escolha dos materiais, peças mais adequadas com o seu espaço (evitando comprometer aberturas e passagens), quantidades (com margem de quebras, no caso de pisos e revestimentos), etc.

Esse tipo de serviço não custa caro e evita dores de cabeça e gastos desnecessários.

Trabalho em São Paulo e me coloco à disposição.

Arq. Geovana

Regina Cintra Martins Guerra
Regina Guerra Arquitetura E Interiores (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Regina Guerra Arquitetura E Interiores - há 9 anos

Bem Erika, acredito que já foi bem colocado por meus colegas o primeiro passo para sua reforma, somente faça uma pesquisa sobre qual profissional tem mais a ver com seu estilo e personalidade. Esse ponto ajuda muito na hora de decidir. Um abraço e boa sorte.

Responder
Adriana Noelia Marin de Araujo Martins

Bom dia Erika,

Primeiro voce debe ter claro o que quer mudar de seu apartamento, depois tem que procurar um arquiteto, hoje precisa de um professional que seja responsavel pelos trabalhos a serem feitos.

Depois o professional contratado vai fazer para voce um layout, um cronograma de tarefas a serem realizadas, um cronograma financero.

Dara orientaçaoes e asesorameto para fazer essa mudança em quanto a matrias, cores, etc.

Arquitetura Expressa é muito experiente em reformas arquitetonicas.

Tomara a resposta seja de utilidade para voce.

Grata

Arquitetura Expressa.

Responder
Marcello Rodrigues De Souza

Érika, boa tarde... Primeiro passo a ser dado é com você. É preciso saber muito bem o que você quer do seu espaço, as vezes você consegue economizar um valor considerável com essa decisão, pois muitas vezes as mudanças que você quer fazer são e não precisam de um arquiteto, porém se você anseia algo maior, com muitas interferências onde é necessário uma ART e um projeto mais detalhado aí sim vale um arquiteto, mas muitas vezes um bom profissional consegue resolver suas dúvidas e problemas.

Responder
Juliana Sadocco
Docc.a Arquitetura (Carapicuíba, São Paulo) Docc.a Arquitetura - há 9 anos

Ola Erika, o mais aconselhável seria começar consultando um arquiteto para que seja feito, antes da reforma, um projeto. O projeto é o Planejamento de toda a obra. A partir dele você fica sabendo tudo o que poderá ser feito, quais os custos, tempo de obra etc. E é um bom projeto que evita problemas e dores de cabeça muito comuns nas obras sem planejamento! Com o projeto em mãos, aí sim, é partir para os orçamentos (também feitos por arquitetos e/ou construtoras) e na sequência para a execução da obra. Se quiser centralizar tudo com um profissional ou empresa somente, lembre-se de consultar aqueles que fazem projeto e obra. Em geral é a opção mais aconselhada para que se tenha um menor tempo de projeto e obra bem direcionada aos itens do projeto. Muitos entendem seu trabalho inclusive para a decoração!

Responder
Antonio Gallo
Gallo Reformas e Construções (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Gallo Reformas e Construções - há 9 anos

Prezada Érika, bom dia.

Primeiramente deve-se definir todas as mudanças junto com um arquiteto ou um design de interiores, com os projetos em mãos fica mais fácil contratar uma empresa para a execução dos serviços. Estamos a disposição para maiores informações. Grato

Responder
Cristiano Prieto
Prieto Construtora e Ambiental (Bauru, São Paulo) Prieto Construtora e Ambiental - há 9 anos

Érika, bom dia!, O primero passo teria que conversar com arquiteto para saber realmente tudo que gostaria de fazer em seu apartamento.

Depois sim contratar uma construtora para realizar a obra, o ideal seria uma empresa apenas, para que não tenha varias empresas na mesma obra, e assim evitar problemas.

Espero que de tudo certo tenha uma ótimo dia!!

Á dispsoisção para maoires informações,

Cristiano |

Responder
Juliana Alvarino
Arquitetura & Interiores (Salvador, Bahia) Arquitetura & Interiores - há 9 anos

Olá Erika, aconselho procurar um arquiteto, pois este profissional é habilitado a fazer mudanças na estrutura do apartamento, digo, remover paredes, fazer mudanças na parte elétrica...coisas que decoradores não possuem conhecimento nem habilitação para realizar. Eu trabalho junto com uma empresa de engenharia, Engebahia, que possui muita experiência em reformas de apartamentos e trabalha com ótimos prazos. Grata.

Responder
Ar-condicionados.com
Particular - há 9 anos

Creio que irá começãr pela estrututa e acabamentos e após poderia conhecer nossa empresa de ar-condicionados.com especializada na venda online de aparelho !

Obrigado e boa sorte.

Fernando
Execcult Arquitetos (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Execcult Arquitetos - há 9 anos

Olá Erika

Algumas dicas são de grande utilidade, mas é essencial um planejamento, consulte alguns especialista para viabilizar sua reforma, principalmente no aspecto técnicos e financeiros. Profissionais como arquitetos,engenharia ou empresas de gerenciamento de projetos são exemplos de profissionais.

Outra questão cuidado na contratação de serviços terceirizados procure um histórico de trabalhos dos profissionais com conhecidos ou familiares. além disso vou colocar 3 dicas abaixo:

1- Liste as atividades necessárias e quem irá elaborar cada uma delas;

2- Antes de começar a obra contrate ou compre "tudo" para que consiga montar um cronograma e qual são as atividades que são sucessoras

3- Controle e monitoramento: Veja o passo a passo de cada atividade e teste tudo, principalmente instalações elétricas e hidráulicas

Responder
Carlos Alberto M Ferreira
Vão Livre Projetos E Construção Civil (Jundiaí, São Paulo) Vão Livre Projetos E Construção Civil - há 9 anos

Boa tarde Erika! Melhor começar pelo projeto, caso vc. não tenha a planta original do apartamento(situação existente), contrate o profissional de arquitetura ou decoração para desenvolver o projeto nas seguintes fases: planta existente, estudos preliminares(2 ou 3 opções com setorização dos ambientes, lay-out e fluidez),Definido o estudo, inicia-se a fase do pre projeto, que deve ser feito em maior escala e apresentar informações completas de dimensões, lay-out e cortes tecnicos. Daí passamos para a fase do projeto executivo final, com todas as informações tecnicas de plantas, cortes, perspectivas , memorial descritivo e planilha quantitativa de todos os materiais a serem aplicados. Com isso vc. poderá iniciar a fase de contratação da obra propriamente dito. Boa Sorte!

Responder
Agostinho Eduardo Da Costa Costa

Erica, reforma e muito complicada, porque nela existe muitas mudanças, principalmente quando quer mexer na decoração? e aconselhável, fazer um pesquisa meni ciosa no mercado sobre empresa e profissionais? e jamais fazer sem um acompanhamento de arquiteto ou decorador?

Responder
Lúcia
Particular - há 9 anos

Olá, Érika, boa tarde!

Todos os colegas têm razão. A reforma começa pelas ideias, passa pelo planejamento, pelo projeto para depois dar-se início à execução. Você também precisará informar ao síndico a existência de um laudo, se houver alterações estruturais: veja bem "se" houver, afinal a necessidade de alterações são definidas durante os estudos prévios entre você e o profissional. Somente um projeto bem feito poderá dar a orientação eficiente para a atuação da equipe de mão-de-obra, minimizando custos e aborrecimentos.

Lúcia
Particular - há 9 anos

Olá, Érika, boa tarde!

Todos os colegas têm razão. A reforma começa pelas ideias, passa pelo planejamento, pelo projeto para depois dar-se início à execução. Você também precisará informar ao síndico a existência de um laudo, se houver alterações estruturais: veja bem "se" houver, afinal a necessidade de alterações são definidas durante os estudos prévios entre você e o profissional. Somente um projeto bem feito poderá dar a orientação eficiente para a atuação da equipe de mão-de-obra, minimizando custos e aborrecimentos.

Flavio Souza Ribeiro
Frs Construção E Reforma Em Geral (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Frs Construção E Reforma Em Geral - há 9 anos

bem antes de tudo dever ser conversa com esposo e definir oque quero mudar fazendo isso procure um profissional antenado para lhe mostra opçoes fazendo um projeto dever ser fazer orçamento com empresa e levanta preço da bra lista de material e assim levanta data prevista e quanto vai custar toda reforma para que nao aja supresa futuras

Responder
Audra Nóbrega Arquiteta
Audra Nóbrega (Curitiba, Paraná) Audra Nóbrega - há 9 anos

Bom dia, Erika!

Primeiro coloque num papel tudo o que voce gostaria de fazer nesta reforma. Aí converse com um arquiteto, voce precisará dele tanto em termos de projeto como aprovação na prefeitura, hoje a legislação exige que se tenha um profissional habilitado acompanhando da obra.

Se estiver na região de Curitiba, entre em contato, minha equipe é ótima!!

Att,

Audra

Responder
Erika
Particular - há 9 anos

Eu acho que as mudanças que quero fazer não necessitam mesmo de um arquiteto, pois minhas mudanças são básicas, como troca de piso e azulejos, troca de portas e janelas, pias e vaso. Não acho que precise de um projeto mesmo, mas preciso com certeza de alguém que me ajude a economizar com material principalmente pois se for comprar sozinha não vou saber o que comprar pois as vezes o barato sai caro mas as vezes ser caro não diz que tem qualidade. Preciso de um profissional que faça tudo por mim...rsrs