Retirada de parede

Olá, moro en apartamento e queria retirar a parede que divide a sala da cozinha, mas tenho receio que abale a estrutura do prédio. Como devo proceder?

Retirada de parede

Olá, moro en apartamento e queria retirar a parede que divide a sala da cozinha, mas tenho receio que abale a estrutura do prédio. Como devo proceder?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Rubens
Construtora Gera Investe Finança (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Construtora Gera Investe Finança - há 7 anos

Cara Simonni tenho 25anos de experiência na construção civil, minha empresa atua no Brasil e na Suíça, eu com cordo com as opiniões dos amigos, caso necessite de um laudo entre em contato, att Rubens Mereles.

Responder
OP TECNOLOGIA E SERVIÇOS
TECNOLOGIA E SERVIÇOS (Salvador, Bahia) TECNOLOGIA E SERVIÇOS - há 7 anos

Sra. Simonni boa tarde!

Primeiro, será preciso ter acesso a planta do imóvel. Hoje devemos seguir a norma NBR 16280, onde exige nesses casos de quebra de paredes, seja entregue ao sindico, um plano de obra elaborado por um Arquiteto ou Engenheiro, evitando assim problemas futuros para você e seus vizinhos.

Itamar Cardoso

OBRA PRIMA

Responder
Bruno  Mingardi
GeoBr Engenheiros Consultores (Belo Horizonte, Minas Gerais) GeoBr Engenheiros Consultores - há 7 anos

Olá Simonni,

Primeiro pergunte ao síndico se é permitido pelo condomínio fazer este tipo de alteração, sendo positivo a resposta contrate um engenheiro especialista na área, a norma brasileira 16280 que trata de reformas em condomínios diz que é obrigatório o acompanhamento de um engenheiro ou arquiteto para qualquer tipo de reforma que deve ser autorizada previamente pelo condomínio. Um abraço!

Responder
Fernando De Paula Santos
FPS Engenharia (Sorocaba, São Paulo) FPS Engenharia - há 7 anos

Deve ser verificado o projeto estrutural do prédio ou manual do proprietário. Se o prédio for feito em alvenaria estrutural um engenheiro poderá avaliar se a parede em questão é uma parede estrutural ou de vedação. Se a parede for de vedação poderá ser removida, sempre com o devido acompanhamento técnico.

Responder
Rudnei Pedro  Silva
RPS Construtora Me (Mogi das Cruzes, São Paulo) RPS Construtora Me - há 7 anos

Com toda certeza você deve primeiro chamar um engenheiro civil e mostrar o projeto do imóvel a este profissional que só então lhe dará a orientação do que pode ser feito. Nunca faça nada sem um laudo técnico e assinado pelo engenheiro civil.