Quero construir um quarto de 1,86x4,68. O quarto vai ficar muito abafado se a janela for de 1,5m??

Quero fazer mais um quarto na minha casa, como é uma casa de fundo, não tenho espaço para aumentar um cômodo, minha sala é grande, estou pensando em dividir a sala para fazer esse quarto. Esse quarto ficará com 1,86 x 4,68m2. Gostaria de saber se ficará muito abafado. A janela de 1,50m de comprimento ficará na parede de 1,86m2, cama e guarda roupas todos em uma lateral do quarto para ter a parte de circulação. Aguardo orientações. Desde já agradeço

Quero construir um quarto de 1,86x4,68. O quarto vai ficar muito abafado se a janela for de 1,5m??

Quero fazer mais um quarto na minha casa, como é uma casa de fundo, não tenho espaço para aumentar um cômodo, minha sala é grande, estou pensando em dividir a sala para fazer esse quarto. Esse quarto ficará com 1,86 x 4,68m2. Gostaria de saber se ficará muito abafado. A janela de 1,50m de comprimento ficará na parede de 1,86m2, cama e guarda roupas todos em uma lateral do quarto para ter a parte de circulação. Aguardo orientações. Desde já agradeço

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Priscila
Particular - há 4 anos

Boa tarde, Ana Paula.

Primeiramente, deves consultar o Código de Obras e Edificações da tua região, cidade ou estado para saber qual a seção mínima exigida para a ventilação de ambientes de longa permanência.

Aqui no DF, para a ventilação de quartos, que é um ambiente de longa permanência, a seção mínima é 1/6 da área do ambiente. Ou seja, se eu tenho um quarto que mede 3x3m, ou seja, 9m², a área MÍNIMA da janela, para ventilar este quarto, seria de 1.5m². Ou seja, se eu colocar uma janela com 1m de altura e 1,5m de largura, eu cumpro esta norma.

Seu quarto mede 1.86x4.68 = 8,70m².

Se usássemos o COEDF como referência, a janela do seu quarto deveria ter uma área MÍNIMA de 1.45m². Ou seja, se você colocar uma janela de 1,45x1m, ela cumpriria a norma exigida para a seção mínima para ventilação, SE considerássemos o COEDF como referência.

Agora vamos aos outros pontos:

01) INSOLAÇÃO: Cada projeto, cada ambiente, cada casa é diferente. Para o cálculo da seção mínima de uma abertura para ventilação, é necessário observar vários pontos como: a orientação solar deste ambiente (se está voltado para o Leste, Norte, Sul ou Oeste), pois isto indicará o quanto de sol entrará pela janela, fazendo-se necessário a instalação de alguma proteção para a janela (no caso de janelas mais ensolaradas) para garantir o conforto térmico do quarto ou, se for direcionada para a fachada SUL, pode-se até aumentar mais a janela.

02) PRIVACIDADE: Vamos supor que a janela esteja voltada para a direção SUL (como no exemplo acima), mas no caso ela está voltada para o vizinho ou para a rua, não é interessante abrir diretamente uma janela grande para esses locais pois perde-se muito a privacidade no ambiente.

03) FONTES DE RUÍDO: Ainda seguindo o exemplo acima, uma janela que se abre para um local com fonte de ruído (ex: uma área de lazer, uma rua movimentada, uma ferrovia etc) precisa de um tratamento acústico, seja uma vegetação, ou uma varanda fechada, ou uma janela com tratamento acústico, para garantir o conforto acústico no interior do ambiente.

É importante sempre fazer um projeto com um Arquiteto, para garantir que, não somente as aberturas sejam ideais, mas que os ambientes da casa estejam voltados para a melhor orientação possível.

Sobre a janela ser instalada na menor parede, a de 1,86m, não tem problema algum, entretanto, é importante observar como será disposto o layout no quarto, para ter certeza que a janela não irá atrapalhar a cama ou o guarda-roupas.

Particular - há 4 anos

R: A janela para o ambiente é suficiente, mas a largura é muito pequena para distribuir mobiliario

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.