Telhado

Qual a a altura da cumeira para um telhado de 6 m de comprimento e altura da biqueira do telhado de 2,10 ou 2.20

Telhado

Qual a a altura da cumeira para um telhado de 6 m de comprimento e altura da biqueira do telhado de 2,10 ou 2.20

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

DECORA CONSTRUÇÃO & ENGENHARIA 30 ANOS CONSTRUINDO E REFORMANDO

Amigos, calcular a inclinação de um telhado é simples, entretanto por envolver diferentes unidades de medida, pode gerar dúvidas ou fazer com que a pessoa que está calculando confunda-se no meio desse processo.

A inclinação dos telhados é medida em porcentagem ou percentual. Estamos acostumados a ouvir: “O telhado tem inclinação de 10%” ou “O telhado tem inclinação de 30%”. Mas o que significa isto?

10% é igual a 10/100, ou, 10 dividido por 100. Colocando-se a unidade centímetro (cm), temos:

10% = 10cm/100cm ou seja: a cada 100cm (1 metro) na horizontal, o telhado sobe 10cm na vertical, vejam a figura:

O mesmo raciocínio serve para o telhado com 30% de inclinação:

30% é igual a 30/100, ou, 30 dividido por 100. Colocando-se a unidade centímetro (cm), temos:

30% = 30cm/100cm ou seja: a cada 100cm (1 metro) na horizontal, o telhado sobe 30cm na vertical,

Responder
Leo Arquitetos
Leo & Arquitetos Associados (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Leo & Arquitetos Associados - há 9 anos

Como já explicaram muito bem... depende da telha... Cerâmicas (de 30 a 35%) de cimento amianto (8%) de pedra ardósia para chalé acima de 45% (mas devem ser pregadas).... Consulte um bom carpinteiro ou contrate uma empresa de arquitetura se o telhado que deseja for complexo.

Responder
Nilton claudio Barbosa de  Arruda Santos( Tecnico em obras ecologicas)

É sempre importante levar um profissional (carpinteiro ou mestre de obra) para verificar no local e fazer as medidas. O mínimo das telhas cerâmicas é 30%. 30% de 6 metros dá 1,8 cm de altura.

Responder
Daniel Azeredo
Caramujo Oficina de Arquitetura (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Caramujo Oficina de Arquitetura - há 9 anos

Isto depende do tipo de telha, pois cada uma tem uma inclinação recomendável. Em média, telhas cerâmicas usam 30% de inclinação. Para achar a altura da cumeeira, multiplica-se a distância, no plano horizontal, entre a cumeeira e o beiral pelo percentual de inclinação da telha, o resultado será a altura da cumeeira (altura em relação ao beiral do telhado). Exemplo, um telhado com a distância entre cumeeira e beiral, no plano horizontal, é de 6m; usando uma telha com inclinação recomendada de 25%; a altura da cumeeira será de: 6m x 25% = 1,5m. Agora, some a isto a altura do vão livre abaixo do telhado que desejar e terá a altura total da cumeeira.