Como reparar telhas danificadas?

Existe algo que possa ser colocado sobre as telhas de um imóvel atingido por abacates do vizinho? A prefeitura não permite cortar as árvores.

Como reparar telhas danificadas?

Existe algo que possa ser colocado sobre as telhas de um imóvel atingido por abacates do vizinho? A prefeitura não permite cortar as árvores.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

29 Respostas

Respostas úteis 1
GOLDEN  Construtora Ltda
GOLDEN Construtora Ltda (Francisco Morato, São Paulo) GOLDEN Construtora Ltda - há 7 anos

Marcia bom dia

Acompanhando o Código Civil:

"Seção II

Das Árvores Limítrofes

Art. 1.282. A árvore, cujo tronco estiver na linha divisória, presume-se pertencer em comum aos donos dos prédios confinantes.

Art. 1.283. As raízes e os ramos de árvore, que ultrapassarem a estrema do prédio, poderão ser cortados, até o plano vertical divisório, pelo proprietário do terreno invadido.

Art. 1.284. Os frutos caídos de árvore do terreno vizinho pertencem ao dono do solo onde caíram, se este for de propriedade particular."

No entanto, pelo seu relato houve danos patrimoniais, se seu vizinho se não permitir que você faça o corte nos galhos que se estão dentro de sua residencia ele mesmo deve fazer o corte, uma vez que o mesmo se negar a fazer você pode ajuizar uma AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER contra o vizinho com base nos fatos que você narrou acompanhado de fotos e declarações com firma reconhecida de pessoas e familiares que constaram o fato. O juiz marcará uma audiência de tentativa de concitação antes de julgar o processo.

Mais é fácil de resolver, agora referente as telhas que quebrou o ideal era substituir as mesmas danificadas e mesmo executando os cortes nos galhos que ficam sobre o seu telhado faça o revestimento com uma manta de alumínio nesse trecho criando uma ação preventiva para futuros danos.

Responder
Marcelo Souza
Particular - há 7 anos

Ola dona marcia! Bom de acordo com seu comentario o problema não e seu vizinho e sim a prefeitura. Faça uma ação judicial conjunta com seu vizinho apresentando danos materiais e leva a prefeitura que eles vão fazer a poda da arvore ok. Ou eles cortam ou serão punidos judicialmente ok. Eziste um codigo civil de proteção a pessoas fisicas tab. O ideal e vivermos bem com nossos vizinhos pois sempre precisamos um do outro. Ag se o seu vizinho inventou essa de a prefeitura não deixar cortar e porque não e um bom vizinho. Tente vonvencelo se nao ouver acordo verbal averá um acordo judicial ok. Boa sorte.

Gabriel Barone
Particular - há 7 anos

Boa Tarde Dona Marcia!

1º Conversar com o vizinho dono do Abacateiro, e aconselhar a fazer apoda da árvore.

2º Se caso a senhora não quer manter contato com o vizinho, tente observar a altura da árvore, pois depende da altura de queda do abacate ele sim pode fazer um belo estrago, ou seja, se for muito alta, sugiro que faça a troca por telhas mais resistentes, como as telhas ecológicas, ou até mesmo fazer uma proteção com tela. Porém se a altura que o fruto cai no seu telhado não é de uma altura considerável, a manta de alumínio pode solucionar os seu problema.

Jonas Morais
Particular - há 7 anos

ola boa tarde dona marçia...realmente corta a sr nao pode mas tem uma soluçao simples e a mais barata que aconselho a sra fazer...fazer a poda dessa arvore abacateiro que esta sobre esse telhado ..obg disponho.

Marco
Empreitera Wlandes (Francisco Morato, São Paulo) Empreitera Wlandes - há 7 anos

Bom dia dona Márcia, bem existem duas formas, seria manta adesiva ou trocar as telhas por telhas de zinco forradas mais sugiro que tire foto do estrago e peça a autorização IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos O Código Civil Brasileiro é que lhe garante o direito à propriedade.

Caso necessite fazer um recurso ao órgão público que por ventura tenha te autuado, procure um colega advogado de sua cidade e ele saberá enfatizar e citar os artigos pertinentes ao caso.

Responder
Claudio Martins
Claudio Martins Pinturas (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Claudio Martins Pinturas - há 7 anos

Nós enfretamos um problema destes 0 ano passado. O telhado era telhas francesas, e a solução foi substituir as telhas pelo tipo meia cana. Sua resistência e bem superior as telhas de amianto e a francessa.

Pode cair abacate a vontade que as telhas não vão quebras. Agora pode ser colocada tambem a manta de alumínio que vai amortecer a queda e não quebraras telhas.

Responder
Wilson C.S.Filho
Particular - há 7 anos

Boa tarde dna. Marcia, sugiro que a sra. faça uma póda na árvore,apenas nos galhos que estejam invadindo sua propriedade e causando prejuizo."isto de comum acordo com a vizinha, acho que conversando ela vai concordar". Tenha uma boa tarde.

Leonardo Luiz Sossa
L.l Sossa Manutenção Predial Me (São Paulo Zona Leste, São Paulo) L.l Sossa Manutenção Predial Me - há 7 anos

Bom Dia Márcia, não aconselho a manta alumínio devido não suportar a queda do abacate assim quebrando ou trincando a mesma ,tendo problemas futuros de perfurações e vazamentos.

Uma solução seria a telha metálica sanduiche (termoacústica )proporcionando sensível redução do ruído externo e alto isolamento térmico para as coberturas e fechamentos.

Fico a disposição para qualquer esclarecimento.

Att,

Leonardo Sossa

Responder
José Vieira
Boa Obra Construções (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Boa Obra Construções - há 7 anos

ola ;nesse caso exitem tres soluçoes; 1a manta aluminio sobre todos os pontos necessarios ;2a telhas ecologicas de alta resistencia; 3a telhas de zinco nos pontos das quedas;obs; voce compra telhas de zinco nos ferros velhos onde sao baratas a preço de bananas; e as pintatam com vedapren branco que nao reflete calor.

Responder
Ricardo Gonçalves Ferreira

Olá Márcia, muito bom dia! Uma opção seria as telhas ecológicas que são extremamente resistentes, suportam mais de 150 KG por m². Em nosso site é possível ver o Teste de Resistência delas, onde é passado o carro por cima da telha e não há danos. Pode até sobrepor sobre as telhas já instaladas no seu imóvel. Nossas telhas NÃO são fabricadas com TetraPak (caixas de leite), utilizamos somente matéria-prima limpa e plástica (sem nenhum contato com produto alimentício). Fico à disposição para mais informações. Ricardo Ferreira - Vida Telha

2 fotos
Responder
Geovane Queiroz
GMQ Construir e Reformar (Ferraz de Vasconcelos, São Paulo) GMQ Construir e Reformar - há 7 anos

Olá Marcia!

A solução do nosso colega Gilvan é a mais recomendada seguida ou não necessariamente nesta ordem colocar a Manta Auto-Adesiva... A manta no caso é paliativo e a tela "peça garantia do serralheiro por escrito" é uma proteção para não cair mais abacates e folhas entupindo e sujando o que não deve.

Até que a prefeitura lhe atenda é preciso de muita burocracia, demora e dinheiro para remoção. Neste caso pela arvore estar no quintal e não na calçada, atrapalhando garagem, poste ou cabos...

Já passei por isso com cliente meu e tenho noção do que falo.

Caso precise de ajuda ou dependendo de algum serviço que tenha ou por indicação farei o seu reparo de graça...

Obrigado!

Responder
Edvanio Santos de Santana
Particular - há 7 anos

A manta alumínio é bom pra isso pra não deixar a telha mais ela quebra mesmo assim certo mesmo aí no outro proprietário levantar alvenaria do lado do seu da sua casa caso passado do abacate

Gilvan M. Machado
Gcs Elétrica e Serviços (Araraquara, São Paulo) Gcs Elétrica e Serviços - há 7 anos

Bom dia Márcia, olha! Se a sua intenção for proteger o Telhados das quedas do abacate e evitar as quebras das telhas, sugiro que você chame um serralheiro e peça que ele faça um alambrado com tela sobre o telhado, de maneira que este alambrado esteja a uma distância de pelo menos 50 cm do telhado, fazendo assim uma forma de não deixa o abacate bater nas telhas e quebra-las.

Se for o caso de concerto somente das que foram quebradas, use manta de alumínio, ( Necessário um profissional para a colocação).

Qualquer mais dúvidas pode entrar em contato conosco. nos aqui da GCS ficaremos felizes em lhe atender.

Gilvan.

Coordenador técnico.

Responder
Marcio
Mpr Empreiteira Me. (Guarulhos, São Paulo) Mpr Empreiteira Me. - há 7 anos

Fazer o vizinho trocar a telha toda vez que danificar

Ou substitua o telhado por um de telhas de zinco conhecida como telha sanduiche

Responder
Francisco Evaldo / Alessandra

Bom dia dona Márcia, bem existem duas formas, seria manta adesiva ou trocar as telhas por telhas de zinco forradas c isopor para amortecer as quedas, assim evitando um barulho estrondoso e evitando c q venha amassar está e mais correta para não acontecer tudo novamente

Plácido Gutierrez
Gutierrez Construção Civil (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Gutierrez Construção Civil - há 7 anos

Bom dia dona Márcia existe sim é uma manta alumínio de alta aderência em amiantro ok bom dia

Responder
José Augusto  Martinez
Particular - há 7 anos

Pode. Ser aplicada manta aluminio,soldada no macarico porque ela e. Mais grosa,que a. Manta aluminio adesivada.