O que pode estar causando o tremor no teto?

minha mãe mora em um edificio de 11 andares, ultimo andar. em janeiro, foi feito um serviço de sinteco no quarto andar, se não me engano, e os vidros do teto da sala começaram a vibrar. eles estão apoiados sobre gesso. na semana passada, um serviço feito no andar de baixo levou a novo tremor. os vidros estão apoiados em uma estrutura de gesso, e esse rebaixamento do teto foi feito há mais de 20 anos. o que pode agora estar causando esse tremor? como informação complementar, não sei se é útil, existe uma rachadura do lado externo do edificio, sobre o teto da sala. essa rachadura só aparece do lado de fora.

O que pode estar causando o tremor no teto?

minha mãe mora em um edificio de 11 andares, ultimo andar. em janeiro, foi feito um serviço de sinteco no quarto andar, se não me engano, e os vidros do teto da sala começaram a vibrar. eles estão apoiados sobre gesso. na semana passada, um serviço feito no andar de baixo levou a novo tremor. os vidros estão apoiados em uma estrutura de gesso, e esse rebaixamento do teto foi feito há mais de 20 anos. o que pode agora estar causando esse tremor? como informação complementar, não sei se é útil, existe uma rachadura do lado externo do edificio, sobre o teto da sala. essa rachadura só aparece do lado de fora.

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Janairo Alves de Oliveira

Boa tarde ouve algum abalo na estrutura

Responder
Ricardo
Particular - há 11 meses

existem algumas rachaduras do lado externo do edificio. não sei quando surgiram. existe uma interna, no banheiro do fundo. uma da foto anexa é acima do apto de minha mãe. prédio com fachada verde. outra é lado externo de uma janela.

2 fotos
Jonatas Sanches Gomes
Jsg Reformas Construção E Manutenção (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Jsg Reformas Construção E Manutenção - há 11 meses

Olá tudo bem Boa noite como foi descrito pela proprietário o apartamento fica no andar bem superior a força dos Ventos a trepidação do som e etc nesse caso como é placa rígida de gesso Trip dá mais hoje em dia se usa muito o teto falso instrutor frame chamado tabica e ele trepida menos porque a dilatação e absorção do som do calor tudo isso faz com que haja essa vibração maior quando é placa rígida de gesso

Responder
Ricardo
Particular - há 11 meses

jonatas, não acredito que seja o vento. esse rebaixamento foi feito há 20 anos. nunca o vento fez isso. e as ocorrencias se deram enquanto eram executados serviços no prédio. a primeira vez em janeiro deste ano, quando um serviço de sinteco era feito no quarto andar. na semana retrasada, no momento em que um serviço era feito no andar inferior.

Eliandro Elias
Eliandro Elias (Espírito Santo do Pinhal, São Paulo) Eliandro Elias - há 11 meses

Tenho em casa e noto que qualquer esbarrada nas paredes eles tremem mesmo..são folgas no vidro e também ocorre a dilatação do gesso

Responder
Ricardo
Particular - há 11 meses

eliandro, esse serviço foi feito há 20 anos. ninguém esbarrou nos vidros. a vibração ocorreu em 2 momentos, nos quais um serviço estava sendo executado no prédio, em andares inferiores.

URBANA studio   studio de arquitetura
URBANA - studio de arquitetura (Barueri, São Paulo) URBANA - studio de arquitetura - há 11 meses

Bom dia Ricardo, isso pode se dever também ao tipo de fixação que foi feito dos vidros no gesso. Se foi apenas por encaixe, há a possibilidade que ainda há uma folga (mesmo que mínima) entre o vidro e o encaixe do gesso. As vibrações ocasionadas por ventos, por exemplo, são sentidas com mais intensidade nas coberturas dos edifícios. Então qualquer folga de encaixe ocasionará transtornos.

Responder
URBANA studio   studio de arquitetura
URBANA - studio de arquitetura (Barueri, São Paulo) URBANA - studio de arquitetura - há 11 meses

A folga é necessária por questões de dilatação do material em ambientes de variação térmica. Porém isso pode ser solucionado com uma cola apropriada siliconada nesses espaços da instalação, que irá absorver o impacto de tremores.

Ricardo
Particular - há 11 meses

anda, acho pouco provável que seja o vento. por alguns motivos: esse serviço foi realizado há 20 anos. se fosse o vento, isso já teria ocorrido antes. e ocorreu 2 vezes, este ano. nos 2 momentos, espaçados, a primeira vez em janeiro, a outra semana retrasada, estavam sendo feitos serviços no prédio, em andares inferiores, no momento da vibração.

André Francisco do Nascimento
Engenharia- Projetos Construção E Reformas (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Engenharia- Projetos Construção E Reformas - há 11 meses

Bom dia!

Como você falou que o forro já tem mais de 20 anos e está tendo essas patologias, barulho e trincas...indico a visita técnica de um engenheiro e que se faça uma avaliação e peça um laudo técnico.

Desde já estou a disposição se for no RJ

Responder
Ricardo
Particular - há 11 meses

andré, também estou preocupado com isso. acho que o condominio deveria se preocupar com isso e chamar um engenheiro. o predio fica em salvador, perto do mar. se vc conhecer alguem aqui em salvador, agradeço a indicação.

Marcos Marques Guarany
Marcos Marques Guarany (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Marcos Marques Guarany - há 11 meses

Olá meu querido,a movimentação é normal,visto que o teto de gesso é mais frágil que a estrutura do edifício,sendo assim a movimentação vai ser sentida no forro de gesso que está preso as paredes ok

Responder
Ricardo
Particular - há 11 meses

marcos, não está me parecendo normal. o serviço de rebaixamento do teto foi feito há mais de 20 anos. nunca ocorrera isso antes. ocorreu em janeiro e na semana retrasada, no exato momento em que serviços estavam sendo feitos no prédio. em janeiro, um serviço de sinteco.

Marcelo
Cunhas Obras (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Cunhas Obras - há 11 meses

Pode ser a abalo sísmico pois o abalo vai refletir na parte superior talvez não foi percebida antes mais agora com o trabalho feito a percepção está mais visível

Responder
Ricardo
Particular - há 11 meses

marcelo, também acho que há problemas a serem analisados. o síndico chamou um engenheiro e ele disse que não é problema estrutural. se vc conhecer alguém em salvador para me indicar, agradeço.