Devo trocar o piso de madeira por porcelanato ou granito?

Gostaria de saber se fica bom fazer a troca do piso de madeira (tábua corrida) por porcelanato ou por granito. É apartamento com um hall quadriculado de preto e branco (porcelanato).

Utilizar granito no piso da sala é melhor que porcelanato? Quais os prós e contras.

Devo trocar o piso de madeira por porcelanato ou granito?

Gostaria de saber se fica bom fazer a troca do piso de madeira (tábua corrida) por porcelanato ou por granito. É apartamento com um hall quadriculado de preto e branco (porcelanato).

Utilizar granito no piso da sala é melhor que porcelanato? Quais os prós e contras.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 1
André Viana
Andre Viana Arquitetura (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Andre Viana Arquitetura - há 6 anos

Olá, Marina!

Tudo bem?

Antes de mais nada, é importante ter bem claro em sua mente o motivo pelo qual você quer abrir mão do assoalho em madeira, já que os pisos em madeira maciça tendem a resistir bem à ação do tempo.

Caso seja pelo fato de ele estar com aspecto desgastado, você poderá, simplesmente, restaurá-lo, lixando, calafetando e aplicando nova seladora. Caso se trate de uma madeira muito escura, poderá ser alvejada (clarificada) ou, até mesmo, pintada, o que lhe conferirá um aspecto mais atual. Existem empresas especializadas para estes dois casos.

Caso se trate de uma questão de empatia com este tipo de acabamento ("não gosto de madeira e ponto final!"), ou caso prefira materiais de manutenção mais simples, tanto o granito quanto o porcelanato são opções bastante interessantes.

Minha única recomendação é que, como você vem de um ambiente com piso desenhado e mais expressivo, como o xadrez do Hall, você procure criar um elemento mais neutro, para que a composição seja mais harmoniosa.

No caso do granito, apenas vale lembrar que os granitos mais desenhados, com veios, deverão ser bem escolhidos, para que os desenhos do piso não conflitem com a decoração de seu apartamento. Neste caso, um bom caminho seria optar pelos tipos de granito mais uniformes (sem desenhos) e de cores mais claras, como o Branco Zeus ou o Bege Prime. Neste caso, há, também, a opção de alguns mármores e "pedras sintéticas".

O porcelanato lhe dará uma variedade maior de cores e composições, o que, talvez, lhe ajude nesta composição, além de oferecer opções bastante interessantes e com valor mais acessível, em relação aos acabamentos em pedra. Neste caso, opte pelas opções com acabamento do tipo retificado, que permitem trabalhar com faixas mais finas de rejunte, o que lhe permitirá uma acabamento mais "clean".

Independente do caminho que você escolha, lembre-se de prever que o nivelamento do novo piso respeite o nível do piso atual, para não criar degraus e áreas de tropeço, ok?

Bonito sempre! Seguro e funcional acima de tudo!

Espero que minhas palavras tenham lhe ajudado a tomar a sua decisão.

Um abraço!

André Viana

Responder
Ivair P. Silva
Project3d (Carapicuíba, São Paulo) Project3d - há 6 anos

Boa tarde, oque vou dar como resposta é bem simples e bem curto. Em primeiro lugar o piso xadrez é muito retrô, Pois só era usado em cozinhas e hall de antigas mansões, o piso xadrez pode continuar se por ventura sua religião te orienta a ter um piso assim em casa, pois tudo tem significado. E não por mim, mas procure saber qual é o significado do piso xadrez preto e branco. Quanto ao piso de madeira que é clássico, eu o trocaria por uma porcelanato de tom claro se for sala ou living. pois o ambiente se equilibrará com cores claras e vivas. e com certeza te trará bem estar.

Particular - há 6 anos

R: Eu apenas dava mais vida a madeira... deixa o ambiente mais acolhedor e confortavel...

A disposição;

Angelita Farias
Particular - há 6 anos

Prezada Mariana,

Como você está?

O assoalho de madeira é um ótimo piso, tendo a flexibilidade de restauração (lixação, calafetação e aplicação do produto final), sempre dá um toque aconchegante e sofisticado.

Se você está realmente decidida a substituição do piso, o porcelanato tem uma variedade de cores, tamanhos e padrões, cores neutras, coloridos, com e sem brilho, lisos , desenhados, ampla gama de possibilidades, como o hall é quadriculado de 2 cores, indicaria um revestimento mais neutro, o mesmo vale para os granitos ( são mais desenhados, material natural as peças são sempre de acordo com a natureza, diferente de um produto fabricado que todas as peças são iguais) e revestimentos sintéticos.

Ambos são de fácil manutenção, lembrando que pisos frios, em períodos de baixas temperaturas, eles as acompanham.

Recomendo observar a questão de contrapiso e altura do novo piso para que fique nivelado com os demais pisos existentes.

O importante é fazer uma escolha harmoniosa com a arquitetura de interiores do ambiente, sem conflitos visuais.

Coloco-me a seu dispôr

ANGELITA FARIAS ARQUITETURA

Projetos - Arquitetura de Interiores - Construções - Reformas - Ampliações - Paisagismo - Feng Shui - Regularizações - Acompanhamento de Obras – Consultorias - Assessorias - PPCI

Leandro
Roof - Construções E Reformas (Viamão, Rio Grande do Sul) Roof - Construções E Reformas - há 6 anos

Olá Marina, td bem? Se vc já está certa que vai trocar eu lhe aconselharia porcelanato, maior variedade, mais barato, mão de obra mais fácil e dependendo da medida do seu tabuão talvez não seja necessário refazer o contrapiso.