É possível construir uma casa de 8x5 sem viga de sustentação?

Tenho projeto para construir casa com sala e sala de jantar de 8x5 metros .. podem construir sem viga de sustentação? Sendo que terá paredes de um quarto em cima?

É possível construir uma casa de 8x5 sem viga de sustentação?

Tenho projeto para construir casa com sala e sala de jantar de 8x5 metros .. podem construir sem viga de sustentação? Sendo que terá paredes de um quarto em cima?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Ravi Marques
RM Engenharia & Arquitetura (São Roque, São Paulo) RM Engenharia & Arquitetura - há 5 anos

Laércio, desculpe pelo atraso de resposta pois não recebi alerta do Habitíssimo que havia essa mensagem nova sua. Para solicitar orçamento acredito que tenha que clicar no botão "Peça orçamento" que deve estar sob essa minha resposta, assim como pode fazê-lo com qualquer outro profissional que lhe interessar. Como o Habitíssimo tem sua renda com base nos pedidos de contato, é inapropriado que lhe passe informação de contato ou orçamento por esse fórum de perguntas.

Responder
Eng Renan Gondim

Caro sr. Laércio, boa noite!

É possível sim!

Para que não haja vigas/pilares no interior (somente as de bordo), sua laje precisa ser bidirecional (apoiada nas duas direções, ou seja, no vão de 5m e no de 8m - isso é possível pois 8m < 2x 5m). Além disso, engasta-se parcialmente sua laje nas vigas de bordo, fazendo com que haja um vão ESTÁTICO inferior a 4m (lo = 0.70 x 5m = 3.5m) - atentar para a armadura negativa em toda a borda da laje/viga de bordo. Fazendo isso em ambos os vãos, torna-se essa laje, estaticamente, como uma 3.5m x 6.5m, ou seja, completamente razoável para trabalhar sem vigas.

Caso tenha vãos maiores (ex.: 8m x 12m) e mesmo assim não deseje vigas aparentes, pode-se trabalhar com vigas invertidas: assim quando se observa por debaixo não consegue visualizar a estrutura que estará SOBRE a laje e ainda se preserva um pé direito alto.

MSc. Eng. Renan Gondim

Bacharel e Master em Estruturas pela Beuth Hochschule für Technik Berlin

Perito Judicial do TJRJ

Responder
Particular - há 5 anos

R: Precisará sim de estrutura que suporte a carga superior, uma alternativa limpa e estetica é o uso das estruturas metálicas... traga seu projeto;

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Ravi Marques
RM Engenharia & Arquitetura (São Roque, São Paulo) RM Engenharia & Arquitetura - há 5 anos

Olá, Laércio

Sou engenheiro estrutural e em resumo, sim, é possível construir sem vigas de sustentação. Todavia, dado o tamanho do vão, provavelmente será anti-econômico independente da solução, além de exigir uma laje mais espessa (o que vai aumentar o desnível entre pisos, possivelmente exigindo revisão da solução de escada) e, dependo da solução de laje, pode exigir também um alargamento do topo das bases de apoio, independente de serem paredes estruturais ou pilares. Se custo não for problema, há soluções.

Responder
Laercio Camargo
Particular - há 5 anos

Ravi, obrigado pela resposta.. o custo é importante e o arquiteto não se importa com isso.. se acrescentar vigas de sustentação, reduzindo o vão, creio que assim, pode colocar uma laje menos espessa e mais econômica, certo ?? Sou de SP capital... qual o custo para orientação estrutural nessa casa ??

Leonardo
Sigma Grid Engenharia (Chapada, Rio Grande do Sul) Sigma Grid Engenharia - há 5 anos

Boa noite Laercio, como vai?

É muito comum as pessoas menosprezar o comportamento estrutural de obras de pequeno porte, isto se deve ao fato de comparar equivocadamente obras “pequenas” com edifícios de altura e assim entender que são menos “complicadas”. Sendo assim, esta comparação gera uma falsa segurança, uma vez que normalmente achamos que estruturas de baixa altura não necessitam de um cálculo mais rigoroso para a previsão dos comportamentos dos elementos estruturais em serviço, impondo a estes elementos que sofram fissuras e deformações não previstas em projeto, envolvendo maiores gastos em serviços de reparo (O barato é planejado).

Baseado no exposto, te aconselho a buscar o auxílio de um engenheiro estrutural para que ele possa lhe apresentar uma concepção estrutural que te garanta eficiência, segurança e economia.

Estou à disposição para o que precisar.

Att

Leonardo A. Pinto.

Engenheiro Civil.

Responder
Sheyla Coelho
Projetos De Arquitetura E Mão De Obra (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Projetos De Arquitetura E Mão De Obra - há 5 anos

Bom dia,

Entendo que o senhor gostaria de deixar o vão livre embaixo, certo?

É possivel sim, porém tome cuidado ao contratar a empreiteira, e com muitas opniões. É sempre bom contratar um especialista para lhe orientar melhor. Fico a disposição para o que julgar necessário. Sheyla B. Coelho

Responder
Sheyla Coelho
Projetos De Arquitetura E Mão De Obra (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Projetos De Arquitetura E Mão De Obra - há 5 anos

Na verdade Sr. Laércio, as vigas tem que ter sim! O que não precisa ter são os pilares (colunas) dentro do ambiente, com essa dimensão. Essas vigas darão o apoio para toda a construção até o andar superior. Elas podem até ser metálica.

Laercio Camargo
Particular - há 5 anos

eu já tenho o projeto, porém o arquiteto não se responsabiliza por lajes.. veja anexo uma cópia.. o seu escritório tem engenheiros ? . baseado na planta anexo, pode indicar onde deveriam colocar vigas e tipos de laje para uma casa segura ??