A calha residencial pode ser construída no terreno vizinho??

Boa noite, meu telhado é um telhado de casa antiga, formato triangulo com duas caídas de água, uma das calha da minha casa (Muro branco) está dentro do terreno do vizinho, para que a água da chuva escoe por ele e não adentre o terreno dele, ele está solicitando que eu remova essa calha e refaça todo meu telhado em forma de "/" eu devo realmente fazer essa reforma? Está errada a minha construção? Desde já obrigado.

A calha residencial pode ser construída no terreno vizinho??

Boa noite, meu telhado é um telhado de casa antiga, formato triangulo com duas caídas de água, uma das calha da minha casa (Muro branco) está dentro do terreno do vizinho, para que a água da chuva escoe por ele e não adentre o terreno dele, ele está solicitando que eu remova essa calha e refaça todo meu telhado em forma de "/" eu devo realmente fazer essa reforma? Está errada a minha construção? Desde já obrigado.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Bruno Ribeiro Santos Doria
B&a Construções E Reformas (Aracaju, Sergipe) B&a Construções E Reformas - há 1 año

Olá Mauricio td bem? Então este caso configura o art. 1.258 do Código Civil, onde houve a invasão nos limites do seu vizinho mas que não ultrapassou a vigésima parte em área de construção do imóvel dele evidente, visto que a calha tem uma área muito pequena e como vc mesmo falou que foi feita para as águas pluviais não escoarem para o terreno dele, isso é considerado boa fé em termos jurídicos! Mas se vc manter a calha neste local, mesmo assim ele pode te acionar judicialmente e vc ter que indenizá-lo e ainda arcar com a desvalorização do imóvel dele por conta disto! O ideal seria vc realizar o corte reduzindo um pouco seu telhado e reinstalar a calha no seu limite, vc pode ainda dependendo das condições fazer uma platibanda, ou seja, completar a parede até uma pequena altura e instalar a calha entre essa parede e o seu telhado, claro utilizando técnicas de impermeabilização pra não causar outros danos, seria o mais simples e econômico. Um outro ponto é que ele não pode te obrigar a mudar a direção do telhado, isso não tem embasamento jurídico nem normativo, basta que vc faça a alteração conforme descrevi blz...Tmj

Responder
Charles
Charles Contrucoes E Reformas (Seropédica, Rio de Janeiro) Charles Contrucoes E Reformas - há 1 año

Não tem que ser no limite do seu terreno

Responder
Adelson Salles de Souza
Salles Construção Em Geral (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Salles Construção Em Geral - há 1 año

Se sua calha estiver dentro do terreno do vizinho você está errado , ai você tera que por seu telhado jogando a agua da chuva pra frente da casa não na laterel da casa .

Se o seu vizinho avia autorizado e outra coisa se não esta errado

André Luiz Bonfatti Gomes

Bom dia.

Como já informaram, a calha tem que ser deslocada para o limite do seu terreno. Não há necessidade de mudanças no seu telhado. Agora , se o seu telhado estiver colado com a empena do vizinho e com infiltração, haverá a necessidade de fazer o reparo nessa junta entre o seu telhado e a empena do vizinho.

Responder
Vinicius Lima
Vinicius Lima Arquiteturas (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Vinicius Lima Arquiteturas - há 1 año

Deve considerar a calha dentro do limite do seu terreno. Se conseguir substituir a calha para o lado interno do muro, sem desmontar o telhado, não tem problemas. O vizinho não pode exigir que desmonte seu telhado, só terá que garantir que a calha seja estanque e não possa ter infiltrações no muro!

Responder
William
W.a Construção Civil (Angra dos Reis, Rio de Janeiro) W.a Construção Civil - há 1 año

Vc ainda tem dúvida ,RS meu amigo vc pode fazer melhor ,entre o muro dele e o seu ,vc manda fazer um bela calha de alumínio com o mínimo de emendacalha de aproximadamente 300 milímetro de diâmetro ,com saída de 100 milímetro ,pra não te dar dor de cabeça mais ,o fim da sua calha será ,germinado com o muro dele ok

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região