Ar condicionado

Olá no meu ap a tubulação é 1/4 e 3/8 a máquina que tenho é 18000btus tem com instalar já estou morando não quero quebrar nada mais ,alguém pode me Ajudar?

Ar condicionado

Olá no meu ap a tubulação é 1/4 e 3/8 a máquina que tenho é 18000btus tem com instalar já estou morando não quero quebrar nada mais ,alguém pode me Ajudar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

18 Respostas

Respostas úteis 2
Marcio
MEM Ar Condicionado (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) MEM Ar Condicionado - há 7 anos

Boa noite Marcos, Realmente a tubulação existente na infraestrutura de sua residencia não é recomendado para equipamentos de capacidade 18000 BTUs. a solução será nova instalação com tubos adequados, primeiramente verifique se realmente a carga térmica para o local onde você quer instalar o aparelho de 18000, não poderá ser de 12000, pois a tubulação instalada seria para este tipo de capacidade, e caso realmente o ambiente que deseja instalar o ar seja para 18000, você devera fazer outa infra, não imagino como seja o acabamento de seu apartamento mas para evitar o quebra quebra de parede poderá passar nova tubulação sem estar embutida, e fazer acabamento com gesso ou dray wall, veja não estou falando que não poderia instalar o ar de 18000 no local escolhido por você, mais de repente o ambiente que esta a infra foi direcionada para a capacidade de 12000, não estando com tubulação de cobre errada, e sim o aparelho que você tem é de capacidade superior, nada que impedisse a instalação de 18000 neste ambiente, pois melhor a capacidade superior do que com menos capacidade térmica. verifique antes de tomara qualquer atitude antecipada, podera evitar gastos.

Responder
Adriana Santos
Bahrao Serviços (Campinas, São Paulo) Bahrao Serviços - há 7 anos

Boa tarde Marcos, essa instalação não seria impossível, porém seu equipamento trabalharia de maneira forçada, comprometendo seu uso e você perderia sua garantia de fábrica devido a instalação estar incorreta.

Ou te apresento duas possíveis soluções para seja prejudicado:

1 - Substituir a tubulação e manter seu equipamento;

2 - Manter a tubulação e substituir o equipamento (se atender o ambiente) e verificar/planejar a ampliação do projeto de climatização do seu apartamento.

Responder
Cláudio Jorge de Lima
EMBREAR - Empresa Brasileira de Engenharia e Ar Condicionado (São Gonçalo, Rio de Janeiro) EMBREAR - Empresa Brasileira de Engenharia e Ar Condicionado - há 6 anos

caro Marcos a maquina deve ser instalada de acordo com a necessidade e instrução do fabricante se a tubulação já existente for coerente com a especificações da maquina, não haverá problemas, abraços.

Responder
Solution Climatização

Nos da Solution Climatização não realizamos instalações fora do padrão do fabricante, pois estaria comprometendo a garantia e durabilidade do equipamento. Para 1/4 e 3/8 aconselhamos a instalação de equipamentos Fujitsu ou Daikin linha inverter de 12000btu pois nao haverá alteração. mas vale salientar a área e calculo de carga termica. Sendo o máximo 20m2 . São excelentes em climatização e efiência energética.

Responder
Marcos
Point Cool (Osasco, São Paulo) Point Cool - há 7 anos

Boa noite Marcos.Não é recomendado à instalação de bitolas de tubulação inferiores ao recomendado pelo fabricante o problema principal é o baixo rendimento do equipamento e a diminuição da vida útil do mesmo e consequentemente a perda da garantia. Recomendo a troca da tubulação ou a troca do equipamento. Mas antes você precisa verificar qual a carga térmica que irá precisar no ambiente onde irá ocorrer a instalação.

Responder
Railson Ferreira Medrado

Não, deve se substitui a tubulação de 3/8 por 1/2 .preço camarada pra ti jovem.

Responder
klaus AR CONDICIONADO
Klaus Ar Condicionado (Itanhaém, São Paulo) Klaus Ar Condicionado - há 7 anos

Bom dia, muitos pinduradores de ar condicionado dizem que pode ser feito que não haverá problema porque eles querem ganhar seu dinheiro, se for feito assim você perderá a garantia do fabricante pela tubulação estar incorreta, irá acarretar danos no compressor, rendimento da máquina não será suficiente.

Recomendo instalar um aparelho 12.000 btus inverter o senhor ficará muito satisfeito com o rendimento e economi de energia.

Vagner F dos Santos
Total Solution (Carapicuíba, São Paulo) Total Solution - há 7 anos

Infelizmente não será possível instalar o aparelho de desejo. A infraestrutura existente é para aparelhos com até 12.000 Btu/h da linha inverter. Ao instalar um aparelho de 18.000 Btu/h, certamente terá problemas com uma eventual necessidade de garantia do fabricante e também terá a vida útil do aparelho comprometida, bem como o rendimento prejudicado do aparelho.

Responder
Roberto Carlos Scheer

A tubulação esta descrita no manual de instalação do aparelho e deve ser de acordo, caso contrario o problema existe ou não estaria lá.

Funciona mas ira acarretar problema se der garantia.

Instala um aparelho de acordo com a tubulação e fica deficiente a carga termica ou troca a tubulação e fica tudo de acordo, ou faz a gambiarra.

Responder
Vinnicius Piretti
P&A Ar Condicionado (Uberlândia, Minas Gerais) P&A Ar Condicionado - há 7 anos

bom dia senhor marcos, tudo bem? respondendo sua pergunta, sugiro a troca da tubulação, devido ser pra capacidade bem inferior ao do equipamento, garantindo assim a vida útel do equipamento, o rendimento correto da capacidade e a segurança do mesmo, alguns técnicos instala dessa maneira só pra ganhar o dinheiro da instalação, fique atento aos pinduradores de ar. Um abraço, Equipe P&A Ar Condicionado.

Responder
Roberto Carlos Scheer

A tubulação esta descrita no manual de instalação do aparelho e deve ser de acordo, caso contrario o problema existe ou não estaria lá.

Funciona mas ira acarretar problema se der garantia.

Instala um aparelho de acordo com a tubulação e fica deficiente a carga termica ou troca a tubulação e fica tudo de acordo, ou faz a gambiarra.

Cleiton Martins de Almeida

Bom dia Sr. Marcos, a tubulação de 3/8 e 1/4 são para equipamentos de 9.000 btus, para split de 18.000 btus deve-se utilizar tubulação de 1/2 e 1/4, é possível fazer adaptações para a instalação, mas não é recomendado pelo fabricante, até mesmo porque se o equipamento vier a dar problemas você perde a garantia, espero ter ajudado.

Responder
Denis William  Godoy
M&g Soluções (Araras, São Paulo) M&g Soluções - há 7 anos

Bom dia. Não vejo problemas com a tubulação, se estiver tudo em ordem. Só precisa ser calculada a área para não haver problemas de dimensionamento.

Responder
Vinnicius Piretti
P&A Ar Condicionado (Uberlândia, Minas Gerais) P&A Ar Condicionado - há 7 anos

é inadmissível um tecnico de ar condicionado instalar um equipamento com tubulações inferiores as caracteristicas do equipamento, totalmente fora do padrão do fabricante, em HIPÓTESE alguma podemos instalar equipamentos com tubulação inferiores, sempre devemos recomendar a subistituição da mesma.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região