Ar condicionado desarma e a luz pisca, o que pode ser?

Tenho um Springer de parede de 12.000 btu. O fio é de 2,5 com distância para o disjuntor de uns 10 metros. Quando ligo o ar, após uns 5 minutos o compressor desarma e as lâmpadas piscam. Depois fica na ventilação e arma de novo depois de um minuto. Depois de uns 2 minutos, ele desarma, a luz pisca e assim por diante. Acontece que, se deixar, chega uma hora em que tudo fica normal, sem quedas de energia. O que pode ser?

Ar condicionado desarma e a luz pisca, o que pode ser?

Tenho um Springer de parede de 12.000 btu. O fio é de 2,5 com distância para o disjuntor de uns 10 metros. Quando ligo o ar, após uns 5 minutos o compressor desarma e as lâmpadas piscam. Depois fica na ventilação e arma de novo depois de um minuto. Depois de uns 2 minutos, ele desarma, a luz pisca e assim por diante. Acontece que, se deixar, chega uma hora em que tudo fica normal, sem quedas de energia. O que pode ser?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 1
Anderson
Particular - há 4 anos

Cara sinceramente, para começar a conversa, você tem que saber se o seu disjuntor geral é compatível com a bitola do fio geral ex: fio 16 mm vindo do poste = a um disjuntor de 63a, partindo da i se estiver ok e sua casa já no estiver consumindo esses 63 Ampéres, você deve fazer um jumper ou usar um barramento pente de 70 Ampéres para destruir no quadro e colocar um disjuntor de 16 Ampéres exclusivo para o ar condicionado com o fio de 2,5 ja é o suficiente porque 2,5 suporta 20 Ampéres e o mesmo estára protegido por um dijunto de 16a.

Partindo para proxima etapa verifique o neutro ver se tem um barramento de neutro no seu quadro se nao tiver um estale um e ponha terminais no fio E verifique se a bitola do neutro e a mesma da fase, se nao for vc tem que providenciar, verifique também se os cabos estão bem apertados, para que não entende eu tenho um ar de 10.000 btus ligado em um fio de 1,5 com um disjuntor de 16 o fio nunca nem esquentou e outras a tomada macho e fêmea são 10a

Victor Navarro
Particular - há 4 anos

Como os colegas informaram, o circuito está errado. É necessário a visita de um profissional habilitado para solucionar seu problema.

Mas antecipo que provavelmente o circuito do ar-condicionado está ligado com lâmpada e quem sabe mais. Ar-condicionado por norma (NBR 5.410) é circuito individual, ou seja, deve ter um disjuntor e uma fiação exclusiva para o ar.

Além disso 4 mm² é o mínimo que já calculei para ar-condicionado, sendo necessário dimensionar corretamente para não ocorrer aquecimento da fiação, podendo ocasionar até um incêndio.

Sugiro que contrate um profissional habilitado na região para que faça uma visita e possa avaliar melhor seu caso.

Espero ter contribuído.

Particular - há 4 anos

R: Esta subdimensionado; Deveria ser de pelo menos 10mm

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Engenheiro Civil Dirceu Biochi Junior

O diametro do fio pode ser menor do que está resistindo e o disjuntor está acima do que é suportado pelo equipamento. Entre duas uma: ou seu equipamento vai queimar em pouco tempo ou o fio e o disjuntor vão queimar e derreter todo o sistema de árcondicionado. De todo o coração desejo boa sorte para vc. e a troca de disjuntor e fios por um diametro maior e uma verificação do fio de recebimento do relógio de luz pela operadora de energia.

Sou DIRCEU BIOCHI JUNIOR e Sou ENGENHEIRO CIVIL.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região