Casa de laje sem colunas. Ela já tem 10 anos e nunca apresentou nenhum problema. Devo fazer colunas no restante da casa por garantia?

Olá, minha casa tem 140m² com laje inclinada, gesso e telha romana. Ela é toda construída com tijolos de oito furos e só tem colunas no terraço em L. O maior cômodo mede 3x3. Ela já tem 10 anos e nunca apresentou nenhum problema. Devo fazer colunas no restante da casa por garantia?

Um abraço.

Casa de laje sem colunas. Ela já tem 10 anos e nunca apresentou nenhum problema. Devo fazer colunas no restante da casa por garantia?

Olá, minha casa tem 140m² com laje inclinada, gesso e telha romana. Ela é toda construída com tijolos de oito furos e só tem colunas no terraço em L. O maior cômodo mede 3x3. Ela já tem 10 anos e nunca apresentou nenhum problema. Devo fazer colunas no restante da casa por garantia?

Um abraço.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Respostas úteis 1
Thaian Gonçalves
MGC Construções E Engenharia (São Gonçalo, Rio de Janeiro) MGC Construções E Engenharia - há 5 anos

Bom dia Célio!

Então, sou engenheiro civil e pela norma o correto seria ter mais colunas mesmo. Porém, pelo que entendi tem apenas o andar térreo, correto? E como em 10 anos não houve nenhuma fissura não deverá ter problemas futuros também. A laje provavelmente não tem uma grande espessura, o gesso é um material leve, assim como a telha. As cargas devem ser baixas, suficientes para a própria resistência dos tijolos suportar.

Portanto, a não ser que queira colocar um andar em cima ou por alguma carga maior, não precisa de colunas. Fique atento as fissuras, caso tenha alguma é aconselhável reforçar com mais colunas, principalmente fissuras na diagonal. Fissuras na diagonal demonstram justamente que o peso é maior do que a parede suporta.

Espero ter ajudado, abraço!

Responder
Célio Silva
Particular - há 5 anos

Thaian, o concreto tem em média 3cm de espessura.

Apareceram fissuras em dois quartos que ficam no final da casa, sendo que são fissuras de 1mm na vertical e na horizontal. Já foi verificado e elas não estão na alvenaria, somente no reboco.

Particular - há 5 anos

R: Sim, é indicado, por conta da resistencia do conjunto;

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região