Como reforçar as paredes com colunas para a construção de um segundo pavimento?

Minha casa não tem coluna nenhuma mas pretendo reforçar pra 2 andar. Quantas colunas precisamos fazer em uma parede de 3 metros?

Como reforçar as paredes com colunas para a construção de um segundo pavimento?

Minha casa não tem coluna nenhuma mas pretendo reforçar pra 2 andar. Quantas colunas precisamos fazer em uma parede de 3 metros?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Respostas úteis 1
Carlos
Houseng Light Steel Frame (Belo Horizonte, Minas Gerais) Houseng Light Steel Frame - há 7 anos

Bom dia Tainá !!

Vá por etapas.

1 - Defina o que vc irá precisar ou querer no seu segundo pavimento e faça um projeto ou mesmo um croqui. Se vc optar por copiar a mesma divisão no 2º pavimento ao que possui no 1º vc economizará bastante pois ficaria parede sobre parede.

2 - Escolha a modalidade construtiva que vc irá optar. Se uma alvenaria convencional, pré-estruturada ou modular para se ter uma ideia da carga que irá incidir sobre o 1º pavimento.

3 - Feito isso, procure um engenheiro calculista para saber o que precisaria ser executado em baixo no que diz respeito a pilares e vigas ou mesmo na fundação.

Eu lhe aconselharia o Light Steel Framing, que por ser uma estrutura bem leve além deu um conforto sem igual, vc talvez, nem precisará alterar nada do que vc já possui no 1º mas há que ser avaliado "in loco" para que saia tudo bem.

Carlos Augusto Houseng de Paiva

7 fotos
Responder
Afonso Tang Mamolli
Construção E Reforma (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Construção E Reforma - há 7 anos

Reforço estrutural, somente por meio de um profissional de engenharia civil, o reforço deve ser feito desde a fundação se for o caso, não apenas rasgando paredes e embutindo colunas, as fundações são reforçadas através de novas estacas feitas próximas as estruturas existentes, essas ajudarão na distribuição das cargas adicionais.

Responder
Alexandro de Souza
Alexandro de Souza Mestre de Obra (Nova Lima, Minas Gerais) Alexandro de Souza Mestre de Obra - há 7 anos

Boa noite Tainara temos que fura tubulao ou sapata e tambem cortar nas paredes para subir os pilares depois fazer o cintamento em todas paredes e tambem onde vai ser feito as paredes do segundo andar para nao apoiar peso na laje e sim nos pilares

Responder
Palco Edificações
Palco Edificações (Belo Horizonte, Minas Gerais) Palco Edificações - há 7 anos

Bom dia

Somos uma empresa especializada em construções metálicas e Steel Frame, que são duas ótimas opções para reforço estrutural e construções em 2° pavimento, visto o Steel frame ser 5 vezes mais leve o reforço estrutural gera uma economia de até 20%.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Tainara, bom dia!

A coluna por si só não suporta o peso do andar de cima, ela é um elemento estrutural de transição, recebe a carga no topo e transmite à fundação na base, entendeu? Consulte um engenheiro civil antes de contratar um pedreiro. A CKS Consultores realiza esse serviço.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Da Matta Consultoria www.damattaconsultoria.com.br

Bom dia, Tainara. Para este tipo de serviço o que indico é que procure um escritório de engenharia em sua região que seja especializado em "reforço estrutural", são conhecidos como engenheiros calculistas, eles farão uma visita para análise estrutural e lhe apresentarão um projeto de reforço estrutural, é de extrema importância que o após projeto o serviço seja acompanhado por profissional especializado, assim você evitará problemas futuros como recalque estrutural entre outros.

A DA MATTA CONSULTORIA lhe deseja boa sorte e sucesso em sua busca.

(Avaliação e Perícia em Engenharia)

Responder
Gleidson soares dos santos
Estrutular Engenharia Ltda (São Francisco, Minas Gerais) Estrutular Engenharia Ltda - há 7 anos

Bom dia, Tainara!

e necessário uma visita em loco ou projeto ou croqui da construção existente e da construção a ser executada para ser feito o calculo estrutural com precisão

na construção a ser executada aconselho a utilizar o sistema construtivo Estrutular pois o mesmo te proporciona vários benefícios

Responder
RBP - PROJETOS CONSTRUÇÃO E REFORMA Eu legalizo a sua obra

Olá Tainara.

É simples desde que você contrate um Responsável técnico (Engenheiro Civil).

Izalino Bravo

Gerente de Projetos

Responder
Pedro-Convergencia Construções e Serviços Ltda

Ola Tainara.

Voce pode contratar um Engenheiro de projetos da construção civil. caso seja obra simples nos da Convergencia Construções E serviços Podemos elaborar um Projeto Simples para voce.

Att.

Pedro Alaves.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região